Grupo Cataratas promove ações para a Semana Mundial do Meio Ambiente

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de alertar a população sobre os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais, o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, tem grande significância para o Grupo Cataratas. A empresa, que é referência em ecoturismo no Brasil e responsável pela operação de atrativos como AquaRio, BioParque do Rio, Paineiras Corcovado, EcoNoronha, Urbia + Cataratas e Marco das Três Fronteiras, realiza diversas ações para a conscientização do público sobre a necessidade da conservação da biodiversidade. Coleta de resíduos no Aterro do Flamengo e no Parque Nacional da Tijuca, ações no AquaRio e no BioParque do Rio são algumas das atividades que acontecerão ao longo da semana (de 5 a 9 de junho).

Cada ação que as pessoas fazem em prol do meio ambiente gera impacto positivo, por isso, elaboramos uma programação que ajuda visitantes e embaixadores da empresa a repensarem os hábitos de consumo, a conhecerem a história da própria cidade e engajar as crianças. É importante começarmos, desde já, a pensarmos que tipo de planeta queremos deixar para as futuras gerações”, enfatiza Talita Uzeda, gerente de sustentabilidade do Grupo Cataratas, que participará do Green Destinations Latin America 2023, apresentando as ações do grupo voltadas para um turismo cada vez mais verde. O evento acontece entre os dias 5 e 7 de junho, promovendo debates das práticas de turismo sustentável em toda a América Latina.

O Grupo Cataratas também estará presente no Seminário Internacional de Turismo Sustentável 2023, dia 6 de junho. O CEO da empresa, Pablo Morbis, participará de uma roda de conversa sobre “turismo sustentável no Brasil”, compartilhando as experiências de quem já atua com práticas positivas para o meio ambiente no setor.

Atividades educativas de sensibilização 

Programação educativa 

Ao longo da semana, o BioParque e o AquaRio terão diversas atividades infantis com foco na conscientização ambiental. Jogos de tabuleiro sobre conservação, quadros sobre cadeia alimentar, verdadeiro ou falso sobre animais dispersores e palavras cruzadas sobre sustentabilidade fazem parte da agenda do BioParque de 5 a 8 de junho. Já no AquaRio, de 5 a 9, haverá atividades interativas com foco na vida marinha e nas mudanças climáticas e poluentes, além de um jogo de tabuleiro sobre as relações ecológicas. No dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá ainda a apresentação do AquaEduca, um bate papo descontraído entre o time de Educação para conservação, um convidado especial e todo o público! Será às 13h30min no grande painel do tanque oceânico.

Defensores do Ecossistema 

A experiência dos Defensores do Ecossistema tornará os circuitos do BioParque do Rio e do AquaRio gamificado. A atividade dará às crianças um álbum de figurinhas que poderá ser completo com adesivos distribuídos ao longo do circuito. Durante a ação, a criançada será levada a pensar sobre a forma como os animais são impactados pela poluição plástica em diferentes habitats do planeta. As crianças que completarem o álbum poderão aproveitar 10% de desconto nas lojas, nas fotos oficiais e nos pontos de alimentação. A atividade acontecerá no dia 9 no BioParque e nos dias 5, 6 e 7 no AquaRio.

Limpeza na Floresta da Tijuca e Trilha para o Rio Carioca 

No dia 07 de junho, Paineiras Corcovado levará um grupo de convidados para realizar uma ação de limpeza ao longo da trilha que tem como destino a nascente do Rio Carioca, que tem extrema importância, já que serve como fonte de água doce para a cidade desde o início da época colonial.

Onças Urbanas 

O BioParque do Rio terá um evento de lançamento do Projeto Onças Urbanas, no dia 07 de junho, às 10h. O parque é parceiro e patrocinador da ação e a ideia é dar início a uma nova pesquisa sobre onças pardas que vivem na natureza em torno da zona costeira da Região Metropolitana do Rio. O projeto visa identificar as espécies presentes nas regiões, estudar seus comportamentos e entender como é possível desenvolver ações que possam ajudar a aumentar a população da espécie no local.

Limpeza no Aterro do Flamengo 

Durante a Semana Mundial do Meio Ambiente também é celebrado o Dia Mundial dos Oceanos, em 08 de junho. Neste dia, o AquaRio promove uma ação de limpeza no Aterro do Flamengo. Por ser um local onde ocorrem diversos picnics, é comum encontrar resíduos entre o Jardim do Aterro e a Praia do Flamengo. A ação de coleta tem o objetivo de evitar que esses lixos parem na Baía de Guanabara.

O evento conta com o apoio de voluntários e é aberto ao público, que pode participar ainda de uma roda de conversa sobre conscientização ambiental. Quem tiver interesse em participar, basta se juntar aos voluntários no ponto de concentração, que será no Teatro Municipal de Marionetes, no Parque do Flamengo, entre 9h e 9h30.

Parceiros Pela Preservação 

Entre os dias 5 e 9 de junho, o AquaRio e o BioParque do Rio receberão seus parceiros, projetos e instituições de conservação, que mostrarão ao público seu trabalho, além de realizar atividades educativas e interativas. Participarão desta ação o Parque Natural Municipal Chico Mendes, os Projetos UÇÁ e Meros do Brasil, O Instituto Brasileiro de Biodiversidade – BrBio, o Parque Natural Municipal de Marapendi, o Projeto Guapiaçu, Onças Urbanas, Compostaê e Cooper Ecológica.
 

Brechó Cataratas 

Com o intuito de fomentar o consumo consciente, o Gcuca (núcleo de Gente Cultura e Carreira do Grupo Cataratas) preparou um brechó entre os embaixadores (como são chamados os colaboradores).

A empresa arrecadou mais de 1,5 mil peças de roupas entre os próprios colaboradores e a ideia é que entre os dias 6 e 7 de junho eles possam adquirir “novas” vestimentas nesse brechó. A ação visa ainda incentivar o conceito de reutilização de peças para ter novos looks estilosos, já que é possível obter roupas usadas ou até mesmo trocar os itens entre amigos e familiares. Essa é uma alternativa para diminuir o impacto da indústria da moda no meio ambiente, visto que essa é a segunda maior responsável pela poluição no mundo de acordo com um levantamento publicado pela Global Fashion Agenda.

Inclusão 

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e a Guardiões do Mar, vão levar no dia 7 de junho, mais de 70 crianças para uma visita mediada com educadores do AquaRio e intérpretes de libras. Através de atividades dos Projetos EDUC Fase II, Do Mangue ao Mar e Sou do Mangue, a ação visa promover a inclusão no tema sustentabilidade, por meio de atividades interativas e científicas, voltadas para a conservação do ecossistema de manguezal e do ambiente marinho com ênfase na Baía de Guanabara, para que as crianças possam entender o quão prejudicial é o plástico nos oceanos, e como elas podem contribuir para essa causa. Todos os recursos serão apresentados em Língua Brasileira de Sinais – Libras, traduzidos e produzidos pelo Coletivo Criativo Acessível Ateliê do Encontro.

Semana do Meio Ambiente 2022 – Clean up na Praia da Macumba – Recreio dos Bandeirantes | divulgação Grupo Cataratas 

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment