O Governo do Estado de São Paulo autorizou o investimento de R$ 61,8 milhões para fomentar o turismo, além de gerar emprego e renda na região do Vale do Paraíba. O anúncio foi feito em Campos do Jordão no último sábado (7), em ação do Gabinete 3D, projeto que promove o diálogo com autoridades locais e profissionais do setor nas regiões turísticas.
Durante o evento, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) apresentou o programa CrediturSP, que incentiva o crédito e investimento turístico paulista. Ao todo, estão previstos R$ 4 bilhões em recursos para desenvolvimento do setor em todo o estado, além de serviços de consultoria e orientação. A iniciativa foi formalizada na última quinta-feira (5) pelo governador Tarcísio de Freitas, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes.
“Trata-se de uma iniciativa sem precedentes de fomento ao turismo de São Paulo, com uma robusta ação de educação financeira. O CrediturSP vai gerar novos fluxos de visitantes para o nosso estado”, afirmou Roberto de Lucena, que é Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
Além disso, a Setur também lançou o guia virtual da Rota Turística do Queijo Artesanal Paulista. Houve ainda a realização da 5ª edição Sabor de SP, com capacitações, workshops, entre outras novidades, com intuito de alavancar o turismo na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Mantiqueira Paulista.
O estreitamento da relação Governo de SP e municípios também foi realizado, com a presença do secretário Roberto de Lucena que representando o governador Tarcísio de Freitas, pôde apresentar novas propostas e receber demandas de prefeitos, secretários municipais de turismo, empresários, trade turístico, vereadores e imprensa, totalizando um público de aproximadamente 200 pessoas presentes.
“Aqui estamos para ouvir as demandas, sanar dúvidas e atualizar sobre os programas que estão sendo executados pelo Governo do Estado, especificamente através da Secretaria de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP) que tem o objetivo de estimular cada vez mais o turismo na região Metropolitana do Vale do Paraíba e Mantiqueira Paulista.” Concluiu, o secretário estadual de turismo e viagens, Roberto de Lucena.
Guia virtual da Rota Turística do Queijo Artesanal Paulista
O guia foi lançado pela Secretaria de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP) durante o Gabinete 3D do Turismo, na sexta (6), e será uma ferramenta para incentivo ao turismo rural e à visitação de propriedades produtoras de queijo que são bastante tradicionais no estado. Além da degustação em seus empórios, muitos deles oferecem visita à propriedade, manejo de animais e até piqueniques e cafés coloniais. A criação do guia da Rota do Queijo é uma parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a Associação Paulista do Queijo Artesanal.
O guia detalha 37 propriedades rurais selecionadas, destaca seus produtores e municípios. “Mais do que aguçar o paladar, o turista pode viver as etapas de produção com intensidade. O queijo deixa de ser apenas um alimento para se tornar um artigo com história, com uma identidade original”, afirmou o secretário Roberto de Lucena.
Christophe Faraud, presidente da Associação Paulista do Queijo Artesanal, presente no evento, afirmou: “Sou francês e já comi algumas toneladas de queijo ao longo da minha vida. Posso garantir que hoje não é preciso sair de São Paulo para experimentar os melhores queijos do mundo”.
A programação do Gabinete 3D também contou com apresentações sobre a importância dos convênios para o fomento do setor nos municípios; e a proposta do novo Distrito Turístico da Mantiqueira que será formado pela integração de territórios de Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal – e deve impulsionar a organização de uma região privilegiada pelos cenários de montanhas e produtos artesanais premiados, como vinhos, queijos e azeites e restaurantes típicos.
Sabor de SP
A quinta semana do programa Sabor de SP, movimentou o turismo gastronômico dos municípios que integram Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Mantiqueira Paulista, que recebeu cerca de 400 pessoas no Centro Universitário do Senac – Campos do Jordão.
Na sexta-feira (6), os profissionais da gastronomia e do turismo participaram do workshop destinado aos empreendedores da área com direito a uma aula-show do padrinho da rota gastronômica da região, o chef Ivan Achcar, pesquisador de cozinha brasileira e caipira. Os participantes também estiveram no sábado (7), no Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, que foi aberto ao público, com degustações de pratos, quitutes, doces, biscoitos e bebidas dos produtores selecionados de vários locais da região.
No total, 15 estandes, entre produtores de alimentos, bebidas e restaurantes, ofereceram seus produtos aos visitantes. “O apoio do Estado, com o Sabor de SP na nossa região é muito importante, pois agrega ao turismo de Campos do Jordão e áreas adjacentes”, reforçou, Luis Godoi, colaborador da Vinícola – Vila Santa Maria que produz sete castas de uva, fomentando a economia de São Bento do Sapucaí desde 2007.
“Fiquei surpreso em poder participar de um evento tão organizado e que auxilia na divulgação de produtores como nós.” Disse Adriano Silva, proprietário do Doces Mantiqueira, com mais de 35 anos de produção de doces artesanais em Piquete-SP.
O Sabor de SP é um programa do Governo do Estado de São Paulo, criado pela Setur-SP, de valorização da gastronomia paulista e tem apoio de instituições como Senac, Sebrae, Faesp, Senar, Aprecesp, Amitesp, prefeituras locais, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Fundo Social do Estado de São Paulo.
A ação já percorreu as cidades de: Campinas, Ribeirão Preto, Registro, Araçatuba. Os próximos municípios: São Sebastião, São Carlos, Santos, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Marília, além de uma edição na capital paulista.