Turismo esportivo e musical poderá injetar R$ 9 trilhões na economia até 2032

Se você nunca viajou para fora do país para assistir a um evento esportivo ou a um show do seu artista favorito, certamente conhece alguém que já fez esse tipo de viagem ou que o faz com frequência. Esse comportamento já é uma febre global, e, segundo estimativas de órgãos internacionais de turismo, até 2032, esse setor deve movimentar mais de R$ 9 trilhões.

A Collinson International, proprietária dos lounges Priority Pass e LoungeKey, presentes em mais de 1.500 aeroportos ao redor do mundo, conduziu uma pesquisa global com cerca de 9 mil turistas para mapear esse crescente movimento de pessoas que, motivadas por grandes eventos esportivos e musicais, investem altas quantias para viajar para fora do país.

Um exemplo claro desse comportamento é a presença massiva dos brasileiros nas Olimpíadas de Paris. De acordo com dados divulgados, o Brasil esteve entre os 10 países que mais enviaram torcedores para o evento. A demanda por ingressos foi tão alta que o COB precisou disponibilizar um adicional de 57 mil ingressos apenas para turistas vindos do Brasil. Entre as modalidades mais procuradas pelos brasileiros estão ginástica artística, vôlei e skate.

A pesquisa entrevistou turistas de 17 países, revelando que mais de quatro em cada cinco (83%) já viajaram de avião para um evento esportivo, enquanto 71% já voaram para assistir a um show nos últimos três anos ou planejam fazê-lo nos próximos 12 meses.

“As pessoas estão valorizando mais as experiências do que os objetos”, explica Christopher Ross, presidente da Collinson International. “Se você vai a um evento esportivo ou musical, a experiência não começa apenas quando você entra no estádio. É o planejamento, a própria viagem e a excitação.”

Este crescimento é impulsionado por diversos fatores: o aumento das possibilidades, com mais eventos esportivos e musicais, proporcionando aos fãs uma maior escolha de destinos; a divulgação e a internacionalização de ligas esportivas novas e existentes, incentivadas pela televisão e pelo streaming; e a experiência, especialmente após anos de restrições de viagem devido à Covid-19, com os fãs de música ao vivo buscando novas e melhores experiências.

É evidente que o turismo esportivo e musical está em expansão, e os turistas de eventos têm grandes expectativas, representando uma enorme oportunidade para as empresas explorarem este segmento em crescimento. A pesquisa revelou que entre os entrevistados que viajam de avião para um evento, mais de 83% o fizeram por motivos esportivos e 71% por música nos últimos três anos, ou planejam fazê-lo nos próximos 12 meses. Desses viajantes, mais de metade viaja mais de uma vez por ano, e 22% assistem a três ou mais eventos por ano.

Hábitos de Consumo dos Brasileiros

Os brasileiros são mundialmente conhecidos por sua paixão por esportes e música, e os números da pesquisa são surpreendentes. O Brasil, chamado de “o país do futebol”, tem fãs que se dedicam a acompanhar seus times favoritos ao redor do mundo. A pesquisa revelou que 88% dos viajantes entrevistados tinham como destino campeonatos de futebol.

85% dos fãs de esportes e música viajaram para uma nova cidade ou país para ver sua equipe ou artista favorito, e, desses, 31% planejam voltar mais vezes. Isso representa enormes oportunidades de crescimento econômico para as empresas locais nesses destinos.

Experiências Elevadas no Aeroporto

Outro aspecto relevante é a importância dos lounges de aeroporto. As pessoas que viajam para ver sua equipe ou artista favorito buscam experiências de viagem mais premium, tornando-os mais propensos a aproveitar as facilidades oferecidas nos aeroportos.

A pesquisa revelou que 45% dos brasileiros que viajam para eventos utilizam lounges. Esses espaços proporcionam um ambiente relaxante, com comodidades como Wi-Fi, alimentação e áreas de descanso, tornando a experiência de viagem mais agradável e menos estressante.

Entre os espaços preferidos estão as salas de espera do aeroporto (28%), salas de jogos (17%), cápsulas para dormir (12%) e spas (9%). A principal razão pela qual os fãs visitam um lounge de aeroporto é para relaxar e descontrair antes ou depois de assistir à sua equipe ou artista preferido (55% para fãs de música e 53% para fãs de esportes), seguido pelo aproveitamento das opções de comida e bebida (50% para música e 48% para esportes).

“A base crescente e global de fãs que viaja para eventos desportivos e musicais emblemáticos procura experiências inesquecíveis e está preparada para gastar significativamente para tornar sua viagem ainda mais especial,” afirma Christopher Evans, presidente da Collinson International. “O fã é, por definição, sinônimo de lealdade. Este novo estudo mostra o elevado valor que atribuem aos benefícios de viagem. São ótimas notícias para o setor de viagens e para as empresas que têm como alvo os viajantes frequentes, proporcionando a oportunidade de capitalizar o aumento do turismo de eventos, oferecendo os benefícios de viagem que os fãs desejam. Em contrapartida, verão a vantagem de estar no topo das atenções e do orçamento desses viajantes frequentes, aumentando o envolvimento, construindo a lealdade e impulsionando gastos adicionais transfronteiriços.


 

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