Turismo brasileiro faturou 15% a mais de janeiro a junho deste ano, em comparação a 2022

Por Marcos Arruda

São Paulo – O Turismo brasileiro tem melhor primeiro semestre desde 2015, segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). As empresas nacionais do setor faturaram, juntas, R$ 112,4 bilhões no primeiro semestre de 2023, um montante 14,9% maior do que no mesmo período do ano passado. Os segmentos que mais contribuíram para o desempenho positivo foram locação de meios de transporte, como locadoras de veículos, que faturaram 22,4% a mais agora do que no mesmo intervalo de 2022, e alojamentos, incluindo toda a rede hoteleira, que obtiveram um acréscimo significativo de 23,8% nas receitas.

A única área com resultado negativo no período analisado foi o de transporte rodoviário de passageiros, que perdeu 4,9% do faturamento em seis meses. A modernização da Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), permitiu à equipe técnica da Federação detalhar o faturamento do setor como um todo dentro de categorias.

A pesquisa passará a contemplar oito segmentos diferentes, seguindo o mesmo padrão de estudos nacionais sobre turismo, como os que são elaborados pela própria FecomercioSP: transporte aquaviário, locação de meios de transporte, alojamento, transporte aéreo de passageiros, transporte rodoviário de passageiros, agências e operadoras de turismo, alimentação e atividades culturais, recreativas e esportivas.

A perspectiva é que o segundo semestre de 2023 mantenha a curva ascendente, tanto por causa das viagens a lazer quanto pelo crescimento dos eventos corporativos nas principais capitais do País. A melhora da economia brasileira, que registrou alta nas taxas de empregabilidade e queda na inflação nos últimos meses, dá mais recursos às famílias para investir em produtos de turismo.

O levantamento da FecomercioSP também apontou que o setor de transporte aéreo de passageiros teve um aumento de 16,5% no faturamento no primeiro semestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior. As agências e operadoras de turismo também tiveram um desempenho positivo, com um aumento de 14,5% no faturamento. Já o setor de alimentação e atividades culturais, recreativas e esportivas teve um aumento de 13,5% no faturamento.

A pesquisa da FecomercioSP também destacou que a recuperação do setor de turismo é um reflexo da melhora da economia brasileira, que tem registrado um aumento na taxa de empregabilidade e uma queda na inflação nos últimos meses.

  • Imagem em destque: Turismo Brasileiro (Imagem: Shutterstock)

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