Exatamente uma semana antes da Travel Next Minas, que será realizada dias 16 e 17 de agosto, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), conversamos com Rubia Coser, diretora do evento, para conhecer as novidades. Confira a entrevista :
T&E : Como estão as inscrições?
Rubia: Neste momento, estamos com cerca de 3,5 mil participantes inscritos, mantendo nossa expectativa de fluxo de cinco mil pessoas, entre agentes de viagens, fornecedores, expositores e demais profissionais do turismo. Acreditamos que até o final do dia – ou no final de semana – vamos superar o número de participantes da primeira edição.
T&E :Quais são os principais indicadores do evento hoje?
Rubia: Em números absolutos, além do fluxo de visitantes, estamos falando de uma área total de 6,1 mil metros quadrados (em 2023 foram 2,5 mil), quase 300 estandes (em 2023 foram 143 espaços) e cerca de 600 marcas expositoras.
Na área de operadoras, temos 22 empresas, exatamente o dobro do que registramos no ano passado.
Nós sabemos da importância dos números para apresentar um evento que cresce e se consolida já na sua segunda edição. No entanto, embora esses indicadores sejam importantes, o nosso foco é atuar com base no tripé de profissionalização da cadeia, qualificação da participação e conversão efetiva em negócios. Esse é o nosso compromisso.
T&E :Falando em compromisso, qual é o diferencial da Travel Next Minas?
Rubia: Qualificação do setor. Nós estamos comprometidos em apoiar o agente de viagens para alcançar seu próximo nível e todo o evento respira esse movimento coletivo e que se fará presente no espaço de exposição, nas palestras e nos momentos de networking.
Esse “próximo nível” está traduzido e pode ser confirmado em vários momentos e/ou ambientes do evento, a começar pela estruturação a partir dos pilares Travel Lux, Travel Tech e Travel Wellness.
Outro ponto relevante de nossa jornada são as fam travel saindo de vários Estados brasileiros. Nós criamos um coletivo que reúne a Cativa, a FRT e a Orinter. Elas são operadoras-âncora e estão responsáveis por levar cerca de 600 agentes de viagem para a Travel Next Minas. Estes profissionais participam de rodadas de negócios, capacitação, ações de relacionamento e imersão nos atrativos das regiões.
Um terceiro ponto muito importante e que será percebido em todo o evento é a inovação que está presente nas ativações, como é o caso dos robôs-concierge que circularão pelo evento, na gamificação dentro dos estandes de alguns expositores e também na grade de palestras, debates e demais conteúdos.
T&E :O que mais você pode antecipar de novidades?
Rubia: Nós acabamos de confirmar o Transamerica Comandatuba como parceiro exclusivo no espaço Travel Welness – que, ao lado do Travel Tech e Travel Lux, integra o projeto de lounges segmentados do evento.
O objetivo deste espaço é receber os agentes para uma experiência de cinco sentidos realizada em um ambiente exclusivo e especialmente preparado para esse momento de relaxamento, com ativações sensoriais que incluem, entre outros, chás, massagens e aromaterapia.
Outa novidade é a participação do projeto Integração Trade, uma comunidade colaborativa criada em março de 2020 como uma resposta direta aos desafios trazidos pela pandemia.
Também precisamos falar de gamificação. Os estandes que integram a gamificação são: Alagoas, Campos do Jordão (SP), Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Luís e Sergipe, além da Hero Seguros e da Secretaria de Cultura de Minas Gerais (SECULT-MG) – estes dois últimos terão robôs concierges circulando pelo evento e interagindo com os participantes. Os participantes serão identificados com o ícone de um robô na entrada dos estandes. Entre os prêmios já confirmados estão diárias em hotéis e resorts nacionais, vouchers para restaurantes e ingressos para diferentes atrativos em destinos brasileiros.
T&E :Vamos finalizar falando de motivação: o que motivou a criação da Travel Next Minas e quais são os principais objetivos que vocês almejam atingir com a segunda edição do evento?
Rubia: A Travel Next Minas foi idealizada com base em dois desejos principais: o primeiro deles era criar um evento voltado exclusivamente à capacitação do agente de viagens, contribuindo para que, ano após ano, ele consiga atingir o próximo nível de sua jornada profissional. O segundo era “abrir as fronteiras” do mercado para além do eixo tradicional de realização de eventos de turismo de grande porte, reforçando o potencial e a qualificação do estado mineiro.
Hoje, estou feliz e honrada em dizer que os planos deram certo e que a consolidação da Travel Next Minas chegou já em sua segunda edição.