T&E entrevista Cesar Fernandes, presidente da RECEPT

Por Marcos Arruda

Com o objetivo de ser uma Entidade reconhecida por fomentar a excelência das empresas de Turismo Receptivo do Brasil. Assim foi lançada, no último dia 19/10, a RECEPT, Associação Brasileira de Turismo Receptivo.

A RECEPT terá como principais atribuições a elaboração de dados para criação de propostas para políticas públicas, apoiando as ações de promoção e divulgação dos destinos turísticos, criando o melhor ambiente para o desenvolvimento com sustentabilidade e qualidade, sempre com foco na melhor experiência para clientes, colaboradores e fornecedores.

São 3.039 agências com frota própria, 10.186 carros, representando um faturamento anual de R$ 2,1 bilhões, gerando aproximadamente R$ 315 milhões em impostos diretos, impactando positivamente a economia nacional. Essa atividade turística também gerou cerca de 78 mil empregos diretos e indiretos na economia do país.

Acreditando e apoiando esse segmento, o Portal Turismo&Eventos entrevistou o presidente da RECEPT , Cesar Fernandes, sobre o lançamento e estratégias da diretoria para representar seus associados diante do mercado brasileiro.

  • Cesar Fernandes (Foto: Divulgação)


  • T&E: Fale um pouco sobre a RECEPT, quando foi fundada, seus principais objetivos e quantos associados ativos hoje?
  • As principais empresas de receptivo do Brasil uniram-se durante a pandemia e formaram a Associação Brasileira de Turismo Receptivo no intuito de cuidar da parte institucional, regras e leis Federais, Estaduais e Municipais com o objetivo de desburocratizar e simplificar todo o processo, visando a melhor experiência dos clientes. Hoje contamos com associados em quase todos os estados do Brasil com novas empresas associando-se mensalmente.
  • T&E:Quais as vantagens que uma empresa de receptivo têm em se tornar um associado RECEPT e qual a maior representatividade de associados que a RECEPT tem?
  • O nosso setor foi esquecido pela Lei Geral do Turismo, então todas as regras e leis nem sempre contemplam com qualidade o que precisamos para fazer operações com excelência. É muito importante o associativismo das empresas do setor, pois temos muito a conquistar desde a implementação de novas regras, de benefícios fiscais, financiamentos para aquisição de frotas e treinamentos específicos e diversas outras vantagens sempre visando a boa experiência do cliente e a redução de custo do produto Brasil.
  • T&E:Quais as exigências para se tornar um associado?
  • Principais exigências para tornar-se associado RECEPT: ser pessoa jurídica (exceto MEI), ter CADASTUR, apresentar as certidões negativas federais, estaduais e municipais, ter uma carta convite de um associado e comprovar que é uma empresa de receptivo.
  • T&E:Estamos no mercado de São Paulo, a RECEPT tem escritórios ou trabalha com representantes regionais?
  • Nossa entidade por ser nacional está disponível através dos nossos canais:   site:  www.receptbrasil.com.br e e-mail:  recept@receptbrasil.com.br e estamos representados por nossos associados em mais de 100 destinos turísticos do Brasil.
  • T&E:Falando um pouco sobre o momento da retomada e avanço da vacinação, como a RECEPT vê esse processo juntos aos seus associados?
  • Todos os associados RECEPT têm protocolos sanitários claros e vêm executando com muita eficiência. A RECEPT está sempre atenta as orientações e estende as mesmas aos seus associados para que todos estejam comprometidos nos mais rígidos padrões de protocolos sanitários sejam eles: Terrestres, marítimos ou aéreos. Acreditamos e já estamos sentindo a retomada no nosso dia a dia e temos convicção que sairemos mais fortes e mais organizados da pandemia.
  • T&E:Quais as maiores dificuldades que as empresas de receptivo enfrentam e como a RECEPT pode ajuda-las?
  • As dificuldades dos receptivos são muitas, exatamente porque nosso setor nunca foi ouvido de forma direta, as dificuldades são inúmeras desde como desembarcar um passageiro nos hotéis ou embarcar em aeroportos, nunca há vagas específicas para tais situações e isso atrapalha muito a experiência do cliente. Diversas regras em âmbitos Federais, estaduais e municipais que são redundantes contradizem-se, então estamos trabalhando para podermos desburocratizar as tarefas no nosso dia a dia do nosso setor objetivando uma boa experiência e uma boa qualidade no atendimento ao cliente final.
  • T&E:Qual o suporte que as empresas de receptivo tiveram, ou estão tendo, dos governos estaduais e federal?
  • Durante a pandemia o apoio do Governo Federal foi importante. Com a ajuda da redução de jornada, suspensão de contrato de funcionários, muitas empresas conseguiram manter muitos empregos, apesar do PRONAMPE não ter chegado na ponta para os nossos associados no volume que gostaríamos, mas as ajudas foram importantes. É importante ressaltar que nesse momento não há ajudas específicas para o nosso setor.
  • T&E:Deixe uma mensagem para seus associados e para aquelas empresas que podem ainda estar em dúvida em se associar.
  • A RECEPT e seus associados entendem que o Brasil é um país de muitas oportunidades  e os receptivos têm uma trajetória de muitos anos fazendo grande parte do trabalho do trade turístico  na ponta, atendendo os clientes em todas as demandas, criando produtos, criando oportunidades de negócios nos destinos e nos municípios e acreditamos que tem muitas oportunidades novas para os receptivos já consolidados e oportunidades diversas para novos receptivos em novos destinos que ainda irão iniciar no turismo.

Sobre a RECEPT

A Entidade inicia suas atividades com 20 empresas associadas, entre elas Atalaia Noronha (PE), Brocker Turismo (RS), Capixaba Turismo Receptivo (ES), Cgtur Turismo e Receptivo (SC), Ernanitur (CE), Grou Turismo (BA), Luck Receptivo Alagoas (AL), Luck Receptivo João Pessoa (PB), Luck Receptivo Natal (RN), Luck Receptivo Recife (PE), Natural Travel/Grupo Cassinotur Receptivos Iguaçu (PR), Pianeta Vacanze (RJ), Potiguar Turismo (RN), Serra Verde Express (PR), TourShop (RJ), Transatur Caldas (GO), Turistur Turismo (RS) e WS Receptivo (AL).

Sua diretoria é composta pelo presidente, Cesar Fernandes (TourShop), pelo vice-presidente, Gustavo André Queiroz Alves (Capixaba Turismo Receptivo), pelo diretor de relacionamento privado, Marcelo Lemos (Pianeta Vacanze), pelo diretor de relacionamento público, Marcus Mota (Grou Turismo), e pelo diretor administrativo, Sérgio Mesquita (Ernanitur).

SERVIÇO:

O site da entidade é www.receptbrasil.com.br e o e-mail é o recept@receptbrasil.com.br

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