Skyglass Canela é exemplo de acessibilidade e sustentabilidade

Visitantes Larri Rottman e Jonas Ludwig

Segundo dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 46 milhões de brasileiros, ou seja, cerca de 24% da população do país, declara ter algum grau de dificuldade em pelo menos uma habilidade (enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus) ou possuir deficiência mental/intelectual. 

Pensando nisso, o Skyglass Canela tem como um de seus objetivos oferecer para todos os públicos uma experiência inesquecível. O atrativo é consolidado como a primeira plataforma de vidro da América Latina e a maior do mundo, e também se destaca por ser inclusivo e sustentável.

A atração, que está situada em um dos mais espetaculares cenários da Serra Gaúcha, proporciona a experiência do “Abusado”, um passeio suspenso a 360 metros de altura sobre o nível do Rio Caí, e a visita ao Memorial do Ferro de Passar, que reúne um acervo com 520 exemplares, além de loja de souvenirs, playground, lanchonetes e estacionamento.

Para garantir a inclusão e pensando nas pessoas com deficiência (PCD) ou com mobilidade reduzida, o espaço foi planejado com banheiros acessíveis e rampas de acesso para os núcleos das atrações, bilheteria, entrada e saída do parque. Além disso, o Abusado conta também com elevador para chegar ao embarque, enquanto a plataforma e o Memorial foram construídos de forma nivelada, sem a necessidade de rampas. Entre outras medidas adotadas, está a disponibilização de cadeiras de rodas e carrinho de golfe no trajeto do estacionamento a bilheteria durante todos os dias e horários de funcionamento.

O espaço conta com colaboradores treinados para atender pessoas com autismo e ainda possui acesso prioritário nas compras na bilheteria para idosos com mais de 60 anos, gestantes, deficientes físicos e crianças de colo.

“O Skyglass Canela foi pensado para ser uma experiência incrível e acessível para todos os públicos, além de promover o bem-estar dos visitantes. É muito importante trazer medidas que proporcionem a assistência para que as pessoas possam aproveitar as oportunidades de lazer e ter momentos memoráveis em nossos atrativos”, comenta Alex Bonareti, diretor geral da plataforma.

Pet friendly
Para quem tem um cão guia, o Skyglass Canela também é pet friendly. Qualquer visitante pode trazer o pet e andar pelo parque, se divertir na grama e na natureza – o acesso do animal é restrito apenas às atrações radicais. A recomendação é que traga o animalzinho com a coleira, assim será mais fácil manuseá-lo diante de outros pets e pessoas. 

O espaço está situado em área de conservação ambiental e há animais do habitat natural, tais como quatis, que podem deixar o bichinho assustado. Por isso a importância das guias que permitem deixá-lo confortável na condução. 

No local existem saquinhos para coleta, além de lixos especiais destinados aos dejetos e um bebedouro com água para aliviar a sede. Se preferir, você pode trazer a água e pote habitual do seu pet.

Os animais não são permitidos na plataforma e “Abusado” e devem permanecer na entrada com alguém da família ou um dos colaboradores da atração, que podem ajudar a cuidar do amiguinho até o retorno de seu tutor. Nesses atrativos, as pessoas com deficiência visual podem ser acompanhadas pelos funcionários do Skyglass.

Sustentabilidade
Em dois anos de estudos para a execução do projeto, a plataforma, que recebeu investimento de mais de R$ 30 milhões, procurou agregar tecnologia e sustentabilidade ao Vale da Ferradura. A estrutura foi construída em meio a um santuário ecológico com araucárias, pássaros, animais silvestres e uma paisagem sem igual. O equipamento turístico nasceu com os compromissos de preservar a natureza e contribuir com o monitoramento da fauna. Com conceitos horizontais nos edifícios e totens, diminuiu o tamanho da ocupação e possui uma estação própria de tratamento de efluentes para reúso da água que recebe 98% de pureza e é direcionado para a irrigação dos jardins. As árvores nativas são protegidas e foram reintroduzidas mais de 3 mil mudas de espécies, e as pedras e terras escavadas permaneceram na região, sendo reaproveitadas na própria obra. Os alicerces da plataforma, praça de alimentação e mirante foram erguidos com o mínimo de impacto, usando áreas já descampadas de vegetação.

Para conhecer mais sobre o atrativo, acesse www.skyglasscanela.com.br.

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment