Será que estou velho para o mercado de trabalho?

Por Elaine Moraes

No Brasil e no mundo, as taxas de natalidade estão caindo. Além disso, os avanços na medicina fazem com que a expectativa de vida aumente de maneira global. Resultado: a Humanidade está ficando mais velha – No Brasil, esse processo é ainda mais acelerado. Daqui a 11 anos, a nossa população terá mais pessoas com 60+ anos do que crianças (de 10 anos ou menos) Fonte: Dados do Google.

Mas quem são os idosos no Brasil?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) uma pessoa é considerada idosa a partir dos seus 60 anos. Levando em conta somente o envelhecimento fisiológico, e não a capacidade da pessoa de ser socialmente ou intelectualmente ativa. Mas como bem sabemos a realidade no Brasil é outra…

Profissionais com mais de 50 anos, considerados “profissionais maduros”, já estão sendo descartados, pois são considerados “velhos” para determinadas funções. Estamos, portanto, “perdendo” uma parcela significativa de profissionais qualificados! E e por que será que isso está acontecendo? Preconceito por parte das empresas e profissionais de Recursos Humanos? Excesso de mão de obra? Falta de políticas das empresas para contratar essa parcela da população?

Em 2019, segundo o IBGE, o Brasil tinha mais de 29 milhões de pessoas idosas, e a expectativa é de que esse número ultrapasse os 73 milhões em 2060. Lembrando ainda que a expectativa de vida no Brasil é de 76 anos, conforme essa mesma fonte.

Portanto quero levantar uma reflexão com você: – Quais são as dificuldades no mercado de trabalho para os profissionais maduros? O mercado de trabalho brasileiro está preparado para receber esses profissionais? Será que existe de fato um certo preconceito em contratá-los?

Na prática, essas três questões são as principais razões que influenciam a atual situação do mercado de trabalho para profissionais maduros. Em pesquisa recente realizada pela Aging Free Fair em parceria com a FGV EAESP, que reuniu gestores de RH de mais de 140 empresas, concluiu que a grande maioria das empresas não está preparada para receber esses profissionais.

Compreenda o cenário do idoso no Brasil:

Muitas são as razões para que um idoso permaneça, ou decida, voltar a trabalhar. Uma delas é a disposição e vontade de permanecer ativo, e fazer algo produtivo. Além disso existem mais alguns fatores que podem ir além da vontade do profissional. São eles:

  • O baixo valor da aposentadoria, que faz com que os profissionais maduros busquem formas de complementar a renda familiar
  • Complementar a renda para ajudar no sustento de netos e demais familiares
  • Gosto pelo trabalho exercido ao longo da vida
  • O fato de que, no trabalho, o profissional mantém vínculo com os amigos
  • O trabalho gera satisfação

Mas o que as empresas devem fazer ao contratar um profissional maduro?

Essa contratação requer alguns cuidados distintos, em relação a admissão de uma pessoa mais jovem. A empresa deve fornecer treinamento para que o profissional desenvolva suas habilidades e não apenas realize as tarefas de forma robotizada. É importante também que haja um cuidado no que diz respeito a carga horária e atividade que o colaborador exercerá, levando em conta a idade do mesmo e sua condição de saúde. Isso sem contar o processo de onboarding – importante para que um novo colaborador conheça a empresa, as dependências, os departamentos e os colegas. Isso ajuda a fazê-lo sentir-se parte da empresa e acolhido por processos e colegas, de forma padronizada.

Quais são os ganhos reais da empresa ao contratar um profissional maduro?

  1. Maturidade profissional e pessoal
  2. Dedicação e comprometimento
  3. Experiência profissional
  4. Efetividade – ou seja, superam obstáculos e cumprem o que lhes foi incumbido
  5. Assumem Liderança – de projetos, pessoas
  6. Tem uma forte ética de trabalho
  7. Tem compromisso com o trabalho
  8. São capazes de orientar funcionários mais jovens e menos experientes
  9. São emocionalmente estáveis
  10. Tem flexibilidade e maturidade para lidar com situações inéditas
  11. São excelentes negociadores

Segundo pesquisa do Datafolha 2017, revelou ainda que os profissionais maduros, são caracterizados como os mais: tolerantes, carinhosos, cuidadosos, produtivos, responsáveis, educados, atenciosos, éticos, e estão mais preparados para o mercado de trabalho.

Conheça alguns MITOS, sobre os profissionais maduros:

  • Eles têm baixa criatividade
  • Falta para eles adaptação a novas tecnologias
  • Tem problemas em realizar trabalhos pesados

Se você pensa assim, saiba que está “redondamente enganado”, ao contrário dos estereótipos que vemos na mídia e no senso comum, os profissionais maduros são ativos, produtivos e conectados.

Saiba ainda que a inclusão de gerações é uma das questões que estão sendo levadas em conta pelas empresas que já trabalham a Diversidade & Inclusão. “Ao incluir idosos, a empresa traz inovação. Já é comprovado, que a diversidade etária é tão importante quanto as outras porque ela traz olhares diferentes e ajuda a pensar fora da caixa. Essa troca é muito rica”, diz. fundador da MaturiJobs.

Quero compartilhar com você algumas empresas que já atuam com a inclusão de profissionais maduros:

  • GPA – Contrata profissionais maduros a alguns anos, e hoje já conta com 3,4 mil funcionários nas redes Pão de Açúcar e Extra no Brasil.
  • Cielo – Criou o programa de trainee “MaturiJobs, para contratação de pessoas acima dos 50 anos.
  • Grupo Cataratas – Lançou o Programa vovó e vovô estagiários, destinado para aqueles avôs/avós que estão na faculdade e querem estagiar.
  • Oracle – Tem um programa chamado “Seniores Digitais”, que disponibiliza um curso de 500 horas de duração para capacitar profissionais acima de 50 anos.

Para fechar esse artigo compartilho esse trecho que concilia o meu modo de pensar em relação aos profissionais maduros no mercado de trabalho:

“O envelhecimento populacional não terá um impacto negativo nos negócios, basta que as empresas se preparem, se adequem e entendam a melhor forma de aproveitar essa nova realidade, de pessoas ativas e produtivas em uma faixa etária mais avançada” Fonte: Etalent.com.br

Portanto saiba que, você não está velho para o mercado de trabalho… o mercado de trabalho e as práticas de Recursos Humanos, ainda não perceberam o seu valor!

  • Imagem em destaque: Profissionais mais velhos buscam oportunidades no mercado de trabalho (Crédito: Istock)

  • Elaine Moraes , é Especialista em Desenvolvimento de Pessoas, com expertise para construção de times para o atendimento ao cliente e formação de líderes – Qualitas e Colunista do Portal e do Jornal Turismo&Eventos.

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment