Sebrae apoia microempreendedores a se reinventarem na crise

Por Marcos Arruda

São Paulo – A recém-lançada campanha “MEI. Reinvente. Repense. Recrie” já traz frutos de sucesso, com casos de microempreendedores que transformaram a forma de gerar renda usando informações disponibilizadas pelo Sebrae. A página lançada com conteúdo específico para os MEI acumula 250 mil acessos, desde seu lançamento, no dia 18 de maio. Todos adquiriram novas habilidades para encararem a crise causada pela pandemia do coronavírus.

MEI-web (Imagem: Sebrae)

“Esse tempo sem atender serviu para mergulhar e repensar o meu negócio. Comecei a atuar mais ativamente nas redes, oferecendo conteúdo relacionado às terapias diariamente para meu público. Hoje mantenho contato toda semana pelo Whatsapp mesmo com aqueles que não aderiram à terapia online”, conta a terapeuta holística Sandra Costa. Antes da pandemia, mesmo possuindo redes sociais, sua atuação era basicamente presencial.

Segundo a profissional, o Sebrae foi fundamental neste redirecionamento. “O Sebrae sempre me ajudou muito desde a minha formalização”.

“Na live tivemos a oportunidade de aprender técnicas que nos diferenciam substancialmente no mercado. Dicas de atendimento personalizado, tratamento com cliente e pós-venda, tudo gratuito”, completa a terapeuta”.

No estado do Paraná, mais especificamente na Ilha do Mel, Maria Cristina Scheidt é outra empresária que tem transformado sua atuação para amenizar os efeitos da crise. Dona de uma pousada, ela paralisou os serviços há mais de 60 dias. Para manter a proximidade com os clientes, decidiu criar páginas nas redes sociais com informações sobre sua hospedagem. Apesar de já ter perdido o período de alta temporada, ela avalia que a iniciativa pode ajudar a conseguir novos clientes.

“Trabalho nesse ramo há 30 anos, nunca vivi uma crise como essa. Nunca tivemos que fechar a pousada por tanto tempo. Mas há males que vem para o bem, eu cresci com isso, iniciei nossa atuação nas redes sociais e espero que colabore com a divulgação da nossa pousada”, afirma Maria Cristina.

Em relação aos conteúdos oferecidos pelo Sebrae, a microempresária revela que é uma espectadora cativa das lives com convidados, além de já ter feito cursos e consultoria.

“O Sebrae sempre foi nosso parceiro. Agora que estamos sem funcionar, isso ficou ainda mais claro. Meu objetivo é pegar dicas de como atuar nas redes sociais para chamar atenção dos clientes para a nossa ilha. Espero que a pandemia passe logo, que a situação seja normalizada e possamos voltar a receber as pessoas”, declara.

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