Satguru Travel chega de vez ao Brasil

Por Marcos Arruda 

A Satguru Travel é uma empresa global com 30 anos de operações (fundada no ano de 1989 em Kigali (Africa Oriental). Com atuação em mais de 72 países em todo o mundo.

Com sede em Dubai, a Satguru Travel é a primeira provedora de serviços de viagens na Costa do Marfim, Togo, Burundi e Niger. No Brasil a empresa iniciou suas operações há 7 anos, contando com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro. No inicio de 2020  a Satguru deu início a um projeto de ampliação de sua atuação no país, contratando como consultor comercial, Luis Carlos Borges, North America Destinations. Mas, devido a pandemia do Covide-19 teve que concentrar suas ações na capacitação de seus colaboradores, deixando para 2021 o planejamento para abertura de novas filiais nas principais capitais brasileiras e nos países da América Latina.

O Portal Turismo&Eventos conversou com Vijay Solanki, Diretor da Satguru Travel no Brasil e Ana Paula Dias, Gerente Comercial da DMC.

Vijay Solanki, Diretor da Satguru Travel e Ana Paula Dias, Gerente Comercial ( Imagem: Marcos Arruda)

Confira abaixo nossa entrevista:


Qual é o objetivo da Satguru no mercado brasileiro?

Ana – O objetivo da Satguru é criar novos serviços, novas metas, novos desafios, né? A gente tinha um projeto para 2020, que ainda continua, ainda está firme, só foi postergado, né? de expansão. A Satguru tem uma política de expansão muito agressiva. Nos últimos sete anos, crescemos mais de trinta filiais no mundo. No mundo. Então, assim, a ideia era expandir, já expandimos aí a Europa, Ásia, África, muito forte na África, e a ideia era expandir a América do Sul, né? Começamos com a América do Norte, hoje a gente tem uma filial recente, recém inaugurada ano passado em Washington, e a ideia aqui no Brasil, né? O Vijay é o responsável pela abertura dessas filiais, América do Sul, o projeto era expandir em toda a América do Sul. Ou pelo menos na maioria dos principais focos da América do Sul, os principais estilos.

Vijay – Hoje a gente vê, que tem muito potencial aqui no Brasil. Se tirarmos a pandemia, o mercado brasileiro sempre foi muito importante em questão do turismo. Faz tempo, oito anos que nós estamos aqui no Brasil, mas se a gente for considerar que nossa matriz fica em Dubai, hoje a gente funciona como DMC, também uma agência corporativa. A gente fala, ó, por exemplo, Marrocos, Tunísia e Ucrânia, Dubai e Índia, nós não somos dependemos de outros fornecedores, porque temos nossa própria frota (veículos próprios, equipe própria, investimento próprio), qualquer passeio, qualquer hospedagem, não dependemos de nenhuma outra ou empresa, não precisamos contratar nenhum outro fornecedor. Por exemplo, na parte da hospedagem nós temos contrato direto com os hotéis. Nós temos nossos veículos próprio. No Marrocos, nós temos sete escritórios com mais de 150 pessoas trabalhando. Na Índia temos mais de sete escritórios, em Dubai temos dois escritórios.

Vijay- Como DMC nós funcionamos faz tempo. Nós tínhamos esse planejamento de crescimento, como emissivo e receptivo no Brasil, tínhamos planejado desde 2019. Mas, devido a pandemia, demos um tempo. Mas nós falamos que não paramos 100%, porque nesse período estávamos atualizando nossos pacotes, nossa parte administrativa, na parte de sistema, de tecnologia, contratações. Tudo isso nos ajuda muito a desenvolvermos nossos serviços, nossa atuação nos destinos que estamos presentes. Nós temos um atendimento 24 horas, todos os dias da semana, o cliente precisou de alguma coisa é só entrar em contato que será atendido em português. Para resolver qualquer situação, se levamos uma pessoa, uma família, ou um grupo, aconteceu algum imprevisto, ou até mesmo alguma mudança no roteiro, por termos nossos escritórios próprios nos destinos, qualquer situação não precisamos demorar 24 horas para resolver. Temos uma resposta rápida, o que nos ajuda bastante! O que fechamos aqui no Brasil, ou no Marrocos, toda nossa equipe esta em contato direto, em todo o tempo, para qualquer situação. A primeira vantagem que oferecemos aos nossos clientes, é o serviço que entregamos. Além disso, a questão do pagamento, nós somos muito flexíveis. Com relação ao mercado brasileiro nossos serviços são parcelados, e a taxa de câmbio que usamos é bem mais competitiva que outras empresas. Isso também ajuda os nossos clientes.

Ana – A questão do pagamento da Satguru, é um grande diferencial hoje em dia. No mercado dos DMCs, falando propriamente. Porque, hoje, nós atuamos 100% Brasil, nossa parte comercial está concentrada aqui no Brasil. Então, a solicitação chega para nossa filial Brasil, o pagamento é feito para a filial Brasil. Ou seja, você não tem a necessidade de fazer remessas de pagamento para o exterior. Quando o cliente tem que enviar o dinheiro para fora, acaba saindo muito oneroso no valor final, porque é repassado a ele. Ou até mesmo acaba sendo absorvido parte, pelo operador. Então, os valores que praticamos, disponibilizamos aqui para o mercado brasileiro, ele também pode ser parcelado e pago aqui no Brasil. Temos um serviço muito personalizado para os brasileiros, qualquer necessidade que ele tenha nós estamos preparados para atendê-los.  Isso é outra vantagem que temos, a flexibilidade! É isso que estamos oferecendo aqui no mercado brasileiro.

Falando um pouco de Brasil. Vocês estão no país sete, oito anos, né? Antes o atendimento aqui era mais corporativo?

Vijay – Sim, nós abrimos nosso escritório aqui no Brasil para atendermos alguns clientes internacionais. Esse primeiro contato foi feito por nossa matriz, e abrimos uma filial. Mas, nosso segmento nunca foi só corporativo, sempre funcionamos como DMC. Claro que a gente, para atender a esse tipo de fluxo, precisamos ter uma equipe pronta. Porque se eu tenho um serviço, mas se eu não tiver uma equipe, como é que vamos conseguir atender? Hoje, a gente fala que nosso atendimento é 80,90% no DMC, que somos muito fortes no mercado brasileiro. A gente tem uma expectativa muito grande.

Vijay Solanki, Diretor da Satguru Travel (Imagem: Marcos Arruda)

Nesse momento, como  tem sido a atuação da Satguru (vocês contrataram o Luiz Carlos Borges, como consultor comercial), a ampliação dos serviços aqui no Brasil o atendimento aos clientes? 

Ana – As vendas pararam, né? Totalmente, infelizmente. Mas, a gente tem aí a expectativa que a partir do segundo semestre do ano que vem, o mercado comece a se movimentar mais fortemente. A gente comece a trabalhar bem nosso comercial. Hoje, o foco é ampliar nossa parte comercial. A nossa nova contração, o Luís, que está nos ajudando bastante na área comercial. Então, o objetivo é, realmente, focar no comercial. Nossa operação é completa. Temos uma equipe completa. Hoje, não estão aqui no escritório, por conta da pandemia. Mas estão em home office. Não houve nenhuma demissão. Hoje a nossa equipe está em torno de dez operadores (só para atendimento), fora financeiro e administrativo. Então, hoje, a gente tem aproximadamente dez por cento em escritório, restante em home office. Como ainda não temos a venda, nós estamos preparando o terreno para o futuro. Divulgando mais fortemente os nossos produtos, a nossa marca, fortalecer a nossa marca no trade, esse é o nosso objetivo hoje.

Vijay – Primeiro nós planejamos nossa operação, fizemos um treinamento, porque quando uma pessoa começa a trabalhar conosco, ele tem que ter um conhecimento 100% do que vai vender. Nós fazemos um treinamento a cada três meses, porque os destinos sempre tem alguma uma coisa nova. Assim que nossa operação ficou bem mais forte para atendermos nossos clientes.

Luis Carlos Borges, consultor comercial Satguru, Ana Paula Dias, Gerente Comercial e Vijay Solanki, Diretor da Satguru Travel ( Imagem: Marcos Arruda)

Vocês têm a intenção de ampliar os escritórios no Brasil, ou somente continuarem nessas duas capitais (São Paulo e Rio de Janeiro).

Vijay – Nós tínhamos um planejamento em 2020 para ampliarmos nossa atuação no Brasil. Isso não mudou, esse planejamento continua. Mas paramos os investimentos, temporariamente. De três a seis meses. Temos que passar essa fase, porque agora para fazer novos contratações, novos treinamentos, para uma nova equipe , leva um tempo porque temos que viajar. Nós tínhamos planejado um escritório em Brasília, a Foz do Iguaçu, Porto Alegre, Curitiba, vários escritórios.  Além do Brasil, como eu sou diretor comercial da América Americana do Sul, tínhamos planejado Argentina, Chile, Peru e Paraguai. Tudo isso já foi aprovado em nossa matriz, com certeza vamos ter mais escritórios, até julho de 2021, teremos mais três escritórios. O mercado brasileiro é muito importante para nós, 70% das nossas ações é aqui no Brasil.

Escritório Satguru em São Paulo (Imagem: Marcos Arruda)

As fronteiras, algumas ainda estão fechadas, principalmente para os brasileiros. Como  vocês analisam isso nesse momento?

Vijay- Eu acho que é um momento muito delicado para todos que trabalham com o turismo. Muito delicado, né? Mas a gente sempre vive com uma energia positiva. Hoje, por exemplo, se o internacional está fechado, nós estamos fazendo muitas divulgações do nacional. Isso já é uma oportunidade. As pessoas querem viajar para fora, mas será que conhecem os destinos brasileiros?  Os destinos nacionais também são muito importantes. As pessoas vêm de fora, só para conhece-los. Agora, eu acho que não devíamos só pensar negativo. Estamos muito positivos, e a gente tem uma oportunidade, quem trabalha o turismo brasileiro, tem uma oportunidade muito grande para vender os nossos pacotes nacionais.

Escritório Satguru em São Paulo (Imagem: Marcos Arruda)

Qual é o diferencial da Satguru Travel para o mercado brasileiro? Frente aos outros concorrentes de vocês aqui. 

Vijay – Olha, duas das vantagens principais: O serviço, que é atendimento muito rápido que a gente tem, e a flexibilização no pagamento.
Essas duas coisas são muito importantes e ajudam muito para quem está num ramo de prestação de serviço. Porque somos os intermediários entre o cliente, e o destino final. E como já dissemos, temos frota própria e escritórios próprios nos destinos. Se você ver várias operadoras que existem aqui no Brasil, mas eles não têm escritório próprio fora do país. Eles dependem dos parceiros lá fora, ou eles têm um contrato, ou eles têm um outro fornecedor nos destinos. O fornecedor, também, eles não têm frota própria, também dependem de outros. Então, quando o preço chega no final para cliente, ele chega quase 10, ou 20% mais caro. Imagina uma pessoa que está levando três, ou quatro pessoas ou a família inteira, 20% a menos no valor faz muita diferença, ajuda bastante.

Quais outras estratégias para divulgação da empresa e dos produtos vocês estão tomando?

Vijay – Olha, no momento a gente não tem uma visita física, né? Porque com as visitas físicas os clientes passam a ter mais confiança. Mas, com o senhor Luiz aqui, com o conhecimento muito grande que ele tem de mercado, temos recebido muito apoio dele. Estamos investindo em marketing, nosso site, produzimos um material de divulgação dos produtos. Várias coisas que estamos lançando no mercado, acreditamos que isso vamos ficar muito mais competitivos. Hoje no mercado todo mundo quer economizar. E não tem jeito, nesse mundo virtual é o tempo de resposta que conta. Agora, a gente percebe também, que a forma como atuamos no mercado, a gente vai começar a ter mais concorrência do que a gente já tá encontrando, ela vai aumentar. Porque a gente vai fazer muito barulho.


SERVIÇO:

 Para mais informações e contato com a Satguru Travel:
www.satgurutravel.com.br ou (5511) 3097-8560/8561
Av Brigadeiro Faria Lima, 1912 Cj 4F
Jd Paulistano – São Paulo – SP

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