São Sebastião lança novo recurso de óculos de realidade virtual para promover avistamento de baleias no Brasil e no Exterior

É mais uma opção de divulgação do destino utilizado em roadshows e feiras de turismo para uma experiência imersiva com os gigantes do mar

São Sebastião, destino do Litoral Norte de São Paulo reconhecido por suas belas praias, natureza exuberante e a rica cultura caiçara, adotou uma iniciativa inovadora para promover o avistamento de baleias, que é a mais recente atividade turística local: a utilização de óculos de realidade virtual. Ao usar o equipamento, a pessoa tem uma experiência imersiva, como se estivesse a bordo de um barco no Canal de São Sebastião avistando baleias jubartes, inclusive com a sensação que pode ser atingida pela água que elas espalham ao emergir e submergir.

Os óculos de realidade virtual integram os materiais de divulgação que a Secretaria de Turismo de São Sebastião tem levado a feiras e eventos de turismo Brasil afora e no Exterior. Exemplo será o Roadshow da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, que percorrerá nove cidades brasileiras e uma no Paraguai entre maio e junho. Em todas as paragens da caravana, o público visitante poderá aproveitar para sentir um pouquinho de como é avistar baleias usando óculos de realidade virtual. O Road Show começa por Ciudad del Este (Paraguai) e depois segue para Maringá, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Uberlândia e termina em Brasília.

Também vai levar o recurso para a Seatrade Cruise Global, evento anual da indústria de cruzeiros em Miami que neste ano será realizado de 8 a 11 de abril. “A temporada de avistamento de baleias de São Sebastião começa agora em maio e vai até agosto. Então, os óculos de realidade virtual serão uma degustação do grande espetáculo que é a passagem das baleias jubartes pela nossa costa. Na temporada de 2023, tivemos o avistamento recorde de 740 baleias e estamos empolgados para este ano”, afirma Adriana Augusto Balbo, secretária de Turismo. E o mais importante: o avistamento de cetáceos em São Sebastião é uma atração turística cuja sustentabilidade foi atestada pela Braztoa, a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo.

No final do ano passado, São Sebastião ganhou o Prêmio Braztoa na categoria Gestão/Governança pelos excelentes resultados conquistados na promoção da conservação marinha e do turismo sustentável ao adotar práticas responsáveis, incluir educação ambiental e firmar parcerias com entidades renomadas, como o Instituto Baleia Jubarte. Quem visita São Sebastião também pode, a qualquer época do ano, sentir um gostinho de como é avistar baleias. O Centro de Informações Turísticas (CIT) do Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico de São Sebastião, também conta com óculos de realidade virtual que possibilitam a experiência imersiva. O CIT também abriga uma exposição sobre os cetáceos na região, desde à época que eram caçados para a extração do óleo, passando pelo trabalho de conservação da espécie até os dias atuais.

“Apostamos no avistamento de baleias como uma atividade turística com potencial para crescer ainda mais. Afinal, quem não fica maravilhado ao avistar gigantes do mar e saber que estão sendo conservados?”, brinca Adriana. Ela acrescenta que, para São Sebastião, é uma atividade muito importante até porque o avistamento de baleias ocorre na baixa temporada do turismo do destino. Além dos óculos de realidade virtual, a Secretaria de Turismo de São Sebastião levará para o Roadshow uma folheteria completa do destino.

Feiras internacionais

São Sebastião está empenhado em atrair não apenas turistas nacionais, mas também estrangeiros para conhecerem as maravilhas do destino. Para isso, neste ano já participou de quatro feiras internacionais de turismo – na Espanha, Portugal, Estados Unidos e na Alemanha – e recentemente recebeu uma comitiva de jornalistas da América Latina. “A participação de feiras internacionais é uma estratégia para conquistarmos o turista internacional, principalmente aquele que já visita a cidade de São Paulo e tem interesse em turismo de natureza, em praias. Inclusive temos ônibus que fazem a ligação direta do Aeroporto de Guarulhos com São Sebastião”, lembra a secretária de Turismo.

Capacitação

Paralelamente, a Secretaria de Turismo de São Sebastião está engajada em participar de workshops, cursos e outros eventos que acrescentem à capacitação da equipe. Exemplo foi o Conexão Embratur realizado agora em março, em São Paulo. A capacitação, uma parceria da Embratur com o Sebrae, teve como objetivo orientar e explicar estratégias a empresários, gestores públicos, lideranças e representantes do trade turístico a fim de melhorar a experiência dos turistas estrangeiros em destinos brasileiros.

Plano Diretor do Turismo

A equipe da Secretaria de Turismo de São Sebastião segue no processo de revisão do Plano Diretor de Turismo 2024-2027 do município. Recentemente, participou de uma oficina de planejamento para que as diretrizes do futuro do turismo de São Sebastião sejam estabelecidas de forma colaborativa. A revisão do documento está a cargo da Fundação Instituto de Administração (FIA), uma instituição ligada à Universidade de São Paulo (USP), sob coordenação da Secretaria de Turismo de São Sebastião e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).


(Foto: divulgaçao/RafaelMesquita)

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment