São Paulo celebra o Dia do Nordestino com muita festa no CTN e Museu da Imigração

Comemoração Dia do Nordestino (Crédito: Imagem CTN)

Por Marcos Arruda

A capital paulistana é considerada a maior cidade nordestina do Brasil, São Paulo tem em sua população uma parcela considerável de nordestinos migrantes. A data foi escolhida em homenagem ao centenário de nascimento do poeta popular cearense Patativa do Assaré. Para brindar essa comunidade, que contribuiu e contribui com o seu desenvolvimento, é comemorado no dia 8 de outubro o Dia do Nordestino.   

Para festejar essa importante data, o Centro de Tradições Nordestinas (CTN) e o Museu da Imigração estarão em festa em seus respectivos espaços no próximo final de semana, dias 7 e 8 de outubro, com entrada gratuita para o público.

A festa começa no sábado (7) no Museu da Imigração – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – com o evento “VIVA! Ritmos Nordestinos”. 

Dia do Nordestino (Museu da Imigração)

Ritmos típicos de vários estados do Nordeste brasileiro são a grande atração dessa edição do VIVA!.  O palco terá a apresentação do Núcleo Fervo, que promete um verdadeiro arrastão de frevo pernambucano. O maracatu de baque virado vai tomar conta do jardim do Museu com o grupo Bloco de Pedra. O “aulão de forró” vai preparar e aquecer os visitantes para o show do Trio Cultura Brasileira, que apresenta clássicos do forró pé-de-serra.

Para completar a festa, os visitantes vão encontrar alguns produtos típicos e poderão participar de uma oficina de cordel e aula de dança. O evento é gratuito e vai funcionar das 13h às 17h.

Somos Todos Nordestinos (CTN)

No dia do Nordestino (8), a festança está garantida no principal reduto da comunidade em São Paulo com o evento Somos Todos Nordestinos. O CTN inicia a festa pela manhã em um momento de fé com o show do Padre Marcos Roberto Pires, mais conhecido como o “Padre Elvis”. Com seu carisma e visual que lembra o rei do rock, o padre promete homenagear a fé do povo nordestino.

Ao longo da tarde, o tradicional forró pé-de-serra vai tomar conta do salão principal e do palco do CTN com os Trios Terra da Garoa e Cultura Brasileira. Para incendiar o espaço e promover um verdadeiro caldeirão da cultura nordestina, um grande cortejo de sanfoneiros promove aquele arrastão do público com os grandes sucessos do forró.

Vai estar presente também a bateria da Escola de Samba da cidade de Santos Sangue Jovem, que em 2018 tem como enredo “Em vida de viajante: A bravura Cabra da Peste na São Paulo de Nóis Tudim”, homenageando a presença dos nordestinos em São Paulo.

Em seguida, as cores e os passos do frevo colorem o palco do CTN com os músicos e bailarinos da Companhia Trupe Trupé. À noite, o som grave dos tambores do Maracatu vai homenagear toda a herança e sincretismo cultural vindo da região Nordeste.

A festa no CTN tem início a partir das 10h e segue até às 22h, com entrada gratuita para o público.

Serviço:

Sábado – 07 de outubro – Museu da Imigração (VIVA! Ritmos Nordestinos)
14h – Frevo com Núcleo Fervo
15h – Maracatu com Bloco de Pedra
15h30 – Aulão de Forró
16h – Trio Cultura Brasileira       
15h – Oficina de Cordel
Cordelistas (declamação, venda, exposição das 14h às 17h)  
Hora: das 13h às 18h (bilheteria até às 17h).
Entrada: gratuita
Local: Museu da Imigração – Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca – SP
Contato: (11) 2692-1866 / www.museudaimigracao.org.br


Domingo – 8 de outubro – CTN (Somos Todos Nordestinos)
10h – Missa nordestina com Padre Marcos Roberto Pires          
13h30 – Trio Terra da Garoa      
15h30 – Trio Cultura Brasileira  
16h20 – Apresentação da Escola de Samba Sangue Jovem         
17h – Cortejo de Sanfoneiros   
18h – Apresentação de Frevo  
19h – Cortejo de Maracatu       
20h – Aula show de forró           
Cordelista (declamação, venda, exposição – Das 13h às 17h)    
Hora: das 10h às 22h
Entrada: gratuita
Local: Centro de Tradições Nordestinas – Rua Jacofer, 615 – Bairro do Limão – SP
Contato: (11) 3488-9400 / www.ctn.org.br

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment