São Paulo 464 Anos – O que se pode esperar de uma das megacidades do mundo? Tudo!, Por Michel Tuma Ness

Michel Tuma Ness é Presidente da Fenactur e Vice-Presidente da CNTur (Imagem: Gazeta) 

São Paulo completa hoje 464 anos, o Turismo&Eventos tem apresentado algumas opiniões e demonstrações de amor e carinho, de algumas personalidades do turismo nacional e mundial para celebrar o aniversário dessa que não é mais só minha, sua ou nossa cidade, mas de todo o cidadão do mundo!

Convidamos Michel Tuma Ness (Michelão) , Presidente da Fenactur – Federação Nacional de Turismo e Vice-Presidente CNTur – Confederação Nacional de Turismo, para expressar em suas palavras o que sente e admira nessa metrópole que não para.

Michelão é paulistano, e seja qual for o seu estilo, esta cidade tem muito a nos oferecer: conhecimento, tendências, memórias, cores, sabores… Viva uma São Paulo que é a sua cara!


Como sempre, a principal metrópole brasileira, o mais importante polo comercial, financeiro e industrial da América Latina e uma das quatro maiores cidades do mundo, esbanja dinamismo. São Paulo continua a ser um ótimo lugar para fechar negócios, para mostrar produtos, para fazer com que algo ressoe na caixa de ressonância brasileira e latino-americana. Porém, cada vez mais, os visitantes percebem que, ao lado do trabalho. São Paulo oferece um universo de cultura e lazer comparável ao dos maiores centros urbano. São Paulo não pode parar.
A cada ano, cerca de 45 milhões de visitantes vêm à cidade, para alavancar os negócios ou estreitar os contatos profissionais, para fazer compras nos centros comerciais ou shoppings centers e usufruir de uma vida cultural em dia, como se faz no mundo.
E comprovar que São Paulo é a grande cidade brasileira, uma metrópole 24 horas no ar, com um estilo de vida que conjuga trabalho e lazer como se fossem as duas faces da mesma moeda. Capital de um Estado do tamanho do Reino Unido, com uma população próxima à da Espanha e que gera quase metade da economia brasileira. São Paulo tornou-se também um dos principais destinos turísticos do país.
São Paulo, na razão direta de sua grandeza e importância, é a metrópole que mais promove eventos na América do Sul. Anualmente, cerca de 90 mil , uma média superior a 200 por dia. Em São Paulo, qualquer tipo de evento, aberto ao público ou exclusivo, tem sucesso garantido. Se cada congresso e cada feira são, como se afirma, provas da sociedade viva, São Paulo vive em estado de festa.
Quem quiser conhecer um pouco mais a alma paulista, basta ir às compras. Nos shoppings, o espaço dos jovens e de quem quer, da maneira mais segura possível, encontrar tudo em um só lugar. Ir às compras em São Paulo é viver São Paulo, onde o difícil não é andar, mas decidir, entre tanta oferta, o que comprar. Basta afirmar que São Paulo possui mais de 3.500 restaurantes.
Em São Paulo vivem brasileiros de todos os Estados. Assim, ao lado de clássicos da cozinha nacional, a exemplo de churrascos, festival de carnes cuja fartura costuma impressionar os visitantes estrangeiros, e das feijoadas, alquimia gastronômica que surpreende pela originalidade e sabor, não é difícil encontrar especialidades baianas, capixabas, mineiras, paraenses ou, de uma maneira geral, nordestinas, pois São Paulo, sabe-se, é a maior cidade nordestina do Brasil.
Entre as culinárias, destaca-se a italiana, mas há ainda excelentes restaurantes franceses, com a sofisticação de uma culinária única e japoneses. Mas há mais, muito mais. 
São Paulo, caso raro entre as metrópoles do mundo, surgiu em torno de uma escola. São Paulo é, ninguém duvida, a capital brasileira do trabalho, mas, como todo o direito e sem qualquer sentimento de culpa, também se diverte e relaxa.
Há um lugar para cada público: bares, botecos, choperias, pub’s, boates, charutarias, discotecas, cafés, casa de chá, docerias, sorveterias, e não se preocupem, que a última novidade internacional logo chega, pois a cidade está ligada em tempo real com o mundo.
São Paulo vibra! Descubra São Paulo!
Michel Tuma Ness.
Presidente Fenactur – Federação Nacional de Turismo
Vice-Presidente CNTur – Confederação Nacional de Turismo

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment