São José dos Pinhais abraça a sustentabilidade com o Movimento Viva Água e se torna ponto turístico responsável

“Destino Miringuava” oferece contato com a natureza, experiências gastronômicas e vivências em sítios de agricultura familiar, entre outras atrações

Novo mapa destaca empreendimentos com práticas de turismo responsável na região da bacia do Rio Miringuava, localizada a apenas uma hora de Curitiba

Colher morangos, degustar vinhos finos, visitar um orquidário, fazer uma trilha em meio à Mata Atlântica, conhecer sítios da agricultura familiar e se hospedar em uma ecopousada com jeito de casa de campo.

Essas são algumas das atrações do Destino Miringuava, roteiro de visitação em São José dos Pinhais, localizado a apenas uma hora de Curitiba (PR). Distribuído gratuitamente e disponível online, o mapa destaca empreendimentos locais com práticas ambientais responsáveis, fortalecendo a economia da região e ampliando as possibilidades de lazer e turismo local.

Inicialmente, são seis empreendimentos participantes do roteiro e inúmeras atrações e atividades para os visitantes. “Os locais selecionados proporcionam uma experiência muito próxima da comunidade, de forma acolhedora, com simplicidade e nostalgia. Ao circular por esses locais, os turistas também contribuem para fortalecer um modelo de negócio sustentável, que ajuda a conservar a natureza em uma região estratégica para a segurança hídrica de São José dos Pinhais e da Grande Curitiba”, afirma Anke Manuela Salzmann, gerente de projetos da Fundação Grupo Boticário e coordenadora do Movimento Viva Água, que atua para garantir a segurança hídrica e a adaptação às mudanças climáticas na região.

O turismo é uma das vocações da Bacia do Rio Miringuava, que além dos atrativos naturais, oferece uma rica experiência cultural e gastronômica. “O local guarda muitas histórias e tradições preservadas pelos colonos que chegaram ao longo do século passado. Queremos fortalecer a comunidade, melhorando a qualidade de vida e os cuidados com o meio ambiente. Tudo isso deve valorizar ainda mais os roteiros de visitação e atrair novos turistas”, explica Anke.

Colheita e degustação de morango

Um dos empreendimentos do roteiro é a La Choupana, sítio de agricultura familiar onde é possível conhecer a produção de morango e ter uma experiência de “colhe e pague” da fruta. Propriedade do casal Marcelo e Adriane Leschnhak, que recebe os visitantes sempre ao lado das filhas, o sítio também possui campo de girassóis, espaço para piquenique e um café, que oferece a tradicional cuca de morango e o suco natural da fruta. A propriedade tem uma preocupação especial com a sustentabilidade, com sistema de irrigação inteligente que economiza água, além de estruturas suspensas para o cultivo das frutas criadas a partir de caixas de leite longa vida recicladas. O casal produz morango na propriedade há mais de 20 anos e resolveu abrir as portas para os turistas durante a pandemia, aproveitando a tendência de busca por passeios que proporcionam contato com a natureza. O espaço está aberto sempre aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. As visitas de grupos podem ser agendadas. (http://instagram.comlachoupana001/)

Agricultura orgânica

No Rancho Caminho das Águas, propriedade da Alexandra Leschnhak, os visitantes podem viver um agradável dia na fazenda. O local produz alimentos orgânicos e abre a porteira para escolas e seus alunos vivenciarem a vida no campo integrada com a natureza, com trilhas pelas nascentes que desaguam no Rio Miringuava. Famílias e demais grupos interessados podem visitar o rancho, mas devem reservar antecipadamente. A propriedade possui colmeias de abelhas nativas, sem ferrão, onde é oferecida degustação de mel. Uma biofábrica produz defensivos naturais para controle de pragas na agricultura a partir de fungos e bactérias é outro diferencial do rancho, que eliminou o uso de agroquímicos há mais de 15 anos, evitando que resíduos tóxicos cheguem ao Rio Miringuava (https://www.ranchocaminhodasaguas.com)

Degustação de vinhos finos

A Vinícola Araucária oferece uma imersão no processo de elaboração do vinho. Os visitantes podem caminhar pelo vinhedo da propriedade, aprender sobre manejo dos parreirais e conhecer em detalhes como são elaborados os vinhos. Ao final, podem degustar rótulos da premiada vinícola, além de receberem dicas para apreciar as diferenças entre eles. O espaço também abriga o restaurante Gralha Azul (almoço, jantar ou happy hour) e, em breve, inaugurará cabanas para hospedagem. As visitas guiadas à propriedade permitem caminhar por trilhas em meio à floresta, conhecer mirante e cachoeira, entre outras atrações. A programação ocorre às sextas, sábados, domingos e feriados, mediante agendamento prévio. (https://vinicolaaraucaria.com.br/)

Ecopousada

Uma pousada em meio à Mata Atlântica, com charmosas casas campeiras para pessoas que querem sair da rotina urbana. Essa é a proposta da Ecopousada Estância Carmello, que oferece opções de pernoite e day use, com quiosques com churrasqueira, área com piscinas e ofurôs, redário, balanço, parque infantil, espaço para fogueira ao ar livre e lagos para pesca. Comprometida com a conservação da natureza, a proprietária, Sônia de Paula, destinou uma área de sua propriedade para a restauração florestal com o objetivo de implantar uma agrofloresta, com mudas de araucária e espécies frutíferas da Mata Atlântica. Trabalha com turismo ecológico e sabe que precisa da natureza conservada para garantir a qualidade de vida na região.

(https://www.instagram.com/estanciacarmello)

Orquídeas raras

Pessoas que desejam iniciar uma coleção de orquídeas, que já são colecionadores ou que simplesmente gostam de flores. Esse é o perfil de visitantes do Orquidário das Araucárias, dos sócios Carlos Garcias e Alberto Valaski, que recebem o público sempre com muita simpatia e disposição para compartilhar conhecimentos. Além do comércio de orquídeas de espécies variadas, os proprietários do espaço oferecem assessoria para o cultivo e plantio das orquídeas. O local está aberto à visitação de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18. Também é possível agendar visitas monitoradas para grupos.

(https://www.instagram.com/orquidario_das_araucarias)

Agência de Ecoturismo

O Destino Miringuava também pode ser conhecido e explorado de outras formas, com trilhas e passeios guiados em reservas ambientais da região. Essa é a proposta da Ecoguaricana, agencia de ecoturismo que oferece vivência na Mata Atlântica de São José dos Pinhais por meio de veículos, com paradas em atrativos naturais que incluem café da manhã, almoço e jantar em meio a espécies raras, como xaxins e abelhas mandaçaias (sem ferrão). Os passeios podem ser agendados de forma individual ou em grupo de até 30 participantes, inclusive para atividades corporativas. (https://www.ecoguaricana.com.br/)


(Foto: divulgaçao)

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment