Santos e a cultura do café

Por Marcos Arruda

Bolsa do Café de Santos (Imagem: Marcos Arruda)

Santos(SP) – O potencial turístico oferecido pela cultura e história do café é, com certeza, um atrativo e um grande diferencial para atrair mais turistas a cidade de Santos, no litoral paulista.

Se voltarmos um pouco no tempo, a história da produção cafeeira teve início no final do século XIX e início do século XX. E, o Porto de Santos foi fundamental para o sucesso do escoamento do grão.

O café era escoado das fazendas, no interior do estado de São Paulo, até as estações de trem, onde eram armazenados em sacas, nos armazéns das ferrovias. Depois, era embarcado nos trens e enviado ao Porto de Santos, através de ferrovias, principalmente pela inglesa São Paulo Railway.

ATUALIDADE

Dentro dessa cultura e berço dessa história, todos os anos a cidade de Santos realiza o Santos Café. Um festival, que este ano, chega a sua 5° edição com muitas atrações para todas as idades e gostos. E, querendo superar o número de visitantes da edição passada.

No ano passado o evento contabilizou 50 mil pessoas. O número de visitantes é medido pela degustação de cafezinhos oferecidos no festival por dez expositores de Santos, interior de São Paulo e de Minas Gerais – nesta edição, foram 77 mil degustações, 26 mil delas no último dia (9).

Segundo o Secretário de Turismo de Santos, Odair Gonzalez, “Esperávamos receber 50 mil pessoas nos cinco dias do festival. Mesmo com demanda maior, o evento está muito bem organizado e com todos da Prefeitura e parceiros envolvidos; estamos muito felizes porque a programação mais uma vez agradou e superamos nossas expectativas”, disse.

“Deixamos boa parte das atividades infantis na Praça Mauá, o chorinho no bulevar, o palco principal montado na Rua XV e os artesãos e as exposições concentrados no Arcos do Valongo, que também ficou com a praça de alimentação lotada todos os dias”, explicou o secretário. A segurança foi garantida com a presença constante da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.

No Museu Pelé, além das atrações do espaço, os visitantes puderam apreciar apresentação de violinista, sax e banda de jazz.

Para Gonzalez, com atrações em diferentes pontos, “muita gente está descobrindo a Cidade, se encantando com monumentos”.

A cidade já prepara novidades para o ano que vem. A proposta inclui solicitar o credenciamento junto ao Ministério do Turismo para obter recursos e ampliar o trabalho.

O Portal TURISMO&EVENTOS viajou a Santos à convite da Secretária de Turismo de Santos.

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment