RN 1500 abre a temporada 2024 do rally brasileiro, nas praias de São Miguel do Gostoso e Touros

Com mais de 1000 km de prova, a 26ª edição do RN 1500 celebra a paixão pelo automobilismo e apresenta as magníficas paisagens do Nordeste brasileiro para o mundo

Velocidade, adrenalina, paisagens exuberantes, um clima descontraído e de muito amor pelo esporte. Essas podem ser algumas das muitas definições do RN 1500, a segunda maior prova de rally cross-country do Brasil, que acontece entre os dias 15 e 20 de abril, nos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba, abrindo a temporada 2024 do rally brasileiro.

Com um percurso completo e bem elaborado, explorando dunas, serras e sertão, o evento vai promover seis dias intensos, onde os participantes serão desafiados em diversos aspectos. Desde as vistorias administrativas, passando pelo prólogo e pelos quatro dias de corrida de fato, cada momento será repleto de emoção.

“O Rally RN 1500 não é apenas uma competição de rally, é uma celebração da paixão pelo esporte, pela comunidade e pela beleza natural do Nordeste brasileiro. Cada momento é, sem dúvidas, uma experiência única”, comenta Kleber Tinoco, organizador do evento. “Nossa missão vai além das pistas empoeiradas e das trilhas desafiadoras. Queremos mostrar ao mundo a habilidade dos pilotos, mas também a riqueza cultural e paisagística da nossa região em uma prova de descoberta, superação e conexão com as raízes do Brasil”.

Em 2024, a 26ª edição do Rally tem como ponto de apoio principal o Condomínio Vela Santo Cristo, localizado na divisa entre as praias de Touros e de São Miguel do Gostoso, no litoral norte do Rio Grande do Norte, e percorre ainda as cidades de Galinhos (RN), Guamare´ (RN), Frei Martinho (PB), Acari (RN), Santa Luzia (PB), São Mamede (PB) e Patos (PB), onde será realizada a premiação final do evento.

Ações ambientais e sociais

O Rally RN 1500 desbrava terrenos desafiadores, mas também abraça o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Anualmente, uma série de ações são empreendidas, desde a obtenção de licenciamento ambiental para todos os trechos percorridos, até a cuidadosa seleção de rotas visando minimizar o impacto ambiental. Cada passo é cuidadosamente planejado para preservar os ecossistemas por onde o Rally passa. Além disso, iniciativas como plantio de árvores, reforma e pintura de casas em comunidades carentes, demonstram o compromisso da organização em contribuir com o bem-estar das comunidades locais.

Palestras sobre trânsito, aulas de educação financeira e parcerias com escolas e empreendedores locais também são realizadas visando não apenas fortalecer laços comunitários, mas também capacitar e educar as gerações futuras, deixando um legado por onde passa. Com apoio médico às populações carentes ao longo do roteiro e parcerias locais nas áreas de meio ambiente, cultura, social e turismo, o Rally não só promove a aventura, mas também deixa uma herança positiva em cada comunidade que visita.

Segurança e prevenção

A segurança é uma prioridade absoluta no Rally RN 1500, com medidas rigorosas de prevenção e resposta rápida em caso de emergência. A equipe técnica é composta por 40 carros e 12 profissionais na equipe médica, incluindo quatro veículos de resgate avançado e um helicóptero de suporte, tornando o evento preparado para lidar com qualquer eventualidade ao longo do percurso desafiador.

Todos os veículos participantes são monitorados em tempo real através do sistema Stella, fornecendo informações cruciais sobre o andamento da prova e permitindo uma resposta imediata a qualquer incidente, desde acidentes até problemas mecânicos. Além disso, o evento é devidamente homologado e autorizado pelas Confederações Brasileiras de Automobilismo e Motociclismo, garantindo que todos os protocolos de segurança sejam seguidos à risca.

Carros, motos, quadriciclos e UTVs competem em suas respectivas categorias em quatro especiais. Foto: Edivan Junior.

 

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment