Quer conhecer a Serra da Capivara sem sair de casa? Passeio virtual permite tour pela região

Fotos em 360 graus dão a sensação de fazer sobrevoo no local

O Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no estado do Piauí, lançou uma novidade tecnológica que promete ampliar o acesso ao local. Em um passeio virtual que abrange toda a região, o visitante tem a sensação de estar fazendo um sobrevoo pelo local e visitando o parque sem sair de casa.
Na visita virtual, é possível ingressar no sítio arqueológico, nos mirantes e apreciar a paisagem geológica, cultural e natural. O projeto permite ver, em detalhes, as pinturas rupestres gravadas nos diversos paredões, por meio de uma parceria com o Serviço Geológico do Brasil. A ideia é disponibilizar imagens e linguagem acessível, para complementar a experiência dos visitantes.
O projeto é montado com dezenas de imagens em 360º de toda a paisagem. São paredões, mirantes e rochas esculpidas pelo tempo que podem ser vistas em ótima qualidade de forma gratuita através do link Link.
O PARQUE – O Parque Nacional Serra da Capivara foi criado em 1979, para preservar vestígios arqueológicos da mais remota presença do homem na América do Sul. Sua demarcação foi concluída em 1990 e o parque é subordinado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Por sua importância, a Unesco o inscreveu na Lista do Patrimônio Mundial em 13 de dezembro de 1991, e também na Lista Indicativa brasileira como patrimônio misto.
Com uma área de aproximadamente 130 mil hectares, está localizado no sudeste do Estado do Piauí e ocupa parte dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. A distância que o separa da capital do Estado, Teresina, é de 530 quilômetros. Em seu entorno foi criada uma Área de Preservação Permanente (APP) com dez quilômetros de raio, que constitui um cinturão de proteção suplementar. Com isso, os sítios estão protegidos e íntegros no que concerne à sua preservação física e à sua compreensão.
ECOTURISMO – É um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações. Na prática, o Ecoturismo pressupõe o uso sustentável dos atrativos turísticos.

Foto: Flickr MTur Destinos

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment