Prefeitura de São Paulo promove 4ª edição do Festival do Café no Triângulo SP

Como a segunda bebida mais consumida no mundo, o café ocupa um lugar de destaque em mesas ao redor do globo, em vários momentos do dia. A relação entre o café e o Centro da cidade de São Paulo remonta à história desta bebida no Brasil e à própria cidade, gerando riqueza e impactando hábitos e costumes que até hoje fazem parte do nosso cotidiano.
 

Para celebrar este saboroso encontro, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, promove o Festival do Café no Triângulo SP com início em 22 de maio e encerramento no dia 26No dia 21, uma prova de corrida pelo Centro dá o pontapé inicial à programação como pré-abertura do evento.
 

No dia 24, quando se comemora o Dia Nacional do Café, haverá uma série de palestras temáticas no Centro Cultural Banco do Brasil — CCBB-SP. Nos dias 25 e 26, dois workshops com degustações de cafés prometem atrair muitos amantes da bebida.
 

A programação do evento terá a participação de 35 cafeterias localizadas na região central, com foco no Triângulo Histórico. Cada estabelecimento participante foi convidado a oferecer descontos em itens do cardápio ou criar alguma harmonização com café, itens que serão comercializados nas dependências do próprio local durante o festival.
 

Todas as informações estão no site oficial

Na programação, o público poderá conferir desde cafeterias de rede como Starbucks, Cacau Show e Café Latte até espaços que só existem no Centro como o Café Martinelli, Badaró Art Caffé, Casa Godinho, Espaço Priceless, Café Girondino, o mais antigo de São Paulo em atividade, e muitos outros. Entre as novidades desta edição está a participação da cafeteria localizada no Sampa Sky, um dos pontos turísticos mais visitados do Centro, que permite uma vista única da cidade e o café Il Barista, localizado dentro do prédio da B3.
 

“Nesta quarta edição, entregamos para a cidade de São Paulo um evento ainda mais completo, com novas experiências e parcerias. Entre os destaques, está uma exposição artística que convite os visitantes e trabalhadores da região central a percorrer um itinerário formado pelas xícaras gigantes expostas, incentivando a arte urbana e o turismo na região central”, afirma o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho. “A cada nova edição, buscamos inovar para sempre manter o interesse do público neste evento tão importante para o fomento do turismo e conhecimento histórico nesta região estratégica da cidade”, finaliza.

Xícaras gigantes no Triângulo SP

Na parte artística, a grande novidade é a exposição de xícaras gigantes pintadas por artistas convidados e que ficarão distribuídas por vários pontos do Centro Histórico. Por meio de uma parceria com o Grupo 3corações, empresa da indústria alimentícia especializada em torrefação e distribuição de café, a Secretaria Municipal de Turismo promove esta intervenção urbana inédita dentro do Festival do Café no Triângulo SP.

Serão dez unidades em fibra de vidro com 1,50m de altura pintadas pelos seguintes artistas: Cibele Pilla, Cecilia Rodrigues, Mena, NAI, Dre Santos, Ikeda, CFART, Max Demiam Martinez, Diogo Nascimento e Jen Pereira. As peças ficarão distribuídas por todo o perímetro do Triângulo SP, recorte especial da região central da cidade.

Intitulada “São Paulo ama café”, a mostra tem como objetivo desta ação inédita é propor um percurso para os visitantes para que conheçam todas as xícaras enquanto transitam por uma das regiões históricas mais importantes da cidade de São Paulo.

Entre os locais onde será possível visitar as xícaras estão a Praça do Patriarca, o Largo do Café e a Rua Benjamin Constant, em frente à Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

A curadoria dos artistas é assinada pela apoiadora da mostra: 3Corações.

Confira a seguir a relação de artistas e a localização das xícaras gigantes:

1- Cibele Pilla

Nome da obra: Café, elo da vida

2- Cecilia Rodrigues

Nome da obra: Bons Momentos

3- Mena

Nome da obra: 7 Raios

4- NAI

Nome da obra: Além do olhar

5- Dre Santos

Nome da obra: Equilibrium

6- Ikeda

Nome da obra: 60 grãos de Beethoven

7- CFART

Nome da obra: Perspectivas

8- Max Demiam Martinez

Nome da obra: Blue

9- Diogo Nascimento

Nome da obra: Quero Caligrafitti

10- Jen Pereira

Nome da obra: Espresso em Tinta
 

Localização:

  1. Rua João Brícola — em frente ao Farol Santander
  2. Largo do Café
  3. Rua da Quitanda x Rua Álvares Penteado — em frente ao CCBB-SP
  4. Praça do Patriarca
  5. Rua Brigadeiro Tobias — próximo ao Sampa Sky
  6. Pátio Metrô São Bento
  7. Rua Benjamin Constant — em frente à Faculdade de Direito do Lg. São Francisco.
  8. Rua Líbero Badaró x Avenida São João
  9. Pateo do Collegio
  10. Viaduto do Chá x Xavier de Toledo

Música ao vivo anima o público

Para embalar o consumo dos menus promocionais nas cafeterias, diversos artistas foram contratados para se apresentar durante todo o festival, nas calçadas próximas aos estabelecimentos participantes.
 

O objetivo é harmonizar as atividades das cafeterias com música ao vivo, tornando a experiência do público do evento ainda mais prazerosa.
 

Entre os destaques da programação está o cantor, violonista e compositor Pablo Vares, uruguaio radicado no Brasil; a cantora Ana Rafaela, uma das finalistas do programa The Voice Brasil; Arlet e Tomi, finalistas do concurso Música de Rua, do Pátio Metrô São Bento e a banda Teko Porã, que se apresenta nas proximidades das estações de metrô.
 

Encontros e Workshops para falar sobre café

Não há nada melhor do que provar um café bem coado ou bem tirado. Mas, quase tão bom quanto provar é aprender mais sobre esse grão que ocupa um lugar de destaque no cotidiano de muita gente.

Por isso, no Dia Nacional do Café, comemorado em 24 de maio, a SMTUR preparou uma série de palestras e workshops temáticos com quem entende tudo sobre o tema. Os encontros vão acontecer no Centro Cultural Banco do Brasil. Entre os convidados estão: Keiko Sato, compradora de cafés especiais; Daniel Carvalho, especialista em hábitos de consumo de cafés especiais; KJ, avaliador de cafés Q-Arabica Grader e Letícia Souza, ex-barista e mestre de torra especializada em comunicação sobre cafés. Para se inscrever, acesse: Link

No dia 25, a ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) convida os apreciadores de café para um bate-papo sobre os aromas e sabores da bebida, com dicas práticas de como escolher o seu café e curiosidades. O bate-papo será realizado no Auditório Bruno Covas e será conduzido por Camila Arcanjo, química e degustadora de café, e Giuliana Bastos, escritora e jornalista especializada na bebida.
 

O evento oferecerá também uma degustação de 4 cafés de diferentes categorias, para o público conhecer todas as possibilidades desta bebida. As inscrições podem ser feitas por meio do seguinte formulário.

No dia 26, haverá um workshop no Auditório Bruno Covas com Bira Cunha e Polillo, representantes do Café do Bira e Sabino Torrefação. Para participar, é preciso se inscrever pelo telefone: (11) 97576-5776.

Passeios guiados gratuitos

Uma ótima maneira de aprender mais sobre a cidade de São Paulo é participar de passeios guiados gratuitos. Durante o Festival do Café no Triângulo SP, haverá dois formatos de passeios: pelo Triângulo Histórico e pelas instalações do Shopping Light.
 

O passeio pelo Triângulo Histórico vai explorar as transformações trazidas pelo período da Expansão Cafeeira e início da Industrialização pelas ruas do Triângulo Histórico e Centro Novo, na época da virada do século XIX para o século XX. O café impactou a sociedade política, social e economicamente.

 O itinerário passa por pontos onde funcionaram grandes cafeterias e restaurantes de luxo, pelos quais a elite e grandes nomes da nossa história passaram. Esses locais serviram de ponto de encontro, discussões políticas e inspiração artística. O roteiro começa domingo, dia 21 e se estende até sexta-feira, dia 26. As inscrições estão disponíveis pelo site: Link

O Shopping Light, um dos parceiros do evento, também irá disponibilizar um passeio guiado, realizado por meio do SP da Garoa, durante o domingo, dia 21. No itinerário, o guia percorre o trajeto que sai do centro comercial, passa pela Biblioteca Mário de Andrade e o Theatro Municipal de São Paulo e encerra-se no Espaço Priceless, localizado no terraço do edifício.

Para participar, é preciso se inscrever pelo site: Link

Sobre o Triângulo SP

Em 23 de março de 2020, a Prefeitura de São Paulo criou oficialmente o Triângulo SP, polo de atividades sociais, culturais e turísticas no perímetro das ruas Líbero Badaró, Benjamin Constant e Boa Vista — região central de São Paulo por meio da sanção da Lei nº 17.332/2020. 

Um dos principais objetivos da iniciativa é revitalizar e divulgar o chamado Centro Antigo da cidade e atrair as pessoas para adensar a região. O desenvolvimento econômico e turístico da região está entre as metas da Prefeitura de São Paulo.

Confira a programação do Festival:

Cafeterias Participantes

1 Badaró Art Caffé

2 Bombacafé

3 Cacau Show – Pátio Metrô São Bento

4 Café Brasil

5 Café Canelinha

6 Café Girondino

7 Café Girondino CCBB SP

8 Café Martinelli

9 Cafeteria Gosto de Grão

10 Caffe Latte

11 Caffe Latte Piccolo

12 Cama e Café São Paulo

13 Capítulo I Café

14 Casa Godinho

15 Delícias da Vovó

16 Docidade

17 Empório Datavenia

18 Espaço Priceless – Abaru Bar e Restaurante

19 Farol Santander — Mag Café

20 Fazenda Café

21 For Quality

22 Grão do Pátio

23 Il Barista Cafés Especiais

24 Maria Cristina Doces

25 Nescafé / Café Dolcissimo

26 Orange Sucos Café Comidinhas (Juice Fruit)

27 Padaria Santa Efigênia

28 Ponto Duarte Café

29 Python Boo Café

30 Sabores da Empada – Pátio Metrô São Bento

31 Sampa Sky

32 Sodiê Doces Sé

33 Starbucks (República)

34 Starbucks (Shopping Light)

35 Supremos Café

Foto: Café Coado Hario v60 + Tiramisù

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment