Preço e comodidade levam brasileiros a viajar mais de ônibus, aponta pesquisa

Pesquisa da consultoria Kantar, feita considerando todo o mercado rodoviário a pedido da ClickBus, maior marketplace de passagens rodoviárias do Brasil, aponta que 45% das pessoas compram passagens de ônibus pelo menos uma vez por mês.

  • As duas principais razões que os respondentes da pesquisa apontaram para viajar de ônibus são: melhor preço (50% das pessoas) e comodidade de poder viajar descansando, sem precisar dirigir (49%).

O levantamento, realizado em agosto de 2022, ouviu usuários que compraram passagem rodoviária nos últimos 12 meses, 630 homens e mulheres entre 18 e 65 anos, das classes ABC em todo o Brasil.

“Estes dados refletem o investimento que todo o setor rodoviário tem feito em experiência do consumidor e tecnologia para proporcionar a melhor experiência em viagens possível”, afirma Phillip Klien, CEO da ClickBus. Em 2023, estão previstos investimentos de mais de R$ 113 milhões por parte da empresa, sendo que boa parte desse valor vai para infraestrutura digital para melhorar ainda mais a experiência dos seus usuários.

Um dos principais focos é o de parcerias com viações rodoviárias. “O viajante está cada vez mais exigente e está em busca do melhor serviço de ponta a ponta da sua jornada, seja no processo de planejamento e compra da sua passagem com a gente, dentro dos ônibus operados pelas viações e até mesmo nas rodoviárias. Por isso estamos trazendo para o mercado esse novo produto para estimular cada vez mais a evolução deste ecossistema”, ressalta Klien.

Por que viajar de ônibus?

O levantamento mostrou que o ônibus aparece como uma escolha cômoda e econômica. A maior parte daqueles que compraram passagem de ônibus rodoviário nos últimos 12 meses possuem carro. Em segundo lugar, vem a posse de moto, veículo que é mais comum entre os jovens, da região Norte e da Classe AB. Entre os meios de transporte usados para viajar, 90% costuma viajar de ônibus.

Em paralelo, muitos destacam a praticidade em não ter que dirigir em viagens longas, não ter que dirigir à noite (34%), nem se preocupar com imprevistos. Uma outra perspectiva nas razões para se viajar de ônibus é a do lazer: para muitas pessoas, a própria viagem de ônibus já é um passeio, além de trazer grande diferencial dos apps/sites é a possibilidade de o consumidor comparar preços dentro de uma mesma plataforma (30% dos respondentes).

Sustentabilidade

Cada vez mais as pessoas estão atentas a fazer escolhas mais conscientes no seu dia a dia, e a forma como elas se locomovem também vem se destacando nessas decisões. O ônibus é um dos modais que tem a menor emissão de gás carbônico na atmosfera por passageiro/km rodado.

No mercado aéreo, no entanto, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estima que, em média, cada passageiro de avião emite 70 gramas de gás carbônico a cada quilômetro percorrido. Ou seja, numa viagem de São Paulo para o Rio de Janeiro o passageiro irá lançar cerca de 26 Kg de CO² na atmosfera.

Segurança

A ClickBus tem a segurança como um grande diferencial, todas as empresas parceiras são reguladas pela ANTT e os respectivos órgãos de regulamentação estaduais, o que hoje é um driver de compra importante para as empresas de ônibus.

Além disso, dados levantados pela empresa, no Google, mostram que em janeiro deste ano, houve um aumento de 19% na demanda por passagens rodoviárias na comparação com o mesmo período de 2022.

E muitos usuários, além de buscar, também compram passagens no ambiente digital. As principais razões para compra de passagem em apps ou sites são a praticidade (40% dos respondentes) e o preço (32% dos participantes da pesquisa). A possibilidade de planejamento também se mostra vantajosa, pois com o lançamento do selo Click Oferta em agosto 2022, página que traz descontos de até 60% dentro da plataforma, a taxa de antecipação de compra das passagens passou de 2 para 8 dias.

“A venda de passagens rodoviárias é uma coisa que evoluiu muito, hoje a gente faz tudo pela internet, pelo celular, não precisa nem imprimir o bilhete, é só mostrar o QR Code na hora do embarque. Essas facilidades já são contemporâneas desse público mais jovem que está acostumado a ter todos os seus serviços disponíveis a poucos toques no celular”, conclui Klien.

  • Imagem em destaque: Divulgação

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment