Praga manteve os congressos e conferências internacionais em 2022, subindo ao top 5 dos destinos mais procurados para eventos

Praga recebeu quase quatro mil eventos com 616.000 delegados no ano passado, de acordo com os dados agregados do Gabinete de Estatística Checo (CZSO) e do Convention Bureau de Praga (PCB). Embora tenha sido um aumento em comparação com os anos de pandemia, as reuniões em Praga ainda não se aproximaram dos anos recorde de 2018 e 2019. Em comparação internacional, no entanto, melhorou. No ranking dos destinos de congressos mais procurados do mundo pela Associação Internacional de Congressos ICCA, a capital checa ficou em quinto lugar em 2022, deixando para trás Madrid, Berlim, Atenas, Bruxelas e Londres.

Os eventos presenciais estão novamente em demanda, especialmente em Praga

Dados agregados, ou seja, dados do CZSO de instalações de acomodação coletiva complementados por estatísticas do Prague Convention Bureau dos principais locais de reuniões em Praga, mostram que o número de delegados e eventos realizados na capital no ano passado atingiu aproximadamente o nível de 2014. Em comparação com o ano recorde de 2019, apenas 66% dos eventos foram realizados em Praga no ano passado, mas com uma participação muito maior. “O número de congressos e conferências realizados no início de 2022 foi ainda mais afetado pela pandemia e por suas restrições, não apenas na República Tcheca, mas também no exterior, bem como pelo início da guerra na Ucrânia. Embora tenha havido menos eventos em comparação com os anos pré-covid, vimos um enorme interesse em participações. Praga recebeu 616.597 delegados em 2022, o que corresponde a 86% da participação em eventos no ano recorde de reuniões de 2019. Esses números apenas confirmam que o contato pessoal é insubstituível não apenas na comunicação comercial”, diz Roman Muška, diretor do Prague Convention Bureau.

Praga (William Zhang)

Praga é o quinto destino de eventos mais procurado do mundo

Apesar da capital checa ainda não ter alcançado os resultados de anos anteriores, na comparação internacional obteve a melhor classificação da sua história. Está em quinto lugar no ranking dos destinos de eventos mais procurados do mundo, subindo quatro posições desde 2019. O ranking é elaborado anualmente, exceto em 2021 e 2022, pela Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA) e inclui apenas o número de reuniões de associações internacionais realizadas. A entrada no grupo dos 5 melhores destinos mundiais é um enorme sucesso para Praga, que em 2010 ocupava apenas o 19º lugar. No entanto, graças à abordagem conceptual de todas as organizações na área do desenvolvimento da indústria das reuniões, melhorou 14 posições e o maior desafio agora será manter a sua posição no topo. Viena liderou a lista este ano, seguida de Lisboa, Paris e Barcelona. O TOP 10 das cidades é complementado por Madrid, Berlim, Atenas, Bruxelas e Londres. Em comparação com os anos anteriores, destinos asiáticos como Cingapura, Bangkok, Seul e Tóquio saíram do ranking dos 10 primeiros. Praga deve ser capaz de competir com eles, e é esse o objetivo da Prefeitura de Praga com as suas campanhas de apoio.

Perspectivas econômicas positivas: Mais eventos + mais diárias

A situação política e de saúde pública no início de 2022 também teve uma influência significativa na distribuição dos eventos ao longo do tempo e na sua estrutura. Embora a temporada de eventos em Praga se estendesse principalmente nos meses de primavera e outono, no ano passado ela foi estendida. Os meses mais movimentados foram junho e, além dos tradicionais setembro e outubro, também novembro. Ao mesmo tempo, os dados do Prague Convention Bureau mostram que se houve um aumento significativo no segmento dos eventos de maior porte. Antes da pandemia, a maioria dos eventos realizados eram para até 50 pessoas, em 2022 os eventos mais comuns eram entre 500 e 1.000 delegados. A maioria dos eventos do ano passado teve a duração de um dia, mas os eventos de vários dias registaram um aumento notável, o que levou a um aumento da duração média do evento para 2,46 dias.

“Praga está subindo com sucesso no ranking dos principais destinos de eventos do mundo, o que traz um enorme benefício econômico para a capital. Os congressos atraem a Praga turistas com mais poder aquisitivo, que gastam três vezes mais do que a média dos visitantes internacionais. Além disso, muitos delegados regressam regularmente a Praga para férias de lazer. No PCC, percebemos um rápido retorno da demanda, que queremos atender adequadamente. Graças à Presidência checa do Conselho da Europa, recebemos um total de 262 eventos no ano passado e registramos um ano recorde, que também se refletiu em nossos resultados comerciais”, explica Lenka Žlebková, CEO do Centro de Congressos de Praga.

309 grandes eventos por ano: Apesar da queda nos eventos internacionais e corporativos

A situação internacional incerta na região provocou mudanças na proporção das nacionalidades dos participantes. Embora a proporção de eventos internacionais e locais em Praga tenha sido normalmente equilibrada, em 2022 os eventos locais ainda prevaleceram em uma proporção de 2/1. Os mercados de origem permaneceram semelhantes aos anos anteriores, principalmente o Reino Unido, os EUA, a Alemanha e Bélgica, mas a Europa ganhou um domínio percentual ainda maior (96% dos eventos vs. 87,8% em 2019) às custas da América do Norte (2,7% dos eventos vs. 8,1% em 2019) e da Ásia (0,7% dos eventos vs. 2,7% em 2019).

O adiamento dos congressos e conferências de grandes associações fez com que, em 2022, Praga recebesse o maior número de eventos desse tipo nos últimos cinco anos. Um total de 309 deles foi realizado no destino. Quase todos os dias do ano foi realizada uma conferência ou um congresso. Por outro lado, a participação de eventos corporativos, que foi de 42% no ano recorde de 2019, não retornou ao seu nível original. “Entre os tópicos discutidos com mais frequência nos congressos e conferências de Praga em 2022 estavam ciências médicas, economia, finanças e tecnologia. Observamos um aumento significativo, especialmente no número de eventos que tratam de ecologia ou das tecnologias mencionadas anteriormente”, acrescenta Roman Muška.

Olhando para o futuro: Novos hotéis e maior apoio ao turismo

Em 2022, o maior número de eventos foi realizado: tradicionalmente em instalações de hotéis, que são adequadas para a realização de reuniões e eventos menores. O mercado hoteleiro está passando por uma expansão significativa. Nos últimos meses, vários hotéis maiores foram inaugurados, e outros devem ser adicionados até 2024, especialmente no segmento de luxo. Essas novas instalações oferecerão quase 2.000 quartos de hotel, além dos 45.000 quartos existentes em 873 instalações, com mais de 1.700 m2 de espaço para reuniões.

“Acredito firmemente que o setor de eventos de Praga também passará por mudanças positivas graças ao aumento da taxa de turismo de 21 CZK (cerca de 0,8 euro) para 50 CZK (cerca de 2 euros), que a capital introduziu no início do ano passado. Os fundos obtidos dessa forma serão destinados ao cultivo do turismo e ao seu desenvolvimento sustentável, incluindo o apoio a Praga como um importante destino de reuniões”, acrescenta Roman Muška.


“Graças ao aumento da taxa de turismo e ao reinvestimento da renda no desenvolvimento, podemos, em cooperação com o Turismo da Cidade de Praga, apoiar a campanha Stay in Prague (Fique em Praga), com o objetivo de apresentar Praga como um destino cultivado e atrair um turismo responsável. Praga não está interessada em turistas que viajam a Praga para se divertir bêbados”, explica Jiří Pospíšil, Vice-Prefeito de Praga para Cultura, Turismo, Cuidados com o Patrimônio e Exposições.


“Hoje, metade da receita da taxa de turismo é reinvestida no turismo, o que nos permite planejar melhor as campanhas de marketing, destinados aos viajantes com maior interesse na cidade. Além disso, essas campanhas são pagas pelos próprios turistas”, acrescenta František Cipro, Presidente do Conselho de Administração do Turismo da Cidade de Praga.

Novo PCC Hall permitirá que Praga receba os maiores congressos e eventos sociais

O apoio da cidade também é bem-vindo ao Centro de Congressos de Praga, que há muito tempo vem lutando contra a falta de espaço de exposições necessário para organizar os maiores eventos internacionais. Assim, o Centro está se preparando para implementar o projeto, há muito adiado, de expandir suas capacidades com um salão de exposições multifuncional.

“Já em 2017, a administração da capital estava envolvida no concurso de arquitetura; a covid interrompeu nossos planos, mas agora estamos reintroduzindo o projeto de um novo salão. O setor de eventos tem um grande potencial, que Praga deve aproveitar. Parte do projeto de um espaço de exposição multifuncional é também a revitalização do espaço público em torno do PCC, o que nos permitirá reavivar a vida cultural e social dos moradores nessa localidade”, conclui Lenka Žlebková.

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment