Passeio de trem mais bonito do mundo: Serra Verde Express espera atrair 6 mil passageiros no Carnaval

Empresa responsável pelo passeio rodoferroviário entre Curitiba e Morretes registrou uma média de mil pessoas embarcadas por dia, desde o início de dezembro

O setor turístico está otimista para o primeiro feriado prolongado do ano na capital paranaense. A empresa Serra Verde Express, que opera o passeio de trem entre Curitiba e Morretes, estima receber cerca de 6 mil passageiros nos cinco dias de Carnaval. A projeção segue a média de embarques diários, registrados desde o início da alta temporada. A empresa transportou, de 1º de dezembro a 15 de janeiro, quase 50 mil passageiros, mais de mil pessoas por dia.

Dados do Sistema de Inteligência Turística do Paraná (SiTU), mostram que mais de 1,3 milhão de pessoas passaram pelos 113 atrativos de Curitiba entre janeiro e novembro de 2023.

“O ano passado foi excelente para as atividades turísticas, globalmente falando. Foi o primeiro ano inteiro sem as restrições sanitárias da pandemia, no qual a demanda reprimida pôde finalmente viajar. E a tendência de crescimento para 2024 é ainda maior”, afirma Adonai Arruda Filho, diretor geral da Serra Verde Express.

Alta demanda, todos os dias da semana

Durante a alta temporada, que começou em 1º de dezembro de 2023, a Serra Verde Express está operando diariamente, com saídas de Curitiba-Morretes, às 8h30 e, de Morretes-Curitiba, às 15h. Os dias mais concorridos no trem são as sextas, sábados e domingos, porém, com grande procura nos dias de semana. “Recebemos turistas de todas as partes do mundo. Muitos vêm à Curitiba especialmente para andar de trem”, diz Arruda Filho.

No Carnaval, o trem da Serra Verde Express vai funcionar todos os dias.

“Para quem quiser aproveitar o feriado para fazer o passeio, é bom se adiantar, pois a procura já é grande”, alerta. Arruda diz que o dia mais tranquilo é a quarta-feira de cinzas, quando muita gente já volta ao trabalho. “Nos outros dias, esperamos lotação máxima, 1.200 passageiros e 25 vagões”, completa.

O passeio de trem pela Serra do Mar paranaense

Eleito pelos jornais The Guardian e The Wall Street Journal como um dos 10 passeios mais bonitos e interessantes do planeta, o trajeto de trem entre a capital paranaense Curitiba e a cidade litorânea de Morretes não decepciona. Em um trajeto de cerca de 70 km, a estrada férrea centenária leva o passageiro para uma viagem no tempo, numa profunda conexão com a natureza.

O passeio dura 4 horas e passa pelo maior trecho contínuo de Mata Atlântica preservada do Brasil, em curvas, viadutos e túneis que só são acessíveis pelo trem. Além disso, a história da ferrovia, contada em detalhes pelos guias de turismo, transporta os passageiros por cenários e fatos narrados em livros.

Quem quiser fazer o passeio pode escolher entre três categorias de vagões: turístico, boutique e luxo. Os dois últimos contam com serviço de bordo que inclui lanche, bebidas à vontade e ambientes que vão desde varandas abertas até vagões inspirados na década de 1930.


(foto: divulgaçao)

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment