Parque Estadual da Cantareira encanta visitantes e torna-se refúgio natural na cidade de São Paulo

Com sua atmosfera acolhedora e paisagens deslumbrantes, o Parque Estadual da Cantareira, gerido pela Urbia, convida os visitantes a se conectarem com a natureza, oferecendo diversas atividades de ecoturismo, além de um verdadeiro respiro de ar puro e limpo no refúgio da movimentada cidade de São Paulo.
Conhecida e já famosa, a Caminhada Noturna é uma dessas atividades que promove a consciência ambiental, por meio de uma trilha guiada até a Pedra Grande. Os visitantes desfrutam de uma experiência imersiva e única na Mata Atlântica, apreciando flora e fauna de uma maneira diferente, à noite. Acompanhado pela equipe de biólogos do Parque, o grupo que aceita o desafio da trilha não somente é recompensado pelos segredos notívagos da mata, mas, também, com a vista panorâmica em um dos mirantes naturais mais belos da capital paulista, ao chegar no ponto mais alto da trilha, aos 1.010 metros de altitude.
O percurso apresenta um nível de dificuldade moderado, cobrindo uma distância total de sete quilômetros, contabilizando ida e volta. Ao participar dessa jornada, os visitantes não apenas têm a oportunidade de contemplar a beleza natural da região, mas também aprendem sobre a importância da preservação dos ecossistemas locais.
A 18ª edição da Caminhada Noturna é realizada no próximo dia 25 de junho, a partir das 18h.
Ecoturismo na Cantareira
Apresentar a riqueza natural da região aos turistas e aos moradores de São Paulo é uma das missões da Urbia na gestão do Parque Estadual da Cantareira. Além da trilha que leva os visitantes à Pedra Grande, o Parque também oferece uma variedade de outros caminhos abertos em meio à mata, para quem quer desbravar o local de maneira consciente. Uma das opções de caminhada é aquela que leva o turista ao Engordador. Aberta ao público em 1992, esta área de visitação é repleta de atrativos históricos e naturais, que levam o visitante a conhecer um antigo sistema de abastecimento de água da cidade de São Paulo, com uma caldeira e duas bombas, uma a vapor de origem inglesa e a outra a diesel de origem alemã.
Mais que contemplar a beleza quase intocada dos ambientes, ainda é possível aproveitar no Parque algo considerado único na capital: um banho de cachoeira. Tudo sob o olhar atento da conservação e dos cuidados ambientais, para que o local siga como casa de tantos animais e um refúgio tranquilo e preservado para a população, que proporciona não apenas uma experiência educativa, mas também momentos de bem-estar e lazer.
Serviço:
18ª Edição da Caminhada Noturna
Data: 25 de maio, das 18h às 23h.
Local: Rua do Horto, 931 – Horto Florestal – São Paulo – SP. Portão 1.
Valor da inscrição: a partir de R$ 60,00.
 
Parque Estadual da Cantareira
Atividades: visitas aos núcleos Pedra Grande, Engordador e Águas Claras.
Data: quarta a domingo, das 8h às 17h.
Valor: a partir de R$ 27,50.
(Divulgação: Urbia Parques)

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment