Parque das Neblinas revela seu tesouro escondido: a Trilha “Caminhos de Tropa”

O trajeto de 19 quilômetros conta com 15 atrativos e vista para mirantes

O Instituto Ecofuturo inaugura nova trilha no Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano: a “Caminhos de Tropa”, uma trilha de longo percurso monitorada com 19 quilômetros, área de camping rústico para pernoite e atrativos com muita história e paisagens exuberantes. Essa é a nona trilha do Parque, localizado a 115 km da capital paulista, que também oferece outras atividades de ecoturismo, como trilhas autoguiadas e monitoradas, cicloturismo, canoagem e camping.

A área, hoje protegida no Parque das Neblinas, foi alvo de muita exploração nas décadas de 1940 a 1950, quando parte da Mata Atlântica foi transformada em carvão pela indústria siderúrgica. O carvão produzido em “fornos de barranco” era escoado no lombo de burros e mulas: as conhecidas “tropas”. Por isso, a “Caminhos de Tropa” é uma opção para aqueles que desejam experimentar uma aventura na natureza e conhecer a história da área por meio dos seus elementos naturais e antrópicos. São 15 atrativos no total, como a Passarela das Antas, mirantes com vista para o litoral e para a cidade, antigos fornos de carvão, a Cachoeira da Pedra Riscada e até nascentes!

Com o intuito de proporcionar uma experiência em meio a natureza, o percurso da trilha foi cuidadosamente planejado para oferecer segurança aos visitantes, e deve ser feito com a condução de monitores especializados. Dessa forma, os monitores garantem a segurança dos visitantes e a interpretação da história da área, além de apresentarem as curiosidades da Mata Atlântica. Pensando em proporcionar a melhor experiência para todos que escolham fazer o circuito, são oferecidas duas modalidades para o passeio: o de Day Use, para aqueles que buscam explorar uma parte da trilha em um só dia, e a modalidade com pernoite, ideal para quem busca uma experiência imersiva, acampando na floresta e descobrindo tudo que a Mata Atlântica pode proporcionar.

O Parque é uma reserva de 7 mil hectares de floresta em diferentes estágios de regeneração e protege 1.330 espécies da fauna e flora já registradas no local, como a onça-parda (Puma concolor), o sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) e o muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides). Além disso, abriga um grande patrimônio hídrico: são 530 nascentes e 14 km do rio Itatinga conservados na área.

Valores: R$100 (Day use) / R$200 (pernoite)*

*Aqueles que optarem pela modalidade de pernoite, deverão trazer sua própria barraca e equipamentos

Todas as visitas devem ser agendadas previamente pelo e-mail: parquedasneblinas@ecofuturo.org.br ou pelo telefone: (11) 4724-0555.


 

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment