Parceria entre BRAZTOA e Festuris leva o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024 para a Serra Gaúcha

A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e o Festuris (Feira Internacional de Turismo de Gramado) se unem pela promoção do turismo sustentável e levam o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024 para a Serra Gaúcha, com cerimônia agendada para 9 de novembro.

A parceria  para o Festuris como anfitrião engloba a realização da tão esperada premiação anual em Gramado e  também do SEEDS (Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável), com a Braztoa cuidando da curadoria de toda a programação do palco ESG Festuris Braztoa. Essa inédita aliança é marcada pelo entusiasmo mútuo e pela confiança de que a união de forças e expertises trará um impacto positivo para todos os envolvidos, fomentando práticas de turismo mais sustentáveis e responsáveis, além de fortalecer o turismo no Rio Grande do Sul.

Para abrir a programação, dentro do Meeting, que marca as manhãs das atividades do Festuris, nos dias 8 e 9 de novembro, a BRAZTOA será responsável por uma das palestras que abordará a sustentabilidade e o ESG (Environmental, Social, and Governance) voltados para as empresas. O encontro é uma oportunidade única para os participantes aprenderem e se inspirarem com as melhores práticas e inovações.

Já o palco ESG Festuris Braztoa, que faz parte da agenda oficial do evento, receberá a maior edição do SEEDS (Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável), com duas tardes de uma programação dedicada a se tornar um ponto de encontro para discussões, reflexões, inspirações, compartilhamento de cases e práticas inovadoras que podem transformar o setor de turismo, abordando temas relevantes ao desenvolvimento sustentável e práticas de ESG.

Um dos principais objetivos do SEEDS é deixar um legado duradouro para o destino anfitrião, promovendo iniciativas sustentáveis no turismo que possam ser implementadas a longo prazo, contribuindo para um impacto positivo e sustentável no destino e na indústria do turismo como um todo. Durante o SEEDS, os palestrantes compartilharão conhecimentos e experiências com fornecedores, membros do trade local, além de visitantes e participantes do Festuris, abordando uma variedade de temas relevantes e interligados ao destino, levando em consideração os desafios e as oportunidades da atualidade e do futuro, todos relacionados ao desenvolvimento sustentável no turismo.

Encerrando a programação do sábado, 9 de novembro, será realizada a cerimônia do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024. principal reconhecimento em turismo sustentável no Brasil, que chega à sua 12ª edição evidenciando as iniciativas mais inovadoras e impactantes no campo da sustentabilidade no turismo.

A premiação, cujas inscrições seguem abertas até o dia 24 de junho no site www.braztoa.com.br, irá reconhecer até 10 iniciativas vencedoras, destacando as melhores práticas e projetos que promovem a responsabilidade ambiental, social e econômica. Com o Prêmio, a BRAZTOA reforça seu compromisso em incentivar a adoção de práticas sustentáveis, inspirando empresas e destinos a buscarem continuamente a melhoria e a inovação em suas operações, contribuindo para um turismo mais consciente e responsável.

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, foi a primeira premiação no mundo a receber a chancela da OMT (Organização Mundial do Turismo), e segue contando com o apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), além de ter o apoio institucional da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo).

“Esta edição do Prêmio é uma oportunidade de unir forças com o Festuris para não apenas celebrar as melhores práticas, mas também gerar discussões profundas sobre como podemos, coletivamente, enfrentar os desafios climáticos” comenta Marina Figueiredo, Presidente Executiva da BRAZTOA. “Através da programação vamos proporcionar um ambiente para pensar e promover o turismo responsável ao mesmo tempo que apoiamos a Serra Gaúcha e outros destinos da região, que são tão importantes para nossos operadores e destaques entre as buscas dos brasileiros. Isso não só reflete o propósito da premiação, mas também reafirma o compromisso contínuo da BRAZTOA com a sustentabilidade no setor turístico brasileiro, bem como o compromisso do Festuris com a região”, finalizou Marina.

Há mais de 35 anos o Festuris conecta destinos, marcas e pessoas, gerando oportunidade de negócios, conhecimento e networking. A feira mais querida do Brasil e o principal evento desta categoria na região Sul do Brasil, chega à sua 36º edição, e acontecerá de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Neste ano, o tema “Conexão Futuro” destaca a união entre tradição e inovação, refletindo a trajetória do evento e o atual momento vivido pelo Estado do Rio Grande do Sul. Com esse enredo, Festuris e BRAZTOA se unem para projetar um futuro do turismo que seja sustentável e vibrante. As inscrições para o Festuris já estão abertas e podem ser feitas aqui.

“Estamos muito felizes com essa parceria, que é fundamental para o turismo e para nós. Receber o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade na Serra Gaúcha é uma grande honra e reforça nosso compromisso com práticas responsáveis e sustentáveis”, disse Cibele Marcon, gerente de comunicação do Festuris. “O slogan deste ano do Festuris é ‘Conexão Futuro’, porque não existe o amanhã se não cuidarmos do hoje. Temos esse compromisso com a sustentabilidade desde sempre e falaremos muito mais sobre isso. Agradecemos e reafirmamos que estamos conectados nos propósitos e nas práticas responsáveis e sustentáveis. Tenho a certeza de que todo esse conteúdo assinado pela Braztoa no Festuris, ligado à sustentabilidade e ao ESG, só irá somar. Cada semente que plantamos hoje, colheremos no futuro”, completou Cibele.

Outras informações sobre o Festuris e sobre a programação especial em parceria com a BRAZTOA serão atualizadas gradativamente pelos canais oficiais dos eventos.

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment