Navios da esquadra Brasileira abrem suas portas para visitação e promovem experiências diversificadas em Salvador

Exposição, cortejos, ações ecológicas e visitação a navios movimentam fim de semana

Baianos e turistas que visitam a Bahia contaram com atrativos e ações diversificados no último fim de semana, apoiados pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). No Forte São Diogo, na Barra, em Salvador, a mostra “Um Outro Olhar Sobre o Carnaval”, que prossegue até 7 de fevereiro, revela, em painéis e fantasias, a visão do designer e ilustrador Pedrinho da Rocha sobre a festa.

“Tentamos retratar um pouco da história do Carnaval de Salvador a partir da invenção do trio elétrico, resgatando a memória afetiva. O apoio da Setur-BA foi fundamental”, declarou Pedrinho da Rocha.

“É muito interessante conhecer as transformações sofridas pela festa ao longo das décadas. Gostei muito dos painéis, mostrando a diferença das épocas”, pontuou a psicóloga paulista Mariana Gentile, de 28 anos.

No porto de Salvador, baianos e turistas tiveram a oportunidade de visitar, no domingo (28), três navios da Esquadra Brasileira, com destaque para o navio-aeródromo multipropósito Atlântico (A-140), considerado o principal da Marinha do Brasil. A visitação contou com receptivo da Setur-BA, com minitrio, percussão e capoeira.

Também no último domingo (28), 1,2 mil pessoas participaram da 11ª edição do Presente Ecológico de Iemanjá do Solar do Unhão, ação ambiental que compõe o calendário de festas populares da capital, com a tradicional entrega do balaio à Rainha das Águas e feijoada. “Adoro a forma como a comunidade da Gamboa acolhe as pessoas. Além da festa e da própria questão ambiental, o ritual do candomblé, realizado pelos pescadores, é algo fascinante”, afirmou o artista plástico brasiliense Steve Eponto, de 42 anos.

No Espaço Cultural Barroquinha, palestras, atrações culturais, oficinas, shows e a etapa final dos jogos internacionais Estação Paranauê marcaram a quinta edição do Rede Capoeira – Heróis Populares, aberto quarta-feira (24) e com atividades até sábado (27).

Na zona turística Costa dos Coqueiros, aconteceu, de sexta (26) a segunda-feira (29), a Festa do Bonfim de Mata de São João, com a realização, no domingo (27), do tradicional cortejo, que seguiu do centro da cidade à igreja do Bonfim, com baianas típicas, carros de boi, charangas e grupos afros. Grandes atrações musicais, como Bell Marques, Padre Fábio de Melo e Ivete Sangalo, se apresentaram na festa.

Já em Camaçari, o projeto Verão de Todos e Para Todos chegou, no domingo (28), à praia de Jacuípe, com ações de conscientização ambiental e atividades recreativas


(Foto: Tatiana Azeviche)

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment