MTur oferta mais de 400 vagas em especialização para Guias de Turismo no Sudeste

As inscrições online vão até o dia 30 de março

Estão abertas 450 vagas em curso de especialização em Atrativos Naturais para Guias de Turismo do Sudeste. O curso é uma parceria entre Ministério do Turismo e Universidade Federal Fluminense (UFF) e tem inscrições abertas até o dia 30 de março através do link: Link.
O curso de Especialização Técnica em Atrativos Naturais para Guias Regionais de Turismo da Macrorregião Sudeste nasceu com o intuito de atender o proposto pelo Programa de Aperfeiçoamento do MTur, que trata do aperfeiçoamento profissional na área de turismo no país. O objetivo é aprimorar as competências profissionais do Guia de Turismo para atuar como facilitador ou mediador entre turistas e destinos turísticos, prestando informações sobre os locais e as instalações, interpretando os atrativos, realizando uma mediação em atividades de turismo em áreas naturais e supervisionando as atividades e comportamentos dos visitantes em favor da excelência na prestação de serviços e no atendimento, bem como na experiência do turista.
A carga horária total da especialização é de 200h, sendo 160 horas teóricas na modalidade EaD, e 40 horas de aula prática, a serem cumpridas pelo aluno a partir das informações e das orientações que serão estabelecidas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
MAIS CURSOS – Também estão abertas 400 vagas de especialização para Guias de Turismo habilitados no Cadastur como “Guia Regional” dos estados da macrorregião Norte e Centro-Oeste.

As vagas são referentes aos cursos em Atrativos Naturais e Atrativos Culturais (200 vagas para cada curso) e as inscrições vão até o dia 8 de abril, por meio do link: Link. A especialização é gratuita, com carga horária total de 200 horas, sendo 160 horas EaD e 40 horas de aulas práticas em nível de Especialização Técnica, com ingresso em 20 de abril de 2024.
Só no primeiro semestre deste ano, o Ministério do Turismo já disponibilizou mais de 9 mil vagas a profissionais e estudantes do setor em cursos gratuitos de qualificação e profissionalização. As diversas oportunidades são ofertadas em plataforma própria do MTur e também por meio de parcerias com instituições de ensino de todo o país.
SEGUNDO SEMESTRE – Para o segundo semestre ainda serão abertas vagas para os cursos de Turismo Acessível à pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA); Turismo Acessível às pessoas com deficiência intelectual; Turismo Acessível às pessoas com surdocegueira e deficiência múltipla; English for Tourism – Basic”, para formação em inglês nível A1; Agente de Informações Turísticas com ênfase em Atrativos Naturais; Especialização em Atrativos Naturais e Culturais para Guias de Turismo Regional da Região Sudeste, Norte e Centro-Oeste; Agente de Viagens; Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Distribuição; Cerimonial e Protocolo para Eventos; Planejamento e Organização de Eventos Sociais; Cozinha Internacional; Cozinha Brasileira; Cozinha Japonesa; Sustentabilidade Aplicada a Cozinha e Boas Práticas para Serviços de Alimentação.
PARCERIAS – A oferta de qualificação profissional tem sido uma prioridade do Ministério do Turismo. Além do seu próprio conteúdo de formação disponibilizado no portal https://qualifica.turismo.gov.br/, o órgão também promove cursos por todo o país com diversos parceiros, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), dentre outros.
Fique sempre atento ao portal do MTur para acompanhar as ofertas de vagas. Clique AQUI.

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment