México e Brasil estabelecem sistema conjunto de vistos eletrônicos

São Paulo- A desaceleração do turismo receptivo no México, apontada em recente análise pelo Conselho Nacional de Empresas de Turismo (CNET) e pela Associação Hoteleira de Cancún, teve efeitos nas relações diplomáticas entre México e Brasil.

“Nesse sentido, e em seguimento aos acordos alcançados no âmbito da V Comissão Binacional Brasil-México, os dois países concordaram em estabelecer, nos próximos meses, o sistema recíproco de vistos eletrônicos”, explicaram em nota do Ministério das Relações Exteriores do México.

“A adoção conjunta de vistos eletrônicos permitirá que cidadãos brasileiros e mexicanos possam, de forma rápida, segura e sem a necessidade de se deslocar a repartições consulares, solicitar visto de visitante para turismo e negócios em ambos os países”, acrescenta a agência estatal.

Passaporte brasileiro (Foto: Marcelo Camargo/Agencia Brasil)
  • Além disso, o comunicado afirma que os dois países continuarão trabalhando no “objetivo comum do retorno gradual ao Acordo de Isenção de Vistos”.

Como se sabe, na sua última análise ao turismo internacional, a CNET e a Cicotur afirmam que a redução dos fluxos turísticos em abril e maio representa uma contração de receitas na ordem dos 354 milhões de dólares.

  • Francisco Madrid, diretor do Centro de Pesquisa e Competitividade Turística (Cicotur) da Universidad Anáhuac, explicou que uma boa forma de medir a gravidade da desaceleração é reconhecer que entre março e maio de 2023, foram recebidos 526.160 turistas a menos dos Estados Unidos, Colômbia, Brasil e Reino Unido, do que no mesmo período de 2022.

A incerteza econômica e as políticas de vistos com alguns países, como Brasil e Colômbia, foram apontadas como causas da desaceleração do turismo internacional, segundo a CNET. Como lembrado, em agosto de 2022, o México tomou a decisão unilateral de encerrar a política de isenção de vistos para visitantes brasileiros, que chegam a cerca de 300.000 por ano.

  • Fonte: Reportur

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment