Entre os dias 09 e 14/09, membros das delegações de 30 países reuniram-se no Centro de Convenções do resort para debates globais sobre os rumos da produção agropecuária e seu desenvolvimento sustentável no planeta
O Malai Manso, na Chapada dos Guimarães (MT), foi palco do Encontro do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20 no Brasil. Estiveram reunidos e hospedados no resort 350 participantes das delegações de 30 países e órgãos internacionais que, em debates globais, discutiram os rumos da produção agropecuária e seu desenvolvimento sustentável para a segurança alimentar e nutricional do planeta.
Ao longo da última semana foram realizadas reuniões técnicas, encontros bilaterais e ministeriais organizados no imenso Centro de Convenções com mais de 4.300m². “A versatilidade de formatos do nosso espaço permitiu também que vários grupos de trabalho realizassem, ao mesmo tempo, eventos paralelos entre lideranças globais alinhadas com os temas do encontro” explica Ricardo Gouveia, Diretor Comercial do Malai Manso.
Além da estrutura do Centro de Convenções, Gouveia acrescentou outros pontos que levaram a escolha do resort para sediar o evento. “Estamos instalados em Mato Grosso, maior estado da agropecuária brasileira. Essa representatividade, somada à localização às margens do Lago do Manso, e nossa imensa infraestrutura de hospedagem e serviços certamente contribuíram na escolha”, enfatiza.
Receber um evento dessa magnitude como o G20 do Agro, além de ser uma honra para nós do Malai, também foi um grande desafio, comenta Dairon Grandi, Diretor de Operações do resort.
“Geralmente esses encontros acontecem em centros de eventos e os participantes se hospedam em diversos hotéis próximos. Aqui fizemos as duas coisas: todas as delegações e organizações convidadas se hospedaram conosco e tiveram suas reuniões em nosso Centro de Eventos”, explica o dirigente.
“Foram mais de 350 participantes, com idiomas e culturas muito diferentes umas das outras. Um enorme desafio nas questões de gastronomia e atendimento. Porém, com muito planejamento e dedicação pudemos mostrar para o Brasil e o mundo que o Mato Grosso não é só o estado do agronegócio, mas também do turismo, com uma infraestrutura de ponta e atendimento de excelência”, afirma.
O executivo acrescenta que em consonância com os principais temas discutidos no evento, como a sustentabilidade, a escolha do Malai Manso foi primordial. ”Somos referência em programas ambientais e o único resort do Brasil 100% movido a energia solar, além de estarmos muito bem apoiados em práticas de ESG”.
Para que o encontro do G20 ficasse marcado na história do Malai Manso o complexo hoteleiro criou o Pomar das Nações. “Nesse espaço dedicado cada ministro da agricultura dos mais de 30 países, e as organizações representadas, a exemplo da FAO da ONU, plantaram uma árvore frutífera nativa em nosso jardim. Ao todo foram 45 árvores circulando uma muda de Pau Brasil ao centro, plantada pelo nosso Ministro da Agricultura e Pecuária, Sr. Carlos Fávaro”, finaliza Dairon Grandi.
G20 no Malai Manso debateu os rumos da agropecuária sustentável (Divulgação)