Localiza tem recorde de resultados no 1º trimestre de 2018

Foto: Divulgação 

No 1º trimestre de 2018, a Localiza -continuou apresentando resultados sólidos e superiores à sua performance no ano de 2017: aumento de 46,3% de lucro líquido e 36,1% de receita líquida quando comparados ao primeiro trimestre do ano passado.

A divisão de aluguel de carros, mais uma vez, demonstrou forte crescimento, com aumento de 53,3% no volume de diárias em relação ao mesmo trimestre do ano passado. A rede própria de agências foi ampliada em seis unidades, passando de 384 para 390. O sistema Localiza totaliza ao final do 1º trimestre, 591 agências, sendo 521 no Brasil e 70 em outros 6 países da América do Sul.

A divisão de frotas também teve performance relevante em termos de crescimento, com um aumento de volume de 22,1% em relação ao 1º trimestre de 2017.

O Seminovos fechou o trimestre com mais de 25 mil carros vendidos, com aumento no preço médio de venda e apresentando ainda mais eficiência no processo de venda.

A frota total fechou o período com aproximadamente 193 mil carros, em patamar praticamente estável em relação ao final de 2017.

O desempenho dos negócios da Companhia foi acompanhado pelos resultados financeiros, que da primeira à última linha alcançou patamares de crescimento de 30% a 40%. Foi um trimestre de lucro líquido recorde, alcançando R$176 milhões, o que representou crescimento de 46,3% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Participação de mercado

Além dos resultados operacionais extremamente positivos, a Localiza ampliou a sua participação de mercado conforme apresentado no Anuário 2018 da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA). Considerando o faturamento bruto da unidade de aluguel de carros da Companhia (incluindo franqueados), a Localiza aumentou sua participação de mercado em 3,0 p.p. no período.

Segundo o Anuário da ABLA, o mercado de aluguel de carros no Brasil (excluindo Gestão de Frotas) cresceu 12,1% em 2017. As locações tem se tornado uma opção cada vez mais acessível aos usuários. “O comportamento do consumidor brasileiro em relação à locomoção vem mudando da posse para o uso. Como uma empresa de soluções em mobilidade, capturamos essa demanda, nos inserimos nesse novo cenário e estamos colhendo bons resultados”, comenta o CFO da Localiza, Maurício Teixeira.

Sustentabilidade

Em iniciativa pioneira no segmento, a Localiza adotou, em Março, a utilização de energia solar em 497 agências de aluguel de carros e seminovos no país. Atualmente, 30% do consumo de energia da Companhia está sendo abastecido por energia renovável. A estimativa é que, até o final de 2019, todas as unidades da empresa sejam abastecidas com 100% de energia fotovoltaica. Essa inciativa reafirma o compromisso da Localiza com a sustentabilidade e contribui para os objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU, do qual a Localiza é signatária.

Novo CFO

A partir desta sexta-feira, 27, Mauricio Teixeira assume formalmente o cargo de CFO e DRI, na Diretoria de Finanças e Relações com Investidores da Localiza em substituição a Roberto Mendes. Mauricio se juntou a Companhia há aproximadamente um ano para assumir gradualmente as atribuições do cargo.

Mauricio Teixeira tem 40 anos, é formado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem Mestrado em Métodos Matemáticos em Finanças pelo IMPA, participou de programas de educação executiva em Harvard, Wharton e Fundação Dom Cabral. Maurício começou sua carreira no Banco BBM, liderou a área de planejamento financeiro da Telemar e foi CFO de empresas investidas pelos grupos de private equity GP Investments, Advent International e Vinci Partners.

Roberto Mendes, que está na companhia desde 1985, deixa o cargo de CFO, mas continua como Consultor Sênior da Localiza, contribuindo com sua sólida experiência. Roberto contribuiu com o processo de profissionalização da Localiza e participou da operação de Private Equity, Oferta inicial Pública de ações, diversas emissões de dívida no mercado local, senior notes, além de ter liderando o processo de compra e integração das operações da Hertz Brasil.

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment