Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba oferecem um festival de sabores e eventos gastronômicos durante todo o ano.
O Litoral Norte de São Paulo vem se destacando como um dos principais destinos gastronômicos do estado, oferecendo uma rica experiência culinária aos seus visitantes. Com uma combinação de tradição caiçara, alta gastronomia internacional e festivais gastronômicos, a região atrai turistas em busca de sabores únicos.
As cinco cidades que compõem o Circuito Litoral Norte de São Paulo (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) oferecem uma diversidade de opções gastronômicas, desde restaurantes típicos que servem pratos da tradicional culinária caiçara até estabelecimentos de alta gastronomia internacional. Além disso, a valorização dos ingredientes frescos da região, como peixes, frutos do mar e frutos típicos da Mata Atlântica, é um diferencial marcante.
Gastronomia caiçara
A culinária caiçara, caracterizada pela simplicidade e pelo uso de ingredientes naturais, é um dos destaques da região. O preparo lento e artesanal, com destaque para os temperos, proporciona uma experiência gastronômica autêntica. Além de degustar pratos típicos, os visitantes podem conhecer fazendas produtoras de mariscos, aprendendo sobre o processo de reprodução, cultivo e preparação.
Festivais gastronômicos
A região promove diversos festivais gastronômicos ao longo do ano, celebrando a cultura e a culinária local.
A Festa da Tainha de Bertioga, com 47 edições, é um marco da culinária caiçara, atraindo milhares de visitantes e promovendo a união entre as comunidades locais e turistas. A edição de 2024 ocorreu de 28 de junho a 28 de julho e bateu recorde, atraindo 35 mil visitantes à Tenda de Eventos. Este ano, o evento trouxe novidades como música ao vivo, venda de lembrancinhas, feira de artesanato, porções de camarão e um espaço pet-friendly.
O evento, com raízes profundas, celebra uma antiga tradição indígena transmitida aos caiçaras. Eles comemoravam a fartura de pescado, que alimentaria as famílias e garantiria a renda ao longo do ano. Atualmente, a festa é organizada pelo Lions Clube de Bertioga em parceria com a Prefeitura, e arrecada fundos para projetos sociais na cidade.
O diretor de Turismo, Filipe Toni Sofiati, ressalta a importância do evento. “A Festa da Tainha é a maior e mais antiga do Litoral Paulista, crescendo a cada ano e atraindo grande fluxo turístico em um período crucial, a baixa temporada regional, beneficiando todo o comércio local”, diz o diretor.
Já Caraguatatuba sedia o Caraguá a Gosto, um evento consolidado que reúne diversos estabelecimentos e pratos concorrentes, fomentando a economia e a geração de emprego e renda na cidade. O evento, que está em sua 19ª edição, acontece até o dia 8 de setembro e inclui 59 estabelecimentos com 102 pratos concorrendo.
“Nossa evento é uma referência no Estado de São Paulo e já foi copiado por outras cidades do Brasil. Então a gente tem uma força muito grande na gastronomia de Caraguá, e esse evento é um evento consolidado, já há 19 anos. Além disso, a gastronomia fomenta a economia e a geração de emprego e renda, já que os restaurantes contratam garçons, cozinheiros e auxiliares para ampliar seu escopo de trabalho. E também impulsiona os meios de hospedagem. E a gente tem uma diversidade muito grande de restaurantes na cidade hoje. Tem culinária japonesa, culinária italiana e alguns bistrôs novos. Tem tido uma gama muito grande, além do carro chefe que são os frutos do mar e a culinária caiçara. Então a gente incentiva o turismo gastronômico, os restaurantes, para fortalecer cada vez mais o turismo na cidade”, comenta o secretário de Turismo de Caraguatatuba, Rodrigo Tavano.
Ilhabela, por sua vez, se destaca pelo turismo gastronômico, com mais de 200 restaurantes, bares e cafés. E o Festival do Camarão, em sua 29ª edição, é um dos eventos mais tradicionais da cidade.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, Harry Finger: “o turismo gastronômico é um dos destaques da cidade, e é fruto da nossa riqueza cultural, que proporciona grande variedade de temperos, receitas e sabores. Para valorizar o segmento, realizamos diferentes eventos ao longo do ano, como o Festival da Sardinha, da Tainha e, claro, o tradicional Festival do Camarão. Este evento teve início em 8 de agosto e segue até o dia 8 de setembro em mais de 50 restaurantes de Ilhabela”.
São Sebastião também se destaca na gastronomia, com estabelecimentos que oferecem o melhor da culinária caiçara. A cidade promove diversos eventos temáticos ao longo do ano, como o Festival Gastronômico Caiçara e o Festival Japonês.
Segundo a secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo, o município é destaque por possuir diversos estabelecimentos que oferecem o melhor da culinária caiçara. “Além disso, somos uma cidade que já ganhou prêmios relacionados a gastronomia, como o Prêmio Top Destinos Turísticos na categoria Turismo Gastronômico, além de receber o prêmio destaque na feira gastronômica FIBEGA USA – 2019 e possuir cinco estabelecimentos locais inseridos no programa Rotas Gastronômicas, realizado pela Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo. A Prefeitura de São Sebastião também fomenta o turismo gastronômico por meio da realização de eventos temáticos durante todo o ano, como o Festival Gastronômico Caiçara, o Festival Japonês, o Festival Americano, o Arraiá Caiçara, o Festival Italiano e o Festival Comida de Boteco, sendo ações com um papel crucial no aquecimento da economia local, gerando empregos e fortalecendo a rede de fornecedores e produtores regionais”.
Ubatuba complementa a oferta gastronômica da região com uma variedade de restaurantes, pizzarias, lanchonetes e eventos focados na gastronomia, como a Festa da Mandioca e o Festival do Camarão.
“Em Ubatuba, além das nossas belas praias, também possuímos muitas outras atratividades. Uma delas é a nossa gastronomia típica e diferenciada, com destaque aos pratos elaborados por nossas comunidades tradicionais, entre elas a caiçara. Nas temporadas de inverno, são muitos eventos focados na gastronomia tais como a Festa da Mandioca, o Festival do Camarão e nosso Festival Gastronômico, entre outros. São eventos, restaurantes, quiosques com diversos pratos à base de peixe, frutos do mar, banana, mandioca, jussara, taioba, gengibre e muitas outras delicias”, complementa o secretário Adjunto de Turismo de Ubatuba, Rodrigo Carlos.
Reconhecimento e promoção
Vale lembrar que o Circuito Litoral Norte de São Paulo faz parte das Rotas Gastronômicas organizadas pela Setur-SP, que reconhece e promove os principais produtores e estabelecimentos de diversos destinos do estado. Essa iniciativa contribui para fortalecer o turismo gastronômico na região e valorizar a cultura local.
Para saber mais sobre a gastronomia e os fornecedores da Região Turística, acesse: https://circuitolitoralnorte.
E para conhecer todas as experiências do Litoral Norte, visite: https://circuitolitoralnorte.
Foto: Marcos Bonello