LGBT+ Turismo Expo: Inclusão na Hospitalidade em destaque

A LGBT+ Turismo Expo 2024, que ocorreu ontem (25) no Hotel Unique, em São Paulo, foi um marco importante para o turismo inclusivo no Brasil. O evento reuniu profissionais e empresas do setor turístico para discutir e promover práticas que valorizem a diversidade e a inclusão, criando um ambiente mais acolhedor para todos os viajantes.

O evento contou com diversas palestras que abordaram temas essenciais para o desenvolvimento e a promoção do turismo inclusivo. O evento recebeu aproximadamente 700 agentes de viagens e operadores de turismo, além de cerca de 60 expositores.

Tivemos agentes que trabalham fortemente o mercado de luxo, agentes que trabalham com o mercado de ecoturismo e aventura e, principalmente, vimos um volume bem interessante de operadoras. Para nós, era nosso calcanhar de Aquiles ter a visita das operadoras na Expo, e este ano, com o evento acontecendo aqui em São Paulo, conseguimos sanar essa demanda que tínhamos”, ressalta o idealizador Alex Bernardes

Inclusão e Hospitalidade

Representantes de grandes redes hoteleiras discutiram como promover uma hospitalidade inclusiva. Foram apresentados casos de sucesso de hotéis que implementaram treinamentos específicos para seus funcionários, garantindo um atendimento respeitoso e inclusivo para todos os hóspedes.

O Diretor Geral do Hotel Unique, Wellington Melo, durante o painel ‘TURISMO LGBT+ E A CONVERGÊNCIA COM O SEGMENTO LUXO’, ressaltou a importância de contratar funcionários LGBTQIAPN+ . Ele enfatizou que, antes de tudo, é fundamental que o hotel esteja preparado para acolher esses profissionais, criando um ambiente inclusivo. Dessa forma, os hóspedes também se sentirão representados e bem recebidos ao serem atendidos por membros da comunidade LGBTQIAPN+.

Para estarmos preparados para receber a comunidade LGBTQIAPN+, primeiro precisamos, como empresa, estar preparados para acolher os funcionários que pertencem a ela. Se os funcionários não se sentirem representados e confortáveis em um ambiente que valorize a diversidade, provavelmente não estarão preparados para receber e atender adequadamente os clientes. Embora o tema ESG, que inclui a diversidade como um de seus pilares, esteja sendo muito discutido atualmente, o discurso na rede hoteleira ainda é superficial e precisa de mais profundidade. No entanto, não podemos ser extremamente pessimistas. Existem, sim, algumas iniciativas já em andamento, e devemos nos apoiar nessas iniciativas para promover mudanças positivas. Ao trazer essa mudança internamente, certamente conseguiremos oferecer um atendimento melhor e mais inclusivo a todos os nossos clientes”, enfatiza Wellington Melo (Diretor Geral do Hotel Unique)


(Foto: Wellington Mello ( Hotel Unique) e Renata Maia (Reluq) (foto: Geovana Fraga)

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment