Interiorização do turismo atrai brasileiros e aumenta a buscar por viagens de carro próprio e ônibus

Setor rodoviário apresenta alta e movimenta destinos menores para lazer e férias

Pegar a estrada rumo a um destino no país é a opção de muitos na hora de planejar uma viagem. Em um movimento de interiorização do turismo, o uso de carro próprio e ônibus se tornou um meio para 74% dos brasileiros que farão viagens de lazer até março deste ano. A estimativa reforça a atual tendência dos viajantes em procurarem cidades menores para descansar e curtir as férias.

Acesse AQUI a apresentação.

De acordo com os dados da pesquisa do MTur “Tendências de Turismo”, que entrevistou 2.029 pessoas em uma amostra representativa da todas as Unidades da Federação, 64% das pessoas preferem destinos menos movimentados na hora de escolher seu roteiro. Belezas naturais, aliadas a bons preços também estão entre os principais fatores que os brasileiros consideram quando vão viajar.

“A pesquisa mostra o sentimento do brasileiro querer viajar pelo país e isso é importante para a construção de novas políticas públicas que ajudem a ampliar a capacidade do turismo de impulsionar a economia. As agências de viagens vão buscar informações nessa pesquisa para o seu planejamento, em termos de construção de novos produtos turísticos, de novas rotas turísticas, saber o que é o sentimento do mercado, o que o turista busca e, sem dúvida nenhuma, esse Verão agora que já começou vai ser o melhor Verão da história do Brasil”, ressaltou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Ainda segundo o levantamento, ônibus de linha convencionais são os preferidos por quem escolhe pelo modal. De acordo com a pesquisa, 29% dos viajantes irão utilizar ônibus como meio de transporte e 66% das viagens de ônibus serão feitas em linhas convencionais.

Para se ter uma ideia, a expectativa da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) é de que, apenas para o período pré-carnaval, o setor rodoviário aumente em mais de 50% as ofertas de horários nos primeiros 20 dias de fevereiro.

Hoje o setor interestadual atende mais 4.300 linhas com destinos interioranos – abarcando quase todo o Brasil – e realiza cerca de 137 mil viagens onde o destino final é o interior do Brasil. Isto representa 89% de todas as viagens realizadas.

MODERNIZAÇÃO – A indústria de viagens de ônibus tem se adaptado aos passageiros que estão mais exigentes e buscam conforto e segurança quando decidem pegar a estrada. O setor tem investido em frotas mais modernas, equipadas com ônibus leito, serviços de bordo e acesso Wi-Fi, oferecendo uma experiência mais completa aos turistas.

METODOLOGIA – O levantamento “Tendências de Turismo” foi realizado pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI). As entrevistas foram realizadas entre 07 e 11 de dezembro de 2023.​

Acesse AQUI a pesquisa completa.

Ao todo, foram 2.029 entrevistas domiciliares com cidadãos a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro no total da amostra é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento traz recortes com quotas de sexo, idade, região, escolaridade e renda.​

CONHEÇA O BRASIL – O Ministério do Turismo conta com as iniciativas “Conheça o Brasil Voando; Conheça o Brasil Realiza e Conheça o Brasil Cívico”, criadas com o intuito de estimular as viagens domésticas no país, por meio de ações como a ampliação da oferta de novos voos, oferta de linha de crédito específica para compra de produtos de viagem e também estímulo às viagens para a Capital Federal, em um movimento de valorização dos símbolos nacionais e da nossa democracia.

Confira a transmissão do evento no YouTube.

Crédito: Arquivos MTur

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment