Inteligência artificial e jantares no escuro: a nova tendência da gastronomia em Washington, DC

Coquetéis de inteligência artificial e jantares de olhos vendados são algumas das inovações propostas no conceito da experiential cuisine

A presença de cerca de 175 embaixadas e organizações internacionais fazem de Washington, D.C. a capital de maior força política do mundo, mas também a de cultura mais diversificada, com influência direta na gastronomia. Da cozinha tipicamente americana até especialidades da culinária etíope, vietnamita, italiana e latino-americana, entre outras, a cidade oferece uma infinidade de restaurantes espalhados por Georgetown, Dupont Circle e U Street, áreas de maior concentração de estabelecimentos gastronômicos, em comunidades étnicas como Chinatown, ou na vibrante e cosmopolita Adams Morgan.

Não sem razão Washington, DC promove uma série de festivais gastronômicos sazonais e semanas temáticas, como a Restaurant Week, que tem duas edições por ano.

A nova tendência na cidade é a experiential cuisine, que vem transformando o simples ato de comer em experiências sensoriais. Com esse conceito, restaurantes estão incorporando elementos visuais, táteis, olfativos e sonoros para criar uma atmosfera única e transformar o momento das refeições em memórias inesquecíveis. Vale adotar técnicas inovadoras na apresentação dos pratos, lançar mão de ingredientes incomuns, incorporar arte e design à culinária e até criar narrativas na apresentação dos menus.

Coquetéis de inteligência artificial, jantares de olhos vendados, oficinas de sushi e sessões de degustação com chefs de embaixadas são algumas das inovações propostas no conceito da experiential cuisine que tem movimentado e coloca na vanguarda a cena gastronômica de Washington, DC.

Confira algumas das experiências que misturam atividades lúdicas, oficinas, manifestações de arte e cultura e interações com chefs renomados:

City Experiences Signature Dinner Cruise – Jante e dance no Rio Potomac com vista para os icônicos monumentos e memoriais da cidade.

Cure Bar & Bistro – Desfrute de um menu único que combina uma abordagem moderna da culinária francesa tradicional com sushi japonês. O restaurante oferece oficinas de preparação de sushi e um menu interativo com degustação de especialidades do chef às sextas e aos sábados.

Pratt Standard Cocktail Company Classes – Participe de aulas que incluem uma hora de instrução sobre a história do coquetel, destilação e técnicas como guarnição, agitação e mistura.

Pineapples and Pearls – Propõe uma abordagem divertida com um menu de degustação elegante e lúdico composto por vários pratos harmonizados com bebidas. Cada refeição inclui um livro para folhear, uma coleção de histórias e fotografias que explicam partes do curso a ser servido, e outras surpresas.

Rose’s Luxury – Oferece um menu de cinco cursos ao estilo “escolha sua própria aventura” com uma vibe de volta ao mundo. Desfrute de um jantar privado no jardim da cobertura com harmonização de vinhos personalizado por um Mestre Sommelier.

Museu Artechouse – Os visitantes podem dar vida ao seu coquetel através de realidade aumentada, escaneando-o com seus dispositivos móveis. Os designs de RA mudam com base na exposição atual do museu.

Drunk Shakespeare no The Sage Theatre – Em um speakeasy escondido, cinco atores treinados apresentam seu ritual sagrado. Um deles toma cinco doses de uísque e depois tenta realizar um papel importante em uma peça de Shakespeare. A diversão é garantida.

Albi – Chef’s Table at the Hearth – Viaje pela culinária levantina, típica dos países do leste do Mediterrâneo, em uma experiência gastronômica do menu Sofra do Chef Rafidi com duas horas e meia de duração.

Hole in the Wall Dessert Bar (Restaurante Tonari) – Menu degustação de sobremesas com cinco pratos e coquetéis com opções doces e salgadas em companhia da chef Mary Mendoza.

Imperfecto – Menu degustação no estilo Omakase (espécie de rodízio) com mais de 12 pratos, em que o Chef Enrique Limardo conduz o público a uma viagem pela América do Sul e o Mediterrâneo.

Jont – No balcão do chef com 14 lugares é servido um menu degustação focado no conceito farm to table que destaca os melhores ingredientes sazonais ao redor do mundo.

Minibar by José Andrés- É uma das experiências gastronômicas mais exclusivas em DC, que permite ao público acesso à cozinha onde mais de uma dúzia dos melhores chefs de DC trabalham juntos e sincronizados na preparação de suas especialidades.

Seven Reasons – Com lançamento previsto para março, uma experiência surpresa de degustação com o Chef Enrique Limardo propõe que clientes vendados resolvam quebra-cabeças e charadas para “desbloquear” o menu e os utensílios ao longo de um evento interativo de três horas de duração.

Casa Teresa – A proposta é de uma experiência progressiva de jantar, apresentando desde aperitivos preparados pelos clientes com receitas que homenageiam a avó Teresa do chef espanhol Rubén García, até os pratos familiares de peixe, carnes grelhadas e pratos vegetarianos.

Dear Sushi – Uma experiência de omakase que celebra abordagens tanto tradicionais quanto inovadoras de sushi. O rodízio começa com petiscos sazonais, passa por vários cursos de sushis preparados pelo chef Makoto, e termina com uma sobremesa.

dLeña – Experimente o preparo de pratos à lenha em sua própria mesa neste restaurante de alta gastronomia mexicana em um ambiente rústico e elegante. O local também abriga um bar speakeasy (ROJA Mezcal Lounge), que oferece jazz ao vivo e uma carta baseada em drinques feitos com mezcal e tequila.

Embassy Chef Challenge by Events DC – Chefes das embaixadas de Washington, DC participam de uma competição amigável que celebra a diplomacia culinária, por meio de degustações de comida e bebida e mostras de trajes culturais do mundo todo.

Iron Age Korean Steakhouse – É conhecido por seus menus acessíveis no estilo “coma à vontade” em que os próprios clientes preparam em grelhas dispostas em suas mesas o churrasco coreano com grande variedade de opções de carne disponíveis.

Philotimo – Uma mostra das tradições da culinária grega através da perspectiva do chef estrelado, Nicholas Stefanelli.

Crumbs & Whiskers – Primeiro café para animais de estimação da cidade, onde o cliente pode brincar e até adotar um gatinho local.

El Cielo – Desfrute de um menu degustação imersivo que inclui uma manobra visual instagramável denominada “Chocoterapia”, onde os convidados “lavam” as mãos em chocolate líquido para despertar os sentidos.

Fireclay no Hotel Washington – O restaurante oferece uma experiência única de jantar preparado sobre uma chama aberta com opções do menu assinado pelo chef Israel Lopez-Albarracin elaborados com ingredientes de origem local e sabores sazonais.

Para saber mais sobre Washington, DC, acesse www.washington.org/pt


(Foto: divulgaçao)

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment