Índice de Atividades Turísticas cresce 4,6% em agosto

A movimentação econômica do setor de turismo registrou, no mês de agosto, um crescimento de 4,6% frente ao mês anterior – quarta taxa positiva seguida. Assim, entre maio e agosto o acúmulo já aponta uma alta de 49,1%. O crescimento do Índice de Atividades Turísticas no país foi impulsionado pelo aumento na receita das empresas que atuam no segmento de transporte aéreo (7,4) e nos serviços de alojamento e alimentação (4,5). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta quinta-feira (14.10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A cada dia o nosso governo avança mais na vacinação da população que, aliada a adoção de protocolos de biossegurança, tem possibilitado o reaquecimento da movimentação econômica do nosso setor, encurtando o distanciamento para os níveis registrados antes da pandemia. Assim, acredito que muito antes do que se imagina vamos ter a retomada plena das nossas atividades turísticas”, avalia o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Em agosto, oito dos 12 locais pesquisados acompanharam o movimento de alta na atividade turística nacional, com destaque para Goiás (8,8), Paraná (5,4), Ceará (5,1), São Paulo (4,9) e Minas Gerais (4,7).

Na comparação com agosto do ano passado, o índice apresentou expansão de 53,8%, avançando em todas as 12 unidades da federação onde é investigado. O crescimento foi impulsionado, principalmente, pelos resultados obtidos pelos ramos de transporte aéreo, rodoviário, hotéis, restaurantes, serviços de bufê, agências de viagens e locação de automóveis. Se comparado o acumulado de janeiro a agosto de 2021 ao mesmo período do ano passado, o crescimento na movimentação econômica chega a 17,7%.

Pesquisa Mensal de Serviços –   Volume de Atividades Turísticas

Variação agosto/2021 a julho/2021

Goiás é uma das Unidades da Federação que registrou alta no Índice de Atividades Turísticas no mês de agosto. Crédito: Pablo Regino/MTur

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment