Ilha dos Arvoredos (SP) recebe prêmio inédito nas Américas

Destino localizada no Guarujá conquistou o selo Green Key de excelência em responsabilidade social e sustentabilidade

Localizada no famoso município paulista do Guarujá, a Ilha dos Arvoredos é o primeiro atrativo das Américas a ganhar o selo Green Key de excelência em responsabilidade social e sustentabilidade do segmento do turismo. Gerido pela Foundation for Environmental Education (FEE), o selo ambiental internacional tem sido um dos principais programas de excelência em responsabilidade ambiental e operação sustentável na indústria do turismo e já certificou mais de 4 mil estabelecimentos em 60 países ao redor do mundo.

O Green Key é concedido a equipamentos de hospedagem, parques de campismo, centro de eventos, restaurantes e atrativos turísticos, como: museus, centros de visitantes e parques temáticos. A certificação mostra que o estabelecimento está comprometido em reduzir o impacto ambiental de sua estadia.

Para conquistar o selo, a Ilha dos Arvoredos precisou cumprir 65 critérios obrigatórios e a partir de agora precisará enquadrar-se anualmente em novos critérios exigidos para manutenção da certificação internacional.

A ILHA – Está localizada a 1,6 km da Praia de Pernambuco e possui mais de 37 mil metros quadrados de extensão. Lá funciona um centro de tratamento para animais marinhos e sistema autossustentável em energia elétrica e captação de água da chuva. Está aberta à visitação desde 2021.

O local, projetado pelo engenheiro Fernando Lee, recebeu da Marinha Brasileira a concessão da Ilha para viabilizar pesquisas científicas. Entre os anos 50 e 60, Lee transformou a ilha em um local habitável e autossustentável em energia e água potável, com sistema de captação de água da chuva. Foi a primeira ilha do Brasil a receber placas de captação de energia solar.

Atualmente, a ilha é administrada pela Fundação Fernando Lee e Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP – Campus Guarujá) que realizam projetos científicos e de recuperação de documentos e fotografias históricos para serem disponibilizados na ilha para visitantes.

Foto: Reprodução Instagram Ilha dos Arvoredos

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment