GRU Airport fecha 2018 com recorde de movimentação de passageiros e expansão de serviços

Foto: Divulgação GRU 

Mais de 42 milhões de passageiros utilizaram, em 2018, o Aeroporto Internacional de São Paulo, administrado pela GRU Airport. O número representa um recorde histórico de movimentações, superando a marca alcançada em 2014, quando, com a Copa do Mundo no Brasil, o aeroporto promoveu 39,5 milhões de passageiros. De acordo com a GRU Airport, o resultado é 11,2% superior a 2017. Foram contabilizados, ao todo, 27,3 milhões de passageiros domésticos e 14,8 milhões de internacionais, divididos em mais de 276 mil pousos e decolagens – 77 mil internacionais e 198 mil domésticos.

Além do recorde no volume de passageiros, 2018 foi significativamente positivo para GRU Airport em outros aspectos: o aeroporto inaugurou espaços comerciais, ampliou conexões com o Brasil e com o mundo, expandiu opções de gastronomia e outros serviços ao passageiro. 

Em dezembro de 2018, o DECEA implantou o projeto Ágile em GRU, que permite pouso e decolagem simultâneos em condições visuais. O procedimento diminui o tempo de espera das aeronaves (no ar e em solo), reduz a emissão de CO2 e aumenta a pontualidade dos voos. Foram treinados 227 controladores de tráfego aéreo, somando mais de 4,8 mil horas de exercícios práticos, incluindo simulação em 3D.

Novos caminhos – O ano passado foi marcado também pelo lançamento de 13 novas rotas, que servem 11 diferentes cidades, por sete companhias aéreas. Estão na lista de ligações diretas com São Paulo destinos como Assunção, Buenos Aires, Quito e Santiago, na América do Sul; Curaçao e Tucuman, na América Latina; Las Vegas e Boston, nos EUA; além das europeias Lisboa, Roma e Tel Aviv – o que faz de São Paulo a única cidade da América Latina a dispor dessa rota direta com a cidade israelense.

Na segunda metade do ano, GRU Airport passou a receber a low-cost chilena Sky Airlines, primeira empresa do gênero a operar São Paulo-Santiago, consolidando a expansão de oferta observada entre as duas cidades.

Desde o início da concessão, em novembro de 2012, a capacidade aeroportuária aumentou de 30 para 50 MM de passageiros por ano. Para isso, GRU investiu em infraestrutura e processos para assegurar o crescimento em linha com os padrões de dimensionamento e serviço do contrato de concessão. Dentre as principais melhorias realizadas em 2018, destacam-se o aumento da capacidade de pista de 47 para 55 slots (movimentos de aeronaves) por hora, a construção de 4 novas pontes de embarque no terminal 2 e início da construção de duas novas pontes de embarque no terminal 3 e de um novo pátio de aeronaves, o pátio 7, com capacidade para 6 aeronaves wide body (aeronaves de grande capacidade).

Mais que um Aeroporto – GRU Airport tem como foco ampliar a experiência do passageiro durante sua estadia nas áreas do aeroporto. Em 2018, foram inaugurados 68 novos espaços de alimentação, varejo e serviços.

São mais de 4,5 mil metros quadrados que multiplicam as opções dos visitantes. Fazem parte desta lista a modernização da Dufry (Duty Free), além de novos parceiros comerciais especializados em serviços relacionados a viagem e turismo, alimentação, cultura, eletrônicos, moda e beleza e também espaços infantis, como Mundo Mágico e You Play.

Os passageiros que viajam pelo Aeroporto Internacional de São Paulo agora também encontram marcas consagradas de moda e beleza, como Dior, Chanel e Victoria´s Secret, além de diferentes opções de alimentação e cafés, que passam pelas cozinhas japonesa, americana, italiana, alemã e também pela regional.

Nos saguões dos terminais, os passageiros também podem contar com espaços para literatura, coworking and chillout (espaço para trabalho e descanso, o primeiro em aeroportos na América do Sul), serviços para bagagens, lojas de suvenires, agências de turismo, entre outros.

Como parte do processo de aproximar cada vez mais o público externo do ambiente aeroviário, GRU Airport promoveu, em novembro, o Spotter Day – Edição Sunset, maior encontro de fotógrafos e amantes da aviação já realizado dentro das áreas restritas do Aeroporto Internacional de São Paulo. Participaram do evento mais de 200 spotters, que passaram uma tarde clicando as aeronaves e aguardando pela grande estrela do dia: o A 380 – o maior avião comercial do mundo.

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment