Com a evolução da depressão tropical 14, denominada ‘Milton’, para tempestade tropical e, posteriormente, para um furacão de categoria 1 neste domingo, o governo de Quintana Roo emitiu um alerta verde, com possibilidade de mudança para alerta roxo. Essa medida se aplica especialmente aos municípios de Lázaro Cárdenas, Benito Juárez, Isla Mujeres e Puerto Morelos.
A governadora do estado, Mara Lezama, fez um apelo à população para que se mantenha atualizada por meio dos canais oficiais de comunicação sobre a trajetória e o desenvolvimento do fenômeno meteorológico. “É crucial seguir as orientações da Coordenação Estadual de Proteção Civil de Quintana Roo”, enfatizou.
O Conselho Estadual de Proteção Civil recomendou algumas medidas de precaução, como proteger vidros e janelas com fita adesiva, fixar objetos soltos que possam ser arremessados pelo vento, podar árvores que possam causar danos a cabos de energia e limpar ralos e telhados.
Na manhã de sábado, o centro da tempestade tropical ‘Milton’ estava a 355 km ao norte-nordeste de Veracruz e a 590 km a oeste-noroeste de Progreso, Yucatán. A tempestade apresentava ventos máximos sustentados de 65 km/h, com rajadas de até 85 km/h, movendo-se na direção norte-nordeste a uma velocidade de 6 km/h.
A circulação do ‘Milton’ deve provocar chuvas intensas em diversas regiões do México, com previsões de acumulados entre 75 e 150 mm em Tamaulipas e Veracruz. Além disso, esperam-se chuvas fortes, com possibilidade de precipitações de 50 a 75 mm em Nuevo León e Puebla.
Pancadas de chuva ocasional também são esperadas, com volumes entre 25 e 50 mm em San Luis Potosí e Hidalgo. As costas de Tamaulipas e Veracruz podem enfrentar ventos do norte com rajadas variando de 40 a 60 km/h.
O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) acrescentou que há um risco crescente de tempestades e ventos potencialmente perigosos na costa oeste do panhandle da Flórida, a partir de terça à noite ou quarta-feira da próxima semana.
Além disso, conforme relatado por REPORTUR.mx, a recente depressão tropical Onze já causou chuvas intensas em vários estados do sul do México, incluindo Chiapas, Oaxaca, Tabasco, Veracruz, Campeche, Guerrero, Puebla, Estado do México, Michoacán e Morelos.
Foto: Destaque – Divulgação