FONATUR a força por trás do Turismo mexicano

 

Por Marcos Arruda

Diana Pomar – CPTM , José Luis Ayoub Pérez – Fonatur e a cônsul geral do México em São Paulo, Margarita Perez Villaseñor (Crédito: Marcos Arruda)

São Paulo – Ao contrário do turismo brasileiro, os números do turismo no México vêm crescendo a cada ano, em 2017 chegaram ao país 39,3 milhões de turistas internacionais, esse número representa 12% a mais que em 2016. Este ano, de janeiro a maio, foram cerca de 17,3 milhões de turistas internacionais, 9,6% mais que no mesmo período de 2017.

Esta semana a convite do Ministro do Turismo brasileiro, Vinícius Lummertz, o Subdiretor do FONATUR – Fundo Nacional de Fomento ao Turismo, José Luís Ayoub, apresentou, ao Conselho Nacional de Turismo – CNT, as principais realizações turísticas do México, bem como seu modelo operacional.

Nesta terça-feira (7) no Consulado Geral do México a imprensa conheceu as ações do FONATUR. Participaram também desta apresentação a cônsul geral do México em São Paulo, Margarita Perez Villaseñor e a diretora do Conselho de Promoção Turística do México em São Paulo, Diana Pomar.

História

As reuniões de cooperação realizadas entre o México e o Brasil, desde 1974, favoreceram a promoção do turismo e uma relação coordenada entre os dois países. O objetivo do encontro entre os dois países foi de compartilhar com ministros, governadores, associações e sociedade civil, experiência e conhecimento para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura e integralmente planejada (PIC) centros, a fim de aumentar o turismo e atrair mais investimento para o setor .

Durante sua história, a Fonatur desenvolveu as principais áreas de resorts de praia do México – Cancún, Ixtapa, Los Cabos, Loreto e as Baías de Huatulco, Litibú, Costa Canva, Playa Espíritu e Marina Cozumel, – inaugurando uma nova era para o turismo mexicano. Os destinos de resort da Fonatur também trazem mais da metade dos dólares turísticos estrangeiros para o México.

Outros Números

O turismo representa 8,7 do PIB do México, uma maior participação que a de outros setores, como a de minério, incluindo petróleo, a construção, e serviços financeiros. Desde 2015 o PIB turístico tem crescido mais que o PIB do resto da economia. Em 2017 o turismo cresceu 3,4% enquanto que a economia cresceu 2,3%. No México cerca de 10 milhões de pessoas tem emprego graças ao turismo.

Ocupação hoteleira

A oferta hoteleira no México é de mais de 769 mil quartos. Em 2012 foram registrados 661 mil quartos. Em 2017 foram registrados 234 mil quartos ocupados por dia nos principais destinos, 5,7% mais que em 2016 (ocupação de 61%). De janeiro a maio de 2018 foram registrados 246 mil quartos ocupados por dia, 3,8% mais que no mesmo período de 2017 (ocupação de 62,3%).

José Luís Ayoub (Crédito: Marcos Arruda)

“O México ocupa hoje o sexto lugar de país mais visitado no mundo, passamos de 15º para o sexto. As ações do Fonatur, do planejamento a comercialização, levam em média 10 anos. Podemos diminuir esse tempo e não aumentá-lo”, declarou José Luís Ayoub.

“Se o Brasil se interessar para a experiência do México será fornecido um intercâmbio de experiências e conhecimentos mexicanos no plano. É um modelo muito exitoso o qual me deixa muito orgulhoso em trabalhar no FONATUR”, ressaltou Ayoub

Ele também reconheceu a importância do Memorando de Entendimento assinado entre os dois Ministérios do Turismo em 2015, que forneceu o marco legal para o desenvolvimento de diferentes atividades de cooperação, incluindo a t

roca de experiências e conhecimentos gerados com esta visita.

Segundo Diana Pomar, diretora do CPTM. “Lumertz é o primeiro ministro brasileiro que está dando andamento a um acordo com um planejamento fechado antes de sua gestão ” Diana

O trabalho do FONATUR tem sido fundamental para trazer o México para a posição de liderança que ocupa agora, como a sua longa experiência no planejamento, desenvolvimento, comercialização, conservação e manutenção dos destinos turísticos tem aumentado a competitividade e a presença do país internacionalmente.

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment