Farol Santander São Paulo exibe mostra imersiva com obras interativas e contemplativas de Light Art

Farol Santander São Paulo inaugura hoje 2 de fevereiro, a exposição Smart Lights – luzes inteligentes, uma imersão que oferece uma incrível viagem pelo universo da arte luminosa, com obras inéditas e outras que já passaram pelo cenário artístico, todas destacando a luz como elemento principal. Concebida pelo Instituto URBE e com curadoria de Felipe Brait e Julia Borges Araña, a exposição é apresentada pelo Ministério da Cultura e Santander Brasil, a mostra fica em exibição até 5 de maio de 2024 (domingo).

“Inédita, a mostra proporciona uma imersão no fascinante mundo da light art, com obras e artistas que já percorreram o circuito artístico internacional e têm a luz como fonte primária de suas ativações poéticas. Seja por meio da interatividade, projetos site specific ou da imersão, nessa exposição a luz assume diferentes dinâmicas de expressão, proporcionando uma experiência estética e sensorial única”, comenta Maitê Leite, vice-presidente executiva Institucional do Santander Brasil.

A exposição, que ocupará o térreo e o 22º andar do Farol Santander, exibe sete obras selecionadas, cada uma com uma abordagem singular, de artistas como Anaisa Franco, Estúdio Guto Requena, Leandro Lima, Modular Dreams, Motta & Lima, Raquel Kogan, Rejane Cantoni e Sabrina Barrios.

Uma das propostas centrais desta mostra é a ideia de arte participativa. Aqui, a obra de arte não é um objeto estático, mas algo que se realiza no espaço e no tempo, por meio da interação ativa ou ativada do espectador. Ao proporcionar um ambiente repleto de estímulos ópticos, os artistas convidam o público a se envolver e se tornar parte integrante da obra. Os visitantes são encorajados a explorar, experimentar e interagir com as instalações luminosas, desencadeando, assim, novas camadas de significado, emoções e possibilidades de interpretação”, explicam Felipe Brait e Julia Borges Araña, curadores.

Obras e artistas

A mostra apresenta a obra imersiva inédita site-specific Reversa de Sabrina Barrios, que usa luz e símbolos geométricos para criar uma pirâmide invertida simbolizando o feminino. Suspensa no espaço expositivo, o trabalho insere o público em uma esfera tecnológica, ao mesmo tempo em que simula conexões ancestrais por meio de códigos e glifos.

A peça Arco-íris, feita pela dupla Motta & Lima, é composta por luzes primárias cadenciadas numa medida capaz de formar as sete cores visíveis do arco-íris. Esse arco de luz não possui uma fonte fixa, mas é gerado pelo movimento circular de um emissor intermitente. O deslocamento, em velocidade, dessa fonte cria, através da persistência da luz na retina do observador, um arco suspenso no espaço.

Para quem procura uma experiência interativa, a criação Dreamdeck da dupla Modular Dreams, traz um brinquedo eletrônico interativo para todas as idades, que também funciona como um mobiliário. O movimento e o peso do próprio corpo de quem sobe no relevo interativo, acionam as imagens dos vídeos cintilantes que alimentam a malha de LEDs disposta sob a obra.

Travessia, de Leandro Lima, é uma escultura luminosa automatizada, constituída por uma longa peça em madeira formada por uma estrutura vertebral conectada a uma quilha central, a obra é composta por dezesseis braços articulados que reproduzem movimentos que remetem ao exercício de remadas em uma embarcação.

Já o trabalho Banco das Emoções, do Estúdio Guto Requena, é um mobiliário interativo onde os participantes podem se sentar e sentir o coração do outro em tempo real. Com sensores especialmente posicionados, a frequência cardíaca é transmitida por meio de efeitos luminosos e vibrações aplicadas.

Expanded Iris de Anaisa Franco convida o público a explorar um universo lúdico, onde a troca de experiências e o compartilhamento de emoções fazem parte da vivência artística, escaneando a íris do usuário e a mescla com galáxias e nebulosas.

A instalação interativa site-specific e exclusiva chamada Piscinão, de Raquel Kogan e Rejane Cantoni, ocupará o Hall de entrada do Farol Santander São Paulo, proporcionando uma experiência sensorial imersiva que transporta os participantes para um universo líquido e onírico. A obra é formada por dispositivo óptico de escala arquitetônica, concebido para reagir à presença e aos movimentos dos visitantes.

Exposição: Smart Lights – luzes inteligentes

Concepção: Instituto URBE

Curadoria: Felipe Brait e Julia Borges Arana

Patrocínio: A exposição Smart Lights – luzes inteligentes é apresentada pelo Ministério da Cultura e Santander Brasil, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço exposição Smart Ligths – luzes inteligentes

Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Quando: 02/02/2024 (sexta-feira) a 05/05/2024 (domingo)

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627

Funcionamento: terça-feira a domingo

Horários: 09h às 20h

Ingressos: R$ 40,00 (R$ 20,00, meia-entrada)

Cliente Santander: 10% de desconto comprando com o cartão Santander (em até 8 ingressos).

Cliente Santander Select: 10% de desconto comprando com o cartão Santander Select (em até 8 ingressos), e prioridade na fila de entrada para o Farol.

Compra online:  https://www.farolsantander.com.br/#/sp (vendas também na bilheteria local)

Classificação: livre

Funcionamento Carnaval:

10/02 Sábado: aberto

11/02 Domingo: aberto

12/02 Segunda: fechado

13/02 Terça: fechado

14/02 Quarta: aberto após o meio-dia

Foto: Piscinão – Crédito: acervo artistas

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment