FamTour FRT Sergipe –  Visitamos o Cânion do São Francisco um passeio com fortes emoções

 

Por Marcos Arruda

Agentes de viagens com o secretário de Turismo de Canindé do São Francisco(SE), Genilson Aragão (Imagem: Marcos Arruda)

De Aracaju (SE) – Você conhece o Cânion de Xingó?
Em pleno semiárido nordestino, nosso ponto de partida foi a cidade de Canindé do São Francisco, a 213 quilômetros de Aracaju, na fronteira com o estado vizinho de Alagoas – separados apenas pelo Rio São Francisco. Ao lado da margem do velho chico se encontra Canindé e do outro lado fica Piranhas, município que pertence a Alagoas.

Os participantes do FamTour FRT em Sergipe embarcaram em um catamarã com capacidade para 250 pessoas, que partiu do deck do Restaurante Karrancas. Depois de meia hora de navegação, chegamos ao cânion do Xingó onde pudemos “viajar” em uma sucessão de belas imagens, nas águas verdes e cristalinas do “Velho Chico”, o 5º maior do mundo. Com certeza é um dos 10 destinos mais bonitos do Brasil. Imperdível! O lago navegável por 60 km, é mágico e a experiência não tem igual.  Todos os passeios incluem paradas para mergulho. Um dos melhores pontos é a Gruta do Talhado.  

Da capital a Canindé a viagem leva cerca de três horas. A melhor opção é pernoitar na cidade e, no dia seguinte, conhecer o município de Piranhas, onde Lampião, Maria Bonita e os cangaceiros costumavam montar acampamento. O passeio da Rota do Cangaço é uma das opções pra quem pernoita na região, contando toda a história sobre a emboscada que tirou a vida de Lampião e Maria Bonita.

O passeio bate e volta se torna muito desgastante pelo tempo de deslocamento. O trecho feito de van ou microônibus tem duração média de 4h a 4:30h. Isso quer dizer que em um dia você ficará mais ou menos 8h em deslocamento.

Porto de Brogodó

O ponto alto do passeio foi quando chegamos no Porto de Brogodó, onde embarcamos em um tour de canoa na parte mais estreita dos Cânions do Xingó. É conhecido como Paraíso do Talhado. E é, literalmente, um paraíso.  Você se sente minúsculo em meio à tanta grandiosidade da natureza. Esse é o verdadeiro ponto-chave de todo o passeio e definitivamente não pode ser deixado de lado. Custo adicional de R$ 10,00 por pessoa e vale cada centavo!

Essa parada leva mais ou menos 1 hora de permanência, quando é possível curtir duas piscinas naturais – protegida por redes -, aproveitar o trampolim, se deliciando nas águas do velho chico cercados pelos belíssimos paredões dos Cânions do Xingó.


A reportagem do portal TURISMO&EVENTOS conversou com alguns agentes de viagens participantes do Famtour sobre o passeio e toda a experiência no destino.

“O passeio aqui nos Cânions do Xingó foi excelente, o atendimento do Aragão e dos atendentes maravilhoso. O local tem uma água bem tranquila, no geral está sendo maravilhoso. Todo passageiro que eu mandar para Aracaju vou indicar aqui com certeza!”, declarou Abner Madureira, da agência Próxima Viagem de Curitiba-PR.

 “Eu estava bem ansiosa para conhecer esse lugar há muito tempo. Eu queria conhecer mas não sabia dessa oportunidade, e graças a Deus conheci. Um lugar super. Com água calminha, um clima muito bom que é o melhor de tudo. É uma delícia mesmo, e o passeio de barco é tranquilo para quem passa mal, fique sossegado que é tranquilo, o catamarã não balança.”, ressaltou Ane Bastiani, da agência BAS Viagens de Campo Largo (PR).

“Maravilhoso o passeio! Me surpreendi a água é uma delícia, vale a pena o passeio maravilhoso lugar”, afirmou Juliane Moresco, da agência Moresco Viagens e Turismo de Joinville (SC).

Confira algumas imagens abaixo:

 

[wonderplugin_slider id=54]

 

 

O Portal TURISMO&EVENTOS viaja a Sergipe a convite da FRT Operadora, Sebrae-SE e ABIH-SE em São Paulo em parceria com a Master’s Transportes

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment