Experiências inesquecíveis e muito sabor na Serra Gaúcha

Foto: Divulgação 

A Serra Gaúcha – Destino Uva e Vinho é uma região que possui na paisagem diversos tons e cores, formando um de seus mais belos patrimônios. São morros, colinas, vales e rios que formam belíssimos cenários que merecem ser apreciados, além de propiciar inúmeras atividades e possibilidades de visitação.
O cultivo da videira está presente na maioria dos municípios, e uma das experiências oferecidas é acompanhar a elaboração dos vinhos e degustar o resultado desta elaboração nas cantinas, desde as pequenas vinícolas familiares às empresas tradicionais da Região.

O Destino Uva e Vinho trabalha o desenvolvimento integrado do turismo, dessa forma os municípios, por identidade territorial, estão sob o guarda-chuva de roteiros maiores: 1ª Colônia da Imigração Italiana, Compras e cultura, Rota dos Trigais, Termas e Longevidade e Vales da Serra.

A 1ª Colônia da Imigração Italiana se destaca no Enoturismo, onde é possível acompanhar desde a colheita da uva, a elaboração dos vinhos e posteriormente fazer a degustação nas cantinas. A Maria Fumaça (trem a vapor) que passa por três Municípios ao longo de 23 quilômetros de passeio, assim como todos os distritos que trabalham com o turismo rural, são experiências que o turista encontra nas quatro estações do ano. Ainda é possível desfrutar de emoções no turismo religioso, enológico e de aventura nas cidades que compõem este Roteiro: Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Farroupilha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza.

A Rota Compras e Cultura é composta pelos atrativos dos municípios de Guaporé e Serafina Corrêa: com forte turismo de compras (joias e lingeries), as cidades tem seus encantos turísticos muito próximos, que vão desde prédios históricos, monumentos do Cristo Redentor, turismo cultural, religioso e gastronômico. As cidades também são destaques pelo Talian, língua dialetal, junção das formas peculiares de expressão dos diversos grupos oriundos do Vêneto na Itália.

O Roteiro Termas e Longevidade é rico em águas termais, diversidade cultural e gastronomia típica que quando unidos a simplicidade e a alegria das pessoas, tornam um passeio inesquecível. No Roteiro, o turismo de aventura é destaque em meio as belas paisagens, assim como a religiosidade é comum a todos nesse território, além da diversidade étnica. As cidades de Cotiporã, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Protásio Alves, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata proporcionam uma viagem de resgate das origens e valorização de aspectos simples como uma bela vista e um bom prato à mesa.

Um lugar protegido por lindos vales, que enchem de encantamento os olhos mais atentos. Assim é o Roteiro Vales da Serra, onde a cultura está inserida na vida do povo: nas casas antigas, no dialeto Vêneto, na religiosidade, no artesanato e na gastronomia.Com atrativos visuais encantadores, Vales da Serra também se destaca com suas colinas e rios, que cortam as cidades de Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos proporcionando grandes emoções com a atividade de turismo de aventura.

A Rota dos Trigais traz em sua bagagem a marca da cultura e tradição, preservando usos e costumes dos descendentes da imigração italiana e polonesa, habitantes desta região, que contribuíram com a formação do povo gaúcho. Aqui, as videiras diminuem dando lugar aos trigais, que diversificam a economia, fazendo um elo entre a simplicidade e modernidade. Os Municípios de Casca, Marau, Nova Alvorada e Santo Antônio do Palma apresentam farta gastronomia, tradicionalismo gaúcho, formando um contexto diversificado, de saberes, de crenças e hábitos peculiares.

Conheça mais sobre os Roteiros na página www.facebook.com/atuaserra ou no site www.serragaucha.com e encante-se!

Sobre o Autor

Related posts

2 Thoughts to “Experiências inesquecíveis e muito sabor na Serra Gaúcha

  1. Luciane

    onde fica essa primeira foto?

    1. Marcos Arruda

      Boa tarde Luciane,

      Agradecemos eu contato.

      A foto é do Ninho das Águias, em Nova Petrópolis. Um mirante a 590 metros de altura, com rampa para vôo livre e uma vista panorâmica espetacular.

      Se desejar pode conferir que vale muito a pena!

      Estamos à disposição.

      Atenciosamente,

      A direção

Leave a Comment