Por Marcos Arruda
A 32ª edição do FESTURIS Gramado encerrou na noite desse sábado (7), o evento presencial marcou a retomada das feiras de turismo na América Latina (mesmo durante uma pandemia). Ao todo foram 6.000 reuniões agendadas pelos mais de 5.000 mil inscritos através do aplicativo do evento. A segurança sanitária também foi validada com protocolos rígidos e a certificação ‘Covid Free’ do IBES International. O FESTURIS mostrou que com responsabilidade é possível retomar as atividades do setor de eventos e do turismo.
O Portal Turismo&Eventos entrevistou o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, que nos deu um feedback dos participantes do evento.
- Eduardo, queremos começar parabenizando a todos da organização do evento pela coragem que tiveram por essa edição histórica do evento.
“A gente, nesse sentido, fica muito honrado. Primeiro, muito grato por termos chegado até aqui com o apoio de todos do turismo. Da iniciativa privada, das entidades, do poder público. Quer dizer, foi um somatório de esforços para que nós pudéssemos, primeiro, ter autorização para conseguir executar o evento e, segundo, ter a credibilidade e a confiança dos clientes, expositores e participantes e vocês da imprensa, para que pudessem vir para cá e, que sim, é possível fazer um evento seguro, com todos os protocolos. Então, para nós é um sentimento de muita alegria, né? É verdade. Sintetiza tudo isso, que nós colocamos na abertura, Nós fizemos um evento do tamanho que é permitido! Nós somos resilientes, fomos digitais. Tivemos coragem? Sim, mas principalmente quem está em nossa volta validou aquilo que a gente se colocou a entregar. E, nós observamos isso nos corredores, as pessoas estão conscientes, estão respeitando, estão fazendo negócios, estão se reencontrando, estão sorrindo pelos olhos, isso porque é o primeiro evento de turismo das Américas no momento da pandemia , não é nem no pós-ocorrido não, porque a gente tá enfrentando. E a coisa vai se alongar ainda até que vem a vacina.
- Eduardo, fala um pouco sobre essa “novidade” que foi o agendamento das reuniões para a feira toda. Porque antes era somente para alguns setores do evento.
“E a gente teve um resultado bem satisfatório, pelo que pudemos observar os agentes estão felizes, os clientes estão felizes, fizeram o agendamento, foi uma novidade, né? Novidade não, nós já tínhamos isso em outros momentos, outras edições, mas trouxemos isso como uma regra, e não como uma exceção. Antes era apenas para o espaço Luxo, MICE e o Wedding. Agora a gente ampliou isso para que as pessoas pudessem se sentar, se reunir, nós temos que que começar a incutir esse hábito na vida dos profissionais do turismo no Brasil”.
- Protocolos de segurança e Totens na entrada da feira
“Essas máquinas são perfeitas, né? Isso, isso foi uma parceria bem importante, que a gente viabilizou com o nosso expositor Marco Polo. Que é famosa pela fabricação dos ônibus. Ela tem um braço digital de inovação, que é a Marcopolo Next, que criou essas máquinas para o Check-in online dos seus passageiros e para o escaneamento facial com aferição da temperatura. Então, caiu como uma luva essa parceria, para podermos controlar o acesso das pessoas, aquele que tem algum tipo de sintoma, nós temos uma sala especial de isolamento com toda uma equipe médica da Transul , fechamos uma parceria também com o Hospital Arcanjo São Miguel, de Gramado, com a Imunizadora Hoffmann. Importante dizer, porque toda feira ela foi sanitizada a cada dia. E criamos regras básicas, né? Primeiro, uso da mascara, procurar ter o distanciamento, alimentação em um único lugar”.
- Expositores e parceiros
” A Feira diminui , por motivo óbvios. Expositores internacionais são pouco os que temo hoje, principalmente multinacionais e internacionais. A parte dos resorts , dos hotéis. Algumas operadoras que também estão em situação complicada. Cias Aéreas temos a Gol e a LATAM, a AirEuropa e a Copa Airlines, por exemplo, mas sem estandes, estão patrocinando. É um novo momento, também, de investimento por parte de alguns. Então, houve um encolhimento natural da feira, que tá no primeiro pavilhão, os estandes todos distanciados. Porém, trouxemos o conteúdo, a solenidade e a alimentação para cá”.
- O posicionamento dos empresas participantes e do trade turístico
“Nós deparamos com alguns incógnitas por parte dos parceiros. Como é que vai ser? Eu vou, não vou? Eu vou apostar, colocar meu dinheiro na feira, e como é que vai ser o retorno pra mim? Muitos tiveram essa sensação. Será que o evento vai acontecer? Como é que o evento vai acontecer?
Estávamos trabalhando sobre a perspectiva de 2019. E fomos falando com um a um. Aqueles que deram abertura para investir em 2020, porque é um ano que está todo mundo sem recurso. Então, nós flexibilizamos muito da nossa parte em relação a custos, a valores. Os fornecedores também entenderam a nossa realidade. Então é um evento mais enxuto sobre os investimentos da nossa parte, para fazer o evento, e do expositor investindo no evento. E juntos a gente conseguiu fazer o evento. E aqueles expositores que estão circulando, e muitos nos encontraram, e disseram: “Puxa, vocês conseguiram fazer o evento. Estamos juntos, ano que vem estamos aqui”. Então, é por aí o caminho. É uma retomada um recomeço! Todo mundo tá bem animado, porque estamos retomando. Então, com certeza, o próximo vai ser um sucesso. Se Deus quiser”.
O Portal Turismo&Eventos participou do Festuris Gramado a convite da organização do evento.