Encerramento do 2º Integra BWT fortalece o modelo de capacitação imersiva depois de visitas a oito munícipios paranaenses

No último dia de capacitação (8) do 2º Integra BWT – Edição Paraná, reuniu os 130 agentes de viagens em sete dias de aprendizado profundo sobre atrativos turísticos de 8 municípios paranaenses. Um modelo de famtour diferenciado, imersivo, focado em um só destino, que chega para ficar. Na sexta feira os agentes puderam fazer um city tour por Curitiba e conhecer parques principais da cidade, entre eles o Jardim Botânico, cartão postal de Curitiba.

“A gente chega ao fim do 2° Integra BWT com a sensação de dever cumprido. Foi uma semana de capacitação, de visitação a vários lugares e o feedback que a gente tem é muito positivo, pois… a maioria dos agentes ficaram muitos surpresos com tudo que o Paraná tem pra oferecer. Alguns que já trabalham com grupos, em outras situações já identificaram oportunidades de acrescentar mais dias nos seus roteiros. Então, estamos muito felizes que tivemos um comprometimento e um compromisso com estado do Paraná. Já até houve vendas durante o próprio evento. Sabemos que uma sementinha do Paraná turístico mais forte foi plantada e que vai crescer muito mais com todas essas regiões em potencial e a capacitação foi além das fotos e imagens, onde todos puderam ver as estruturas, a logística e realmente aprender e fazer uma imersão completa do destino”, afirma Adonai Arruda Filho, CEO da BWT Operadora
Adonai Arruda – CEO da BWT
O 1º Integra BWT foi em 2022, no Mato Grosso do Sul,  e representou um incremento significativo no número de visitantes na região, logo o esperado é que o Paraná sinta o reflexo dessa operação em breve. O evento foi criado para ser bianual, entretanto, o executivo avalia formas e trajetos para explorar mais destinos para ser anfitrião em menos tempo.
 “A grande vantagem de conhecer os pontos turísticos in loco é que o agente de viagem acaba se surpreendendo com aquilo que vivencia”, enfatizou Arruda Filho. Ele acredita que o conhecimento de estruturas, distâncias e logísticas facilita os profissionais a vender melhor os produtos turísticos do Paraná.

Uma jornada pelo Paraná

O 2º Integra BWT – Edição Paraná começou no último sábado (2) e levou 130 agentes de viagens de 9 estados brasileiros para atrativos turísticos paraenses, com foco na capital, litoral e Campos Gerais. A programação contou com passeios, tours e um dia inteiro de capacitações. O grupo começou a jornada com o passeio de trem da Serra Verde Express e um tour pelas cidades históricas de Antonina e Morretes. De lá, o grupo se hospedou no Sesc Caiobá, onde participaram de palestras, painéis e rodadas de negócios. A Ilha do Mel foi um dos pontos altos do roteiro. “Apesar do dia chuvoso, os profissionais de turismo tiveram uma amostra das belezas naturais deste ponto do nosso litoral tão peculiar e com belezas naturais exuberantes”, completou Arruda Filho.

As caravanas seguiram para o Buraco do Padre e o Parque Vila Velha, nos Campos Gerais, onde visitaram uma furna natural de 40 metros de profundidade, que forma um verdadeiro anfiteatro rochoso. De lá  cai uma cascata, com cerca de 30 metros de altura.

“Para mim foi um dos passeios mais lindos que fiz, principalmente o Buraco do Padre, maravilhoso. Oportunidades como essa abrem nossos olhos e mudam nossa maneira de vender os destinos”, afirmou Camila Pataro, agente de viagens de Ponte Nova, Minas Gerais.

O Almoço ficou por conta da Colônia Witmarsum, com pratos típicos alemâes. No cardápio, pratos tradicionais, como joelho de porco à pururuca (Eisbein), salsichas alemãs (Bratwurst), purê de maçã, chucrute, repolho roxo agridoce e purê de batata.

Lugar maravilhoso, beleza pura, cheiro de Mato molhado! Me senti numa perfeita fazenda de animais. Uma comida típica e bem farta“, comenta a Cássia Saponara – Agente de viagens da Sky Sea Travel de São Paulo – sobre a Colônia Witmarsum.

A jornada de 7 dias terminou na sexta-feira, 8 de março, na Expo Turismo Paraná. Depois de um tour por alguns pontos turísticos da capital, os agentes de viagens participaram da maior feira de turismo do Sul do País, que atraiu em dois dias cerca de 5 mil pessoas.

Vendas em tempo real

De acordo com Gabriel Cordeiro, diretor geral da BWT Operadora, as vendas dos destinos pelos quais os agentes de viagens passaram já ocorreram quase em tempo real. “Os profissionais do turismo geram muito conteúdo nas redes sociais. Os clientes se encantam e se interessam, é um efeito imediato”, afirmou. Porém, ressaltou que o Integra BWT tem o objetivo de resultados a médio e longo prazo. “Queremos que esses profissionais continuem replicando e divulgando o Paraná durante anos”, completou.

O 2º Integra BWT – Edição Paraná terminou com happy hour em um dos estabelecimentos gastronômicos mais tradicionais da capital paranaense: o Bar do Alemão. A festa foi regada com Submarino: uma bebida autoral, que combina chopp com uma dose de Steinhäger. A mistura é feita numa canequinha estrategicamente mergulhada no caneco. A canequinha, numa edição Expo Paraná 2024, pode ser levada com souvenir pelos participantes do evento.


O Turismo&Eventos participa do evento a convite da BWT Operadora, em parceria com a CS Global em SP.

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment