Em julho, Museu Mazzaropi volta a abrir durante a semana

Em julho, o Museu Mazzaropi, localizado em Taubaté (SP), volta a abrir para o público externo durante os dias da semana. As visitas podem ser realizadas de terça-feira a domingo, das 8h30 às 12h30. Ingressos saem por R$ 11 (inteira) ou R$ 6 (meia-entrada para estudantes, professores, idosos acima dos 60 anos de idade e pessoas com deficiência).

“A grande procura por parte do público motivou essa mudança durante o mês de julho. Temos certeza de que a novidade será bastante comemorada, uma vez que o Museu Mazzaropi recebe visitantes do Brasil inteiro e é a principal atração turística de Taubaté”, ressalta Jorge Arthur Girelli Ribeiro, gestor do Museu Mazzaropi.

Criado em 1992, o Museu Mazzaropi busca resgatar e celebrar a história do cineasta, comediante e produtor Amácio Mazzaropi, que eternizou o personagem Jeca Tatu. O passeio que leva, em média, uma hora, contempla mais de 20 mil itens entre documentos, móveis e objetos usados nas gravações.

No primeiro andar, destaca-se um ambiente dedicado à PAM Filmes, produtora de Mazzaropi. É possível ver como a companhia de cinema produzia seus filmes e visualizar cartazes dos 32 projetos estrelados pelo artista. Camisas xadrez, botas, cachimbos e acessórios usados nos longas-metragens também estão disponíveis.

Outra atração presente no local é a exposição permanente “Mazzaropi, o Brasil e a Felicidade”. Trata-se de uma linha do tempo que mostra como Amácio contribuiu para o cinema nacional e vivenciou a modernização do País, incluindo o processo de transformação da cidade de São Paulo em uma metrópole. A experiência reúne música, arte, ciência e objetos cenográficos.

Ao subir as escadas, os visitantes podem explorar um mezanino focado nos cenários dos filmes. Dá para acessar o quarto de Jeca Tatu e vários ambientes usados para dar vida às obras. O melhor de tudo é observar os mobiliários antigos e os detalhes que quase sempre remetem à vida na roça.

O museu ainda conta com um anfiteatro para 350 pessoas, que recebe eventos, como o Festival de Cinema e a Semana Mazzaropi, e realiza sessões de filmes do artista. Além das famosas comédias estreladas pelo Jeca, é possível assistir a obras como “Zé do Periquito”, “O Corintiano” e “O Puritano da Rua Augusta”. Esses e outros títulos também estão disponíveis gratuitamente no YouTube do Museu Mazzaropi.

A visita termina com uma parada no Empório Mazzaropi, onde é possível comprar lembrancinhas, como a premiada Cachaça Mazzaropi e o reconhecido artesanato da região.

Mais informações em www.museumazzaropi.org.br e nas redes sociais pelo @museumazzaropi.

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment