Dubai : Turismo no Emirado cresce pelo quarto mês seguido

Dubai (EAU) registrou crescimento em número de visitantes internacionais pelo quarto mês consecutivo e viu a ocupação de seus hotéis aumentarem significativamente, de acordo com o primeiro “City Briefing” de 2023, evento que, na última semana, reuniu mais de 1.200 executivos do setor de turismo no emirado. A cidade recebeu 6.02 milhões de visitantes internacionais entre janeiro e abril de 2023, o que representa um crescimento de 18% YoY, em comparação aos 5.10 milhões do mesmo período do ano passado. Até abril, o setor hoteleiro registrou ocupação média de 79,9%, ultrapassando os 76% de ocupação média no mesmo período de 2022 e se aproximando da taxa pré-pandemia – de 83% em 2019.

De acordo com a consultoria STR Global Hotel Monitoring Update, Dubai tomou a dianteira global nos níveis de ocupação, ficando à frente de destinos tradicionais, como Londres, Nova York, Los Angeles e Paris. O turismo é um dos pilares centrais do crescimento de Dubai e o objetivo é tornar a cidade uma das três metrópoles mais relevantes do mundo até 2033.

Ainda de acordo com a consultoria, o emirado ficou em primeiro lugar no indicador GOPAR (Lucro Operacional Bruto por Quarto Disponível), com um valor de US$145,00, enquanto a capital francesa apresentou, por exemplo, uma taxa de US$113,00. O GOPAR de Dubai ficou apenas 9% abaixo do nível do emirado antes da pandemia. Já o volume de quartos disponíveis cresceu 26% (148.949 quartos em 814 hotéis – abril 2023) desde o período pré-pandemia (118.449 quartos em 772 hotéis – abril 2019). Além disso, a estadia média dos viajantes cresceu 13%, de 3,5 noites antes da pandemia paraquatro noites, reforçando Dubai como um destino interessante para estadias mais longas e não apenas como ponto intermediário para outros destinos.

De acordo com dados da Amadeus, a procura e o volume de reservas se mantiveram estáveis entre setembro de 2021 e abril de 2023, com pesquisas e reservas no período de janeiro-abril 2023 passando muito perto dos níveis pré-pandêmicos e muito próximos dos resultados obtidos no período da Expo 2020 e da Copa do Mundo de 2022. Segundo Issam Kazim, CEO da Divisão de Turismo, Comércio e Marketing de Dubai (DCTCM), “os esforços contínuos do DET para promover o destino em mercados internacionais foram responsáveis por gerar 57% do total de 14.4 milhões de visitas em 2022. As ativações de marketing influenciaram 11 milhões de pessoas a planejarem suas viagens ao emirado, assim como inspirou seis milhões de pessoas a incluírem a cidade em sua lista de desejos para viagens entre 2023 e 2025”.

RECONHECIMENTOS INTERNACIONAIS

Nos últimos meses, a cidade conquistou uma série de prêmios:
– O ranking Tripadvisor Travellers’ Choice Awards considerou Dubai como o melhor destino global, pelo segundo ano seguido.

– O Condé Nast Traveller’s “Where to Travel Next 2023 Hot List” incluiu o emirado no segundo lugar de sua lista.
– O jornal britânico The Economist considerou Dubai como o segundo melhor destino no ranking 10 cidades mais proeminentes do mundo, à frente de Nova York, Londres, Tóquio, Sydney, Johanesburgo, Paris e San Francisco.

A diversidade e a qualidade da gastronomia emirati também gerou importantes resultados. Em 2023:

– O ranking The World’s 50 Best selecionou os 50 melhores restaurantes do norte da África e Oriente Médio (MENA) e Dubai foi a cidade com mais restaurantes reconhecidos: foram 15, quase 30% do ranking.

– A publicação do MICHELIN Guide Dubai reconheceu os melhores restaurantes com um guia criado especialmente para a cidade, pelo segundo ano seguido.

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment