Dubai recebe 14,36 milhões de visitantes internacionais em 2022

Dados do Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET) revelam que o destino recebeu 14,36 milhões de visitantes internacionais em 2022, um crescimento de 97% em relação ao ano anterior. O número atual representa 86% do nível pré-pandemia que, em 2019, foi de 16,7 milhões de turistas no destino, consolidando Dubai como um dos líderes na indústria de Turismo.

Segundo o Sheikh Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, presidente do Conselho Executivo de Dubai, esse crescimento é um resultado do objetivo e dos esforços institucionais da cidade em torná-la um dos principais destinos turísticos do mundo e de dobrar o tamanho da economia do emirado até 2033, seguindo a Agenda Econômica de Dubai D33. “Esse crescimento foi possível graças ao apoio de nossos stakeholders e uma série de investimentos estratégicos e políticas públicas que ocasionaram um fluxo constante de empreendedores, talentos e investidores globais, além de viajantes de negócios e lazer”, completou Helal Saeed Almarri, Diretor Geral do Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET).

As regiões da Europa Ocidental e do Golfo Pérsico responderam, cada uma, por 21% das chegadas de turistas a Dubai em 2022. O Sul da Ásia, por sua vez, é responsável por 17% dos passageiros que desembarcaram no local. Oriente Médio e Norte da África (12%) e as Américas (7%) vêm em seguida.

HOTELARIA
O setor hoteleiro obteve importantes resultados em 2022. A ocupação média foi de 73%, uma das mais altas do mundo, e a oferta de quartos cresceu 6% em relação a 2021, chegando a 137.950 em 2022. Tamanho desempenho também se mostra no crescimento do RevPAR. Dados revelam que houve um aumento de 30% em relação a 2021 (AED$ 391 x AED$ 301) e um aumento de 25% em relação ao período pré-pandêmico de 2019 (RevPAR de AED312). RevPAR – Revenue Per Available Room (receita por quarto disponível) é a métrica mais relevante para avaliar a eficiência do setor hoteleiro em determinado local, mostrando a receita média obtida por cada quarto disponível.

NOVIDADES
Além disso, em 2022, a cidade inaugurou novos atrativos, como o Museu do Futuro. O setor de Cruzeiros, cuja expansão consolidou ainda mais o status de Dubai como um centro marítimo para a região, também desempenhou um papel crucial nos resultados positivos do turismo de Dubai.

O destino também investiu em campanhas globais com a participação de celebridades locais e mundiais, influenciadores e formadores de opinião. Como, por exemplo, a campanha para a Copa do Mundo, com a participação do atleta Karin Benzema e do brasileiro Bebeto. E, recentemente, foi eleito, pela segunda vez consecutiva, destino global número 1 pelo Tripadvisor Travellers’ Choice Awards 2023.


EVENTOS

Dubai busca aprimorar sua atuação no setor atraindo cada vez mais eventos globais de negócios e lazer, incluindo o Skift Global Forum East, a primeira extensão internacional da principal conferência de viagens do mundo. Além disso, a cidade possui um calendário de varejo com datas que visam atrair ainda mais visitantes, como o Dubai Food Festival, o Dubai Fitness Challenge e o Dubai Shopping Festival. A cidade também tem recebido, cada vez mais, eventos esportivos, como a corrida de cavalos Dubai World Cup, o Dubai Duty Free Tennis Championship, o Emirates Airline Dubai Rugby 7s, o torneio de golfe Dubai Desert Classic e o campeonato DP World Tour.

GASTRONOMIA
A cena gastronômica foi um importante impulsionador do setor turístico. O destino recebeu, em 2022, o primeiro Guia MICHELIN da região, prestigiando mais de 60 estabelecimentos. Além disso, restaurantes de Dubai foram reconhecidos entre os 50 melhores do mundo e a Gault&Millau, marca de crítica gastronômica, chegou à região, avaliando alguns dos mais de 13 mil restaurantes e cafés da cidade, que oferecem culinária diversa, da cozinha regional à gastronomia global e de vanguarda.

FUTURO
Dubai planeja lançar novas iniciativas alinhadas à Estratégia de Turismo 2031 dos Emirados Árabes Unidos, que visa atrair 40 milhões de visitantes até 2031, aumentando a contribuição do setor de turismo para o PIB local. A cidade também continua a apresentar iniciativas regulatórias, incluindo a facilitação do procedimento de entrada para viajantes tanto de negócios, quanto de lazer. Nesse quesito, destacam-se o visto de turista de 60 dias, disponível desde setembro de 2022, e o visto de entrada de cinco anos para funcionários de empresas multinacionais, além de programas como o Golden Visa, Virtual Working e Retire in Dubai. Recentemente, o destino, em parceria com o Airbnb, lançou um hub para trabalho remoto. Com a sustentabilidade tendo sido incorporada à estratégia do turismo, a cidade tem tomado medidas para adoção de energia limpa, contribuindo com a estratégia de Carbono Zero 2050 dos Emirados Árabes Unidos. Dubai declarou 2023 como o ano da sustentabilidade, e irá, inclusive, sediar a COP28, conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas.

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment