Dica Férias de Julho – Gramado: um cantinho europeu no Sul do Brasil

Por Caroline Oliveira

Gramado é, sem sombra de dúvidas, um lugar que arranca suspiros – e não teria como ser diferente, já que o destino é simplesmente encantador e pra lá de charmoso.

É esse pedacinho europeu, localizado na Serra Gaúcha à 125 km de Porto Alegre, que fazem turistas do Brasil inteiro se apaixonarem à primeira vista pela cidade. O clima, a culinária rica, as construções em estilo enxaimel, as paisagens naturais e muito vinho, que transformaram Gramado em uma Suíça, ou até mesmo, Alemanha brasileira.

Coberta de atrações turísticas para serem visitadas o ano inteiro, uma ampla e enorme variedade hoteleira e gastronômica, que agradam todos os gostos e bolsos, as ruas floridas, os eventos que acontecem durante todo o ano, a simpatia e educação dos gramadenses e a riqueza local, estão retratadas em cada lugar, a espera de mais um visitante para se fascinar com tamanha beleza. Na verdade, tudo em Gramado conspira a favor de te proporcionar momentos únicos e inesquecíveis.

A cidade recebe visitantes de todos os estilos, sejam eles aventureiros em busca de adrenalina em meio a natureza ou até mesmo casais, que fazem do lugar cenário para eternizar a união e o amor.

Gramado é muito mais do que o clima gelado das montanhas, por lá é possível viver intensamente as quatro estações, que são muito definidas e te surpreende em outras épocas do ano além do inverno.

Considerado um dos dez destinos mais visitado e seguro do Brasil, você também vai se encantar pelos inúmeros pontos turísticos.

As cidades vizinhas, Nova Petrópolis e Canela, também são paradas certeiras e obrigatórias pra quem visita o destino.

Cercada por parques, jardins e muita tradição, Nova Petrópolis é um dos lugares mais bonitos do Sul do Brasil – não é à toa que faz parte da Rota Romântica. Já Canela, por outro lado, concentra seus encantos em atrações incríveis que contemplam e preservam a natureza, como por exemplo o Parque Estadual do Caracol. 

O parque conta com 100 hectares destinado a preservação ambiental, onde apenas 25 é aberta ao público. Por lá, é possível fazer o famoso passeio de Bondinho Aéreo, que se divide em três estações: a primeira se tem a vista da Cascata do Caracol do alto, e também onde se encontra uma pequena trilha e um espaço de exposição chamado “Esculturas que Falam”; na segunda parada, tem uma vista melhor da cascata, onde pode obter uma foto no final da tour; já na terceira e última parada, que é de onde sai o bondinho, tem lojinhas de lembrancinhas e uma tirolesa para contemplar ainda mais a vista e outra trilha.

Passando por Canela, não deixe de conhecer a praça matriz e a Igreja de Pedras.

Foto : T&E

Voltando para Gramado, o que não falta são atrações turísticas. Conheça as principais:

Snowland

Snowland. Foto Divulgação Snowland

A começar pelo Snowland, o primeiro parque de neve indoor das Américas. Além de poder brincar com mais de 30 atividades, por lá vc ainda se teletransporta pada um lindo vilarejo alpino.

Mundo Gelado do Capitão – Bar de Gelo

Não pense que o Snowland é a única atração de gelo da cidade. Teria coragem de encarar uma temperatura a -20°C? No Mundo Gelado do Capitão isso é possível. Com 140m², dentro da caverna do Capitão Jack há várias esculturas em gelo que possibilita interação total com o visitante. Ao entrar na caverna, você receberá um casaco próprio para aguentar o frio do parque mais gelado da América Latina e, junto com o valor do ingresso, está incluso dois drinques para aquecer um pouquinho.

Em Gramado você pode conhecer cinco atrações por um preço muito justo. Pagando R$180 (valor de maio/2021), você conhece o famoso Museu de Cera, Super Carros, Hollywood Dreams Cars, Harley Motor Show e Vale dos Dinossauros. Vale muito a pena, se for adquirir os ingressos separadamente sairá bem mais caro.

Museu de Cera

O Museu de Cera conta com réplicas de personagens famosos nos cinemas e ícones internacionais como Michael Jackson, Rainha Elizabeth II e outros. 

Super Carros

Super Carros. Foto Divulgação Super Carros

Já imaginou poder dirigir uma Ferrari ou Porsche? No Super Carros isso é possível pagando a parte. Lá, o visitante pode admirar de pertinho carros como BMW, Lamborghini, Camaro e Dodge.

Hollywood Dreams Cars

O Hollywood Dreams Cars, é um museu de carros antigos com os modelos que marcaram a história da indústria automobilística e do cinema dos anos 20 aos 60.

Harley Motor Show

Para os amantes de duas rodas, o Harley Motor Show é um espaço com 24 motos Harley expostas (lá não é museu, e sim uma exposição). Além disso, o lugar conta com restaurante e loja com produtos da marca Harley.

Vale dos Dinossauros

Finalizando as cinco atrações, o Vale do Dinossauros fascina não só as crianças, mas também os adultos. Além das réplicas do animal, há também explicações de como eles viviam naquela época.

Mini Mundo

Um dos lugares mais extraordinários de Gramado – no meu ponto de vista. Impossível visitar Gramado e não conhecer o parque temático, com réplicas de vários pontos turísticos do mundo que são 24 vezes menores do que as originais. A mini cidade conta com infraestruturas para todas as modalidades e idades, há loja de conveniência com produtos de lembrancinhas e até roupas e lanchonete. O mini mundo abre diariamente.

Rua Coberta

A Rua Coberta, localizada em frente ao Palácio de Festivais, é um calçadão coberto com ótimas opções de restaurantes e barzinhos. Em frente à rua, também se encontra a famosa Igreja de São Pedro.

Igreja de São Pedro e Fonte do Amor Eterno

Inaugurada em 1942, a igreja é um dos muitos cartões postais da cidade, com uma estrutura montada em pedra basáltica. Ao lado, está outro ícone muito famoso por lá, a Fonte do Amor Eterno. Os visitantes eternizam sua passada colocando cadeados em volta da fonte.

Lago Negro

Lago Negro. Foto Divulgação Snowland

Outro ponto turístico muito famoso de Gramado é o Lago Negro – o nome se dá devido as árvores importadas da Floresta Negra, que vieram diretamente da Alemanha, e que decoram as margens do lago. Há passeios de pedalinho e navios piratas que deixam as crianças fascinadas e, também, a tão falada Torre da Rapunzel. O parque é uma ótima pedida para um passeio no fim da tarde ou até para um pique-nique. 

Alemanha Encantada

A Alemanha Encantada foi inspirada nos contos do Irmãos Grimm e é composta por cenários, arquitetura e esculturas da história. Da Torre da Rapunzel, de 19,5 metros de altura, se tem uma vista privilegiada do lago. 

Jardim do Amor

Que Gramado parece a Europa isso já dá pra perceber, mas e se eu falar que tem um cantinho que lembra Las Vegas, vocês acreditam? Tem até estátua do Elvis! No Jardim do Amor, há uma capela inspirada na cidade americana e que é palco de muitos casamentos. Mas, a capela não é a única atração por lá, já que o jardim é um refúgio para os apaixonados. Colorido e cheio de flores, o local lembra as antigas vilas da Toscana. O lugar foi inaugurado em 2018 e atrai muitos turistas pra lá, principalmente pra quem procura o cenário ideal para um pedido de casamento.

Mundo a Vapor

Mundo a Vapor. Foto Divulgação Mundo a Vapor

No caminho de Canela, há uma atração que chama bastante atenção pela sua fachada: Mundo a Vapor. O museu é uma das atrações mais famosas da região de Canela. No museu, é possível entender o processo de fabricação do papel e todos os detalhes dos trens a vapor. A fachada do museu, com um trem caindo, faz referência ao acidente de trem que ocorreu na França em 1895, na estação de Montparnasse, onde uma locomotiva estava sem freios e atravessou a parede e caiu de uma altura de 12 metros, permanecendo pendurada por um de seus 12 vagões.

Falar desse pedacinho do Rio Grande do Sul e não citar as inúmeras fábricas e lojas de chocolate ou vinícolas, é o mesmo que não descrever Gramado por inteiro. Para os chocólatras, é de ficar com água na boca com tantos chocolates deliciosos. 

A Fabulosa Loja de Chocolates Caracol

No centro há bastante lojas que dá pra fazer boas comprinhas, mas entre elas uma chama bastante atenção: A Fabulosa Loja de Chocolates Caracol. O lugar parece ter saído de um conto de fadas, é impossível entrar na loja e não se impressionar com a decoração. A loja, que tem mais de 30 anos de histórias, possui seis ambientes distribuídos em 288m², onde estão os personagens Soldado Chocolito, a Bailarina Cacau e ao Urso Caramelo. Sem mencionar um carrossel que fica no meio da loja e um balão. A proposta do lugar é que o cliente tenha a oportunidade de viver sua própria fábula, interagindo com os ambientes.

Vinícola Ravanello

Quando o assunto for vinhos, não precisa se deslocar até Caxias do Sul ou Bento Gonçalves, a poucos minutos do centrinho de Gramado encontra-se a Vinícola Ravanello, a primeira vinícola boutique de Gramado. Situada em um lindo vinhedo com um elegante espaço para eventos, tours e degustação de vinhos, com direito a visita guiada que explica a história da empresa e a fabricação da bebida.

Quanto tempo ficar: de 5 a 7 dias.

Quando ir: Gramado é ideal durante o ano todo, e por lá as estações são bem definidas, então depende muito da época que o visitante quer ir. Em cada época do ano tem um valor diferente para fazer a viagem.

Como chegar: de Porto Alegre até Gramado são quase duas horas de viagem, que podem ser feitas por locação de carro, ônibus, locação de van ou uber/99. 

Onde se hospedar: o ideal é ficar no centro da cidade, assim consegue fazer a maioria dos passeios a pé. Me hospedei em airbnb, no apartamento da Fernanda, que fica na Vila Suíça (literalmente atrás da Prefeitura Municipal). O apartamento, além de muito bem localizado, é muito aconchegante, cheiroso e dispõe de tudo que precisamos. Para quem vai com crianças, a proprietária deixa um bercinho no quarto. O apê tem três cômodos: sala, cozinha, um banheiro e um quarto, mas acomoda até 3 pessoas – inclui uma vaga coberta na garagem pra quem vai de carro. A recepção, atenção e os mínimos cuidados que a Fernanda e a Carla (zeladora do apartamento) tiveram comigo e com a minha família fez com que eu me sentisse em casa. Elas fizeram de tudo para deixar minha estada o mais confortável e flexível possível, além de sempre responderem super rápido as minhas dúvidas. O valor da diária varia de acordo com a época do ano que você se hospeda.

Para mais informações, clique no link e conheça essa locação incrível: https://www.airbnb.com.br/rooms/33618030?source_impression_id=p3_1621434540_waP5Aj4W1DWaEhLD 

Foto Destaque : viagenscinematograficas

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment