Em celebração ao Dia Mundial do Veganismo (1º de novembro), a Accor, líder mundial em hospitalidade, reconhece a importância da alimentação plant-based para a redução da pegada de carbono.
O Grupo já oferece opções à base de plantas em 72% de seus hotéis nas Américas, contribuindo ativamente para a redução da pegada de carbono dos serviços de Alimentos e Bebidas (A&B). A meta é que, nos próximos anos, 100% dos hotéis da rede na região contem com opções à base de plantas em seus cardápios. Além disso, a empresa segue a política global “Good Food Feels Great”, que estabelece que essas opções representem 50% dos pratos nos menus até 2030.
Antonietta Varlese, Vice-Presidente Sênior de Sustentabilidade e Comunicação Accor Américas – Divisão Premium, Midscale & Economy, explica como a alimentação faz parte das metas da empresa: “Ao ampliarmos a oferta de pratos com menor emissão de carbono em nossos hotéis, avançamos em nossa meta de alcançar a neutralidade até 2050. Na Colômbia, aproveitando a COP16, que ocorreu em Cali, implementamos uma parceria com o Foodsteps, que permitirá aos hotéis medir com precisão a pegada de uso do solo de cada um dos seus menus, desenvolvendo estratégias para criar novas receitas que impactem menos na biodiversidade e permitir aos clientes optarem por refeições que contribuam para a preservação do meio ambiente”, comenta a executiva.
Um estudo da Universidade de Oxford mostra que uma dieta vegana pode reduzir em até dois terços a pegada de carbono dos alimentos e a Accor está na vanguarda desse movimento no setor de hospitalidade.
Parcerias pelo bem-estar animal
Como parte de sua missão de promover a sustentabilidade, a Accor colabora com organizações que são referência na luta pelo bem-estar animal, como Mercy for Animals e EscolhaVeg, para motivar suas equipes a desenvolver soluções sustentáveis no setor de hospitalidade.
Um exemplo dessa colaboração é o YUCAFÉ Earth Based, localizado no Pullman São Paulo Ibirapuera, no Brasil, que celebrou seu primeiro ano de operações em 2024. A cafeteria oferece um espaço exclusivo para opções veganas, apoiando a promoção de uma alimentação consciente.
Alinhada à política global, a Accor também incentiva a contratação de fornecedores locais e produtos como café, chá e cacau de origem responsável. No ibis Lima Larco Miraflores, no Peru, o cacau é de fonte consciente e aproveitado em sua totalidade para compor pratos, a casca é transformada em talheres, o miolo é utilizado na decoração, e a manteiga de cacau ajuda a combater a secura da altitude, refletindo o compromisso da Accor com uma cadeia de valor sustentável e responsável de ponta a ponta.
Foto: Divulgação