Descubra onde fica o menor rio do Brasil

O Rio Azuis também é considerado o menor da América Latina e o terceiro menor do mundo

Viajando pelo Brasil é possível chegar ao menor rio da América Latina e o terceiro menor do mundo. Localizado na cidade de Aurora do Tocantins (TO), o Rio Azuis leva esse título por contar com apenas 147 metros de extensão.
Com águas transparentes, o Rio Azuis é a principal atração turística da região e uma das mais visitadas em todo o estado, atraindo turistas que buscam, principalmente, contato com a natureza e gostam de desfrutar de belas paisagens.
As curiosidades não param por aí. O nome da cidade que abriga o Rio Azuis surgiu por causa de uma característica peculiar. Aurora, que significa nascer do sol, é o único município do estado onde o sol nasce mais tarde. Por conta da Serra Geral, que margeia a localidade, o sol demora mais a incidir a sua luminosidade no local.
Segundo o IBGE, a cidadezinha, com pouco mais de 3 mil habitantes, está a 530 km da capital, Palmas (TO). O lugar faz parte das Serras Gerais, região tocantinense que reúne outras cidades onde é possível fazer turismo de aventura.
ROTA NACIONAL DO TURISMO – Em 2023, o Governo Federal sancionou a Lei nº 14.658, que incluiu Tocantins, considerado o estado mais jovem do Brasil, na Rota Nacional do Turismo. Com a nova lei, será possível impulsionar ainda mais a atividade turística na região, promovendo o turismo de Aventura, Ecológico, Rural, de Sol e Praia Doce, de Vivência, Cultura, Religião e Gastronomia.

Crédito: Thiago Sá/Governo do Tocantins

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment