(Imagem: Jack Guez /AFP)
Por Marcos Arruda
São Paulo – Os negócios que trabalham com turismo – em especial, as pequenas empresas – vêm sendo um dos mais atingidos pelos efeitos da pandemia do coronavírus. Segundo dados do World Travel (WTTC), entidade mundial de viagens e turismo, em 2018, o turismo contribuiu com US$ 152,5 bilhões para o Produto Interno Bruto (8,1% do total). Ao todo, o segmento gerou 6,9 milhões de empregos. O levantamento ainda detalha que 99% dessa cadeia é composta por pequenas empresas. Elas representam 1,9 milhões de empreendimentos, divididos entre diferentes atividades, como agências de turismo, hotéis e pousadas, transporte, atrativos, eventos e até bares e restaurantes.
Germana Magalhães, coordenadora de Turismo do Sebrae, orienta que os empresários devem planejar como será a administração do negócio durante a paralisação; estruturar canais de atendimento com o cliente visando a negociação das reservas que possam ser utilizadas futuramente, seja remarcando ou gerando créditos, além de dar respostas e soluções rápidas a clientes e fornecedores.
“É essencial que a política de cancelamento seja flexibilizada ao máximo para que essa reserva seja remarcada, evitando o cancelamento e o reembolso. Em um momento como esse, reservas futuras podem garantir o fluxo de caixa mínimo”, orienta. Depois que todas as medidas emergenciais e de adaptações estiverem em curso, é importante o empresário começar a planejar iniciativas para a retomada da normalidade, explica a coordenadora do Sebrae.
O que pode ser feito no período de paralização das atividades:
- Transfira o que for possível das atividades com sua equipe, fornecedores e clientes por canais a distância/ virtuais.
- Comunique em todos os canais as medidas que a empresa está tomando relacionadas à política de cancelamento. Aproveite esse momento para demonstrar os serviços futuros.
Planeje como irá administrar sua empresa nesse momento de paralização.
- Analise quais contratos podem ser negociados para depois, converse com os fornecedores.
- Isole ambientes que ficaram parados durante este período.
- Acompanhe e planeje o fluxo de caixa.
Fique atento às medidas econômicas do governo e bancos quanto ao apoio aos pequenos negócios e ao setor de turismo.
- Converse com seus agentes financeiros sobre linhas de créditos e flexibilização de pagamentos de empréstimos
Depois que todas as medidas emergenciais e de adaptação estiverem em curso, comece a pensar na sua retomada.
- Mantenha-se ou se insira na governança do seu destino, esse é o momento de se unir e trocar boas práticas.
- Use o momento para refletir sobre o seu negócio, veja como ele está posicionado. Se reorganize para, quando essa fase passar, a empresa retorne mais fortalecida.
- Pense em uma campanha de marketing associada ao destino no qual está inserido.
- Avalie novos canais de comercialização e mantenha ainda mais forte o que a empresa já tem.
- Crie conteúdos que demonstrem a experiência futura que o cliente terá, sempre deixando a mensagem que no momento ele precisa ficar em casa, mas que em breve o seu serviço ou produto estará ainda melhor pra recebê-lo.